Categorias
Eventos

🟡Abertura: Cia do Tijolo Canta Ilo Krugli

Cia. do Tijolo – São Paulo

Cia do Tijolo Canta Ilo Krugli: Uma homenagem a Ilo Krugli e Caíque Botkay

Quando: Sexta, 22 de outubro às 19h30 no Teatro Paulo Eiró
*Antes do espetáculo, palavras da organização para abrir o festival

🟡Teatro Paulo Eiró
VALOR
: Gratuito – ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo


INDICAÇÃO ETÁRIA: Livre

DURAÇÃO: 120 min

SINOPSE:  Cia do Tijolo, brotada do coração do Ventoforte, canta Ilo Krugli e Caíque Botkay. O espetáculo-homenagem faz um apanhado das memórias, cenas, poemas, canções acumuladas nos muitos anos de convivência, no teatro Ventoforte, com um mestre, Ilo Krugli e com as inúmeras canções compostas por ele, em parceria com o compositor carioca Caique Botkay. Menino navegador e esse seu querido parceiro viajaram através da poesia, da cena, das danças, dos lenços, das cores e dos amores.

Para realizar essa celebração, convidamos alguns artistas que estiveram próximos aos dois mestres- amigos nesses anos de caminhada. Serão mãos, pés, pernas, bocas, vozes, fole de sanfona, lenços, trapos, violão, flauta, fogo, vento e poesia, muita poesia: tudo junto e misturado. Em cada artista, uma memória. Para cada memória, uma canção.

SOBRE O GRUPO: A Cia do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré.

Depois de nove meses de processo nasceu o Concerto de Ispinho e Fulô. A proximidade com a poesia como forma do discurso nos impeliu a nos acercarmos de outro poeta, Federico Garcia Lorca, como fonte motriz e inspiradora do nosso segundo espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias. Mas não foi só a forma poética que nos levou de Patativa a Lorca. Ambos são poetas de sua terra e de seu tempo e transformaram suas vivências cotidianas em experiências humanas, universais. Nosso terceiro espetáculo vem ao encontro do pensamento e prática do educador Paulo Freire: Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Em nosso último espetáculo, O Avesso do Claustro, convidamos o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho. Nossos trabalhos vêm dos 38 anos de poesia do Ventoforte, dos 13 anos de trabalho vigoroso e transformador da Cia. São Jorge, das pesquisas atentas e rigorosas da Casa Laboratório para as artes do Teatro. Cada um de nossos integrantes trouxe consigo, inscrito no corpo, no pensamento estético, ético e político a história desses grupos na elaboração da pesquisa de que somos agora agentes. Essa sensação de que podemos participar ativamente dessa história e continuar a transformá-la nos deixa a certeza de que, junto de nós e depois de nós, haverá grupos reinventando esse caminho.

FICHA TÉCNICA:  

Atores: Ana Maria Carvalho, Artur Mattar, Dinho Lima Flor, Eliane Weinfurter, Karen Menatti, Lilian de Lima, Lizette Negreiros, Rodrigo Mercadante, Rogério Tarifa, Thais Pimpão, Vera Lamy e Márcia Fernandes.
Música: Anderson Areias, Márcia Fernandes, Marcos Coin, Maurício
Damasceno e William Guedes.
Produtora: Suelen Garcez 
Assistente de Produção: Cris Raséc
Cenografia: Silvana Marcondes
Iluminação: Laiza Menegassi
Técnico de Som: Leandro Simões