Categorias
Peças

🟡Intervenção Artística “Se Essa Rua Fosse…”

Com Cia Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral

Quando: Domingo, 24 de Outubro, 19h 
🟡 Teatro Paulo Eiró – Presencial 
VALOR: Gratuito – ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo

INDICAÇÃO ETÁRIA: 12+
DURAÇÃO: 60 min

“Quanto mais fortes forem os músculos da memória, mais bem guardada estará a integridade do nosso eu. ” George Steiner

O espetáculo “Se essa rua fosse…” da Cia. Paideia com cerca de cinquenta jovens, têm como centro de sua pesquisa personagens históricos que povoaram Santo Amaro e bairros próximos. São nomes de avenidas, estátuas, pontes que no ir e vir do dia a dia não encontram no imaginário popular referência ao passado. A escolha por falar dessas pessoas que, independentemente de credo, posição política ou social, desempenharam importante papel na história do país, remete à necessidade de conhecermos o passado para construirmos o futuro. E nada melhor que a arte do teatro, oral por natureza, para evocar tal memória.

Vemos, com profunda tristeza, uma sociedade cada vez mais polarizada, em que fatos são reconstruídos ao bel-prazer do interlocutor, em que as dores humanas são tratadas com escárnio pelo poder público, e diante de tamanha barbárie acreditamos ser o teatro o espaço da verdade, não porque calcificada, porque única, porque incontestável, mas porque só no jogo, no riso, na relativização das máscaras sociais é que somos capazes de dizer e ouvir verdades.

Precisamos, urgentemente, ser capazes de identificar a retórica vazia, expor o discurso solidificado e patético que nos transforma em massa, mas não sentados em um tribunal acusatório. Precisamos da liberdade e coragem do bufão, do sujeito que se coloca em jogo e ao se expor deflagra toda uma sociedade. Precisamos da força irreprimível da juventude quando disposta a descobrir seu passado, contestar seu presente e desejar seu futuro.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e Direção Geral: Amauri Falseti
Direção de Cenas: Ana Luiza Junqueira, Elisa Reichmann, Rogério Modesto, Suzana Azevedo e Valdênio José
Direção musical: Elisa Reichmann, Margot Lohn Kullock e Rogério Modesto
Figurinos: Aglaia Pusch e Jovens do Núcleo de Vivência Teatral
Iluminação: Rogério Modesto
Elenco: Cia. Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral Paideia