Categorias
Peças

🔵Rausch

D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha)

*Espetáculo jovem – TEATRO DANÇA

Terça, 8 de dezembro às 15h (transmissão AO VIVO: clique aqui para acessar)

*Após o espetáculo teremos uma conversa com o dramaturgista David Benjamin Brückel, o diretor geral do Jovem Teatro de Dusseldorf Stefan Fischer-Fels e atores.

Idioma: sem palavras
Indicação etária: 14+
Duração: 75 minutos

Ficha técnica:
Direção: Gregory Caers
Cenografia e figurino: Martina Lebert
Coreografia: Lito Anastasopoulou
Dramaturgista: David Benjamin Brückel
Pedagogia do Teatro: Saliha Shagasi
Iluminação: Thomas Krammer
Elenco: Lito Anastasopoulou, Ali Aykar, Felicia Chin-Malenski, Natalie Hanslik, Ron Iyamu e Eduard Lind

Sinopse:

 Rauch significa onda ou transe. Trata-se deUm passeio de sorte de Gregory Caers e elenco. Cinco personagens estão presas em um labirinto de vidro. Sem dizer uma palavra, elas seguem disciplinadamente as mesmas rotinas diárias. A mulher com o bambolê – por que será que ela não consegue respirar? Seu marido com a mala misteriosa – por que será que ele nunca a toca? Seu colega com a bola de vidro – por que ele está tão sozinho? O cara com a faca – o que ele está fazendo? A jovem com a vassoura – com o que ela está sonhando?

De repente, algo entra na vida das personagens que irrompe seu cotidiano e desperta anseios ocultos. Além da rotina, existe um mundo cheio de fantasia, de sedução, de perigos, de felicidade e de êxtase. As emoções reprimidas por muito tempo procuram uma saída e se descarregam: como a paixão desenfreada, o desejo de dançar, a raiva para lutar, o transe culinário ou a experiência corporal que eletriza como um choque elétrico. Depois disso, um retorno à vida de antes é inimaginável.

Com um aguçado senso para o absurdo e um interesse pelo surreal, o encenador e diretor belga Gregory Caers e o elenco criaram um mundo que emerge quando regras estritas, disciplina e pressão para atuar determinam as nossas vidas por muito tempo. Por outro lado, existe a necessidade arcaica de jovens e idosos por limites e pelo senso de comunidade. Em uma mistura de atuação e dança, e com um imaginário universalmente compreensível e que dispensa palavras. Em 2018, outro trabalho de Caers, “OBISIKE: Das Herz einer Lowin”, uma parceria entre Alemanha e Nigéria, foi apresentado no Festival da Paideia.

Sobre o grupo:

O Junges Schauspiel(Teatro Jovem) é uma parte independente do Düsseldorfer Schauspielhaus. O maior teatro para crianças e jovens do estado de Nordrhein-Westfalen tem um elenco fixo de 8 atores e atrizes e produzem 6 novos espetáculos por temporada para cerca de 60.000 espectadores. Co-produções são parte importante do seu trabalho. Em seus espetáculos, o Junges Schauspiel reflete o mundo das crianças e jovens de hoje e aborda questões sociais latentes. Através de iniciativas como »Café Eden« (um espaço para encontros transculturais) e eventos como o congresso juvenil »Future (t)here«, o D’Haus preconiza de forma especial a diversidade cultural e a abertura ao mundo. Pela coragem de não se contentar com respostas simples em um mundo complexo. Diretores importantes do Junge Schauspiel são Gregory Caers, Mina Salehpour, Liesbeth Coltof, Martin Grünheit, Jan Gehler, Juliane Kann, Robert Gerloff e muitos outros.

Currículo dos participantes da conversa:

Stefan FIscher-Fels Nasceu em Berlim, se formou em Teatro, Pedagogia, Psicologia e Sociologia e tem uma licença como treinador de futebol. Foi diretor do Grips Theater Berlin de 2011 a 2016. Entre 2003 e 2011 foi diretor artístico do Teatro Jovem de Düsseldorf, tendo retomado em 2016. Stefan é membro do conselho da Assitej Alemanha e da Assitej Internacional.

​David Benjamin Brückel Nasceu em Friburgo em Brisgóvia e cresceu na Suíça. Depois de se formar em teatro, cinema e estudos de mídia em Viena, ele foi assistente de direção no Schauspiel Hannover e depois trabalhou como diretor autônomo. De 2013 a 2018 foi vice-diretor, dramaturgista e diretor de produção da Bürgerbühne do Staatsschauspiel Dresden. Desde a temporada 2018/2019, ele é dramaturgista no Teatro Jovem de Düsseldorf.