Categorias
Peças

🟡Andante

Damião e Cia.
(Grupo de Campinas)

Quando: Sábado, 23 de outubro às 17h
🟡Na praça em frente ao Teatro Paulo Eiró
VALOR: Gratuito

*Espetáculo Disponível no Youtube Paideia dia 26/10 

INDICAÇÃO ETÁRIA: Livre

DURAÇÃO: 50 min

SINOPSE:  Depois de uma maré alta, o mar devolveu à terra histórias que devem ser contadas. Por isso, a rua surge cheia de areia e sapatos. Os passantes podem se perguntar: “Como chegaram até aqui? De quem são? O que querem nos dizer?” . “Andante” é um espetáculo que transita pela rua e a transforma em uma paisagem artística. É um teatro de máscaras que narra, de forma poética, sem palavras e com um cuidadoso senso de humor, histórias que não podemos esquecer. Histórias de sapatos anônimos em épocas de guerra. Sapatos que poderiam ser os nossos. 

SOBRE O GRUPO: A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo, fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas na UNICAMP.

Desde o início, a companhia fundamenta seu trabalho na pesquisa e na realização de um teatro de convenção com foco na comunicação com o público, por meio do reconhecimento, valorização e recriação das várias formas do teatro popular. Fugindo do espaço teatral convencional, a Cia visa proporcionar a expansão do universo simbólico por meio de um teatro vivo e acessível para o grande público.

O grupo iniciou em 2012 suas pesquisas no campo das manifestações tradicionais brasileiras, entendidas como uma importante expressão da memória cultural de nossa identidade. Através de seus estudos, a companhia entrou em contato com a teatralidade e a musicalidade presentes no Cavalo Marinho, no Maracatu, na Folia de Reis e no Coco. 

Em 2013, o grupo estreou o espetáculo infantojuvenil “Estrela da Madrugada”, que foi remontado em 2017 sob a direção de Mario Santana.

Em 2018 a Cia participou do projeto “Viagens Teatrais”, financiado pelo SESI-SP, com a montagem de seu terceiro espetáculo: “Burundanga – a revolução do baixo ventre”, de Luís Alberto de Abreu, com direção de Fernando Neves e assistência de Kátia Daher (Cia. Os Fofos Encenam, São Paulo).

Em 2019 os artistas da companhia foram convidados a participar da recriação em solos brasileiros do espetáculo de rua “Andante”, da Markeliñe Compañia, do País Basco, Espanha.

FICHA TÉCNICA: 

Direção: Cia Markeliñe 
Execução de trilha sonora ao vivo: Vitória Faria
Operador de Som: Mauricio Caetano
Vestuário e Cenografia: Atelier Modestamente Revolucionário
Diretor de cena: Jose Ramón Martinez
Produção e distribuição: Jon Koldo Vázquez
Produção no Brasil: Difusa Fronteira
Assessoria de Produção : Nathalia Camargo
Atuação no Brasil: Damião e Cia Teatro – Lara Prado, Rodrigo Nasser e Lucas Marcondes