Categorias
Peças

🔴De onde vem o Baião

Cia O QUE DE QUE (São Paulo, Brasil)

*Espetáculo jovem

Terça, 8 de dezembro às 19h – Galeria Olido (clique aqui para acessar)

Idioma: português
Indicação etária: 14+
Duração: 75 min

Ficha técnica:
Direção: Wanderley Piras
Dramaturgia: Rodrigo Andrade
Elenco: Ana Paula Trevisan, David Caldas, Illa Benício, Ricardo Pesce, Rodrigo Andrade, Zé Neto e Zenaide Paludo
Direção Musical: Ricardo Pesce
Direção de Arte: Rodrigo Andrade
Adereços e Bonecos: Rodrigo Andrade e Daniel Gaspar
Cenários: Ivaldo Melo e Rodrigo Andrade
Figurinos: Juliana Andrade
Iluminação: Ivan Santos, Rodrigo Andrade e Rossana Boccia
Fotos: Patrícia Alegre
Produção: UM OITO Produções Artísticas

Sinopse:

 Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena. A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um “processo de urbanização”. Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser.

Sobre o grupo:

Criada em 2010, a O QUE DE QUE é hoje a única cia. brasileira premiada no segundo maior festival de Teatro de Bonecos do mundo, “VISITING ARLEKIN” em OMSK na Rússia, no maior festival asiático, Marionette Festival Ha-Nói, no Vietnã, além de, em 2019, se tornar a primeira cia. brasileira a abrir o festival do maior teatro de bonecos do mundo, o Teatro Obraztsov em Moscou. Sua pesquisa de linguagem é constantemente destacada pela imprensa, cias. de diversos países e pelo público em geral, em termos de plasticidade e de ousadia na subversão de códigos do teatro de formas animadas, em suas turnês internacionais realizadas por festivais de teatro na Rússia, Índia, Tailândia, Vietnã, Turquia,Taiwan e Albânia, entre outros.

Seu repertório é composto pelos espetáculos CADÊ MEU NARIZ? (2010), O JARDINEIRO DA LUA (2014), A ILHA DO TESOURO (2016), RUA ORINDIUVA, ANTIGO 87 (2017), DE ONDE VEM O BAIÃO (2018) – indicado ao prêmio FEMSA 2018 como melhor trilha adaptada e PORONOMINARÉ, estreado em 2019 na Rússia, que continuam ativos e se dividem em cerca de 80 apresentações por ano entre o Brasil, Europa e Ásia.