Categorias
Exposição

EXPOSIÇÃO

“Carta dos direitos da criança à arte e à cultura” por Roberto Frabetti

Dezoito princípios expressos em 27 idiomas para declarar o direito de todas as crianças, em todo o mundo, de desfrutar da arte e da cultura. Esse é o conteúdo da Carta, criada pela La Baracca – Testoni Ragazzi, uma companhia de teatro que trabalha com crianças e jovens há mais de 30 anos.
O livro também foi criado graças ao trabalho de dezenas de ilustradores e tradutores.
O projeto obteve enorme apoio em toda a Europa e foi endossado e patrocinado por importantes instituições italianas e estrangeiras.
Nosso objetivo é realizar uma campanha de promoção cultural sem fins lucrativos, a fim de promover a disseminação do conhecimento e da prática dos direitos fundamentais, especialmente nos tempos atuais, quando o mundo da cultura e da expressão artística se
encontra em uma situação difícil. E, como costuma acontecer em tempos de crise, são os mais fracos e os mais jovens que sofrem as consequências.

Categorias
Encontro Festa

JAM SESSION

Gostaríamos de convidá-los para uma Jam Session durante o nosso Festival Internacional!

Sempre buscamos momentos onde possamos ampliar as trocas interculturais, e organizamos uma festa para que cada artista possa compartilhar um pouco da sua música e da sua dança com os outros convidados do Festival. 

Nosso encontro está marcado para dia 22 de setembro, sexta-feira, às 20h na Paideia!

Traga sua música, sua dança e sua alegria. Vamos fazer uma grande festa multicultural!

Categorias
Encontro Internacional Mesas Nacional

MESA DE REFLEXÃO: PROJETO BABEL

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 60 min.

Mesa com os participantes de Babel para a exposição do material recolhido ao longo dos encontros e abertura de conversa com o público para perguntas, impressões e comentários.

FICHA TECNICA BABEL:

Coordenação Paideia: Amauri Falseti e Margot Lohn

Convidados
Gabriel Macció Pastorini (Uruguai), Irene Borges (Cuba), Ismael Oddó (Chile), Jesús Quintero (México), Maria Inés Falconi (Argentina), Margrit Gysin (Suíça), Ramón Verdugo (México), Sergio Rincón (Colômbia)

Brasil
Mônica Rodrigues (BA/SP), Dib Carneiro Neto, Sandra Vargas e Luiz André Cherubini (SP), Clarice Cardell (BSB), Ieltxu Ortueta (Cunha – SP), Luciana Comin, Marconi Arap, Ernesto Jazade e Valeria Rocha (BA), Marina Quinan e Juliana Balsalobre (PA), Juliano Pereira e Elis Ferreira (MG), Cleiton Echeveste, Paulo Merísio e Karen Acioly (RJ), Simone Grande, Eric Nowinski, Mônica Simões e Carlos Gaúcho (SP), Aline Volpi e Marcelo Peroni (Jundiaí – SP), Thiago Reimberg (João Pessoa – PB) e Jovens da Paideia

Categorias
Internacional Mesas Nacional

MESA DE REFLEXÃO: O TEATRO E A SUA RELAÇÃO COM A INFÂNCIA – UMA PERSPECTIVA REGIONAL

com Isabelle Verlaine, Stefan Fischer-Fels, Ramon Verdugo e
Irene Borges com Mediação de Aglaia Pusch

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 60 min.

A mesa propõe uma reflexão a partir do momento histórico, político e social de cada região e o seu impacto cultural na vida de crianças e jovens. A conversa pretende abordar a forma como cada artista desenvolve estas questões em seu trabalho prático.

Categorias
Peças

MESA DE REFLEXÃO: O TEATRO PARA JOVENS NAS DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL

com Teatro da Pedra, Teca Teatro, Trupe de Truões e Cia. Paideia de Teatro com Mediação de Ana Luiza Junqueira

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 60 min.

Os grupos trarão para a conversa aspectos das suas pesquisas para o público jovem. Quais temáticas esta geração tem demonstrado necessidade de serem representadas no palco e quais as linguagens que melhor dialogam com ela? Existem diferenças regionais determinantes entre as juventudes? Como cada grupo desenvolve a sua pesquisa artística à medida que se apresentam gerações com características específicas de seu tempo?

Categorias
Nacional Oficinas

OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS: PRINCÍPIOS E PRÁTICA

com Trupe de Truões

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 120 min.

A oficina se propõe a analisar aspectos da produção teatral contemporânea voltada para a infância e juventude, a partir da trajetória do grupo teatral Trupe de Truões, investigando
possibilidades cênicas por meio da atuação, da narração de histórias, de músicas e jogos, utilizando objetos, o corpo e suas possíveis transformações.

A Trupe de Truões é um grupo teatral fundado em 2002 com sede na cidade de Uberlândia/MG. É Ponto de Cultura e Núcleo Regional do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro
para Infância e Juventude). Desde sua fundação investiga e cria peças de teatro para o público infantojuvenil, além de projetos de formação para crianças, jovens e adultos.

Categorias
Internacional Oficinas

OFICINA: CANTANDO E JOGANDO

com Compagnie de la Casquette

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 20 min.

  • LIMITE DE 15 PESSOAS

Você gosta de cantar? Você gosta de jogar? Durante 2 horas, oferecemos uma oficina para um jogo simples e divertido: improvisos vocais solo em duo ou grupo; experimentar estados de jogo enquanto cantam; trabalhar um jogo sensível e uma linguagem imaginária.
A Compagnie de la Casquette completa 40 anos em 2023! Dedica-se, sobretudo, ao teatro para o público jovem. Foi fundada em 1983 por Philippe Jolet, Gérard Corbion, Luc Devreese e Isabelle Verlaine, todos do Théâtre des Jeunes de la Ville de Bruxelles. Desde os anos 80 é um verdadeiro viveiro de muitas companhias de teatro, principalmente para jovens. A Compagnie de la Casquette cria uma variedade de espetáculos que buscam despertar a sensibilidade, o humor e a imaginação do espectador, bem como seu ponto de vista e espírito crítico com relação à complexidade do mundo e das relações humanas. Mesmo que às vezes desenvolva temas difíceis ou assuntos delicados, a Cia conduz seu trabalho distante de qualquer objetivo ou finalidade educacional.

Categorias
Nacional Peças

SAMBA DA VELA ESPECIAL HOMENAGEM À VÓ SUZANA

Abertura de Processo

Jovens do Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Comunidade do Samba da Vela, São Paulo

Ingressos: Gratuito – Retirada com 1 hora de antecedência SUJEITO A LOTAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

Idioma: Português

Indicação etária: Livre

Duração: 60 min.

SINOPSE: Mãe de 10 filhos, avó de 14 netos e bisavó de 7 bisnetos, Vó Suzana notabilizou-se como sambista, principalmente depois da entrada para a ala de compositores da Comunidade do Samba da Vela.
Exímia letrista, é autora dos conhecidos sambas “Pra a vela não se apagar”, “Hoje eu vou para Samba” e “Saudade”.

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Amauri Falseti
Direção Musical:Margot Lohn e Rogerio Modesto
Composição: Vó Suzana
Elenco: Ana Carolina Araújo Sant’Anna, Ana França, Andressa Medeiros, Barbara Celestino, Giovanna Guimarães, Guilherme Felinto, Jeniffer Ramos, Kelvin Tertuliano e Mayara Simão.
Cenário e Figurino: Aglaia Pusch, Kelvin Tertuliano, Mayara Simão e Nele Sock.

.

Categorias
Nacional Peças

LOUISE/OS URSOS

Pandorga Cia de Teatro – Rio de Janeiro

Ingressos: Gratuito – Retirada com 1 hora de antecedência SUJEITO A LOTAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

Idioma: Português

Indicação etária: Jovens e Adultos

Duração: 60 min.

SINOPSE: A peça conta a história de Louise, uma menina de 11 anos que mora em Alberta, no Canadá, com o pai e a irmã mais velha. Certo dia, algo extraordinário acontece em sua vida: ela vê atrás de si um grande urso branco transparente, que a segue por todos os lugares: em casa, na rua, na escola. Não é fácil convencer sua família de que ele existe – principalmente quando, aos poucos, ursos transparentes surgem por toda parte, atrás do pai, da irmã e de todos os habitantes da cidade. A questão é: apenas Louise consegue ver e ouvir os ursos. Ela vê coisas que os outros não vêem ou eles são muito desatentos?
Louise/os ursos é um espetáculo infanto-juvenil cuja montagem é a primeira no Brasil de uma obra da autora francesa Karin Serres – que tem mais de trinta textos encenados na Europa, Estados Unidos e Canadá. Escrita em 2006, “Louise/os ursos” foi finalista no Grande Prêmio Francês de Literatura Dramática e integra a listagem de textos de xcelência, segundo o Ministério da Educação da França.

SOBRE O GRUPO: Criada em 2006, a Pandorga Cia. de Teatro foi gestada durante oficinas ministradas pelos integrantes Cia. dos Atores, na sua sede, na Lapa, naquele ano. Composta por Cleiton Echeveste (dramaturgo e diretor) e Eduardo Almeida (ator e produtor), a Pandorga tem contado com a colaboração regular de diversos parceiros artísticos, nas diversas áreas da criação.
Como companhia de repertório, dedicada especialmente ao público infanto-juvenil e jovem, a Pandorga habitualmente compartilha seus processos criativos através de leituras, encontros, oficinas, conferências e outras atividades artístico-pedagógicas.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Karin Serres

Tradução: Thaís Loureiro e Hugo Moss

Direção Artística: Cleiton Echeveste

Elenco: Chris Rebello, Eduardo Almeida, Giuseppe Marin e Ingrid Peixoto Visualidades:

Daniele Geammal

Visagismo: Francisco Leite

Direção Musical: Vinícius Mousinho

Direção de Movimento e Assistência de Direção: Bárbara Abi-Rihan Iluminação:

Ricardo Lyra Jr. e Thiago Monte

Fotografia: Renato Mangolin

Assessoria para Acessibilidade e Inclusão: Cristiane Muñoz Assistência para

Acessibilidade e Inclusão: Nathalia Katsivalis Assessoria Psicopedagógica:

Janine Hofmeister

Assessoria de imprensa e Mídias Sociais: Paula Catunda e Rafael Teixeira Operação de

som: Danuza Formentini

Adereço de Cenografia: Bea Simões

Costura: Caio Braga

Designer Gráfico: Serena Sollini

Direção de Produção: Eduardo Almeida

Produção Executiva: Bruno Paiva

Assistência de Produção: Pedro Barroso

Realização: Pandorga Cia. de Teatro & Pita Produções

Categorias
Peças