Categorias
Eventos

🟡 Salve, Malala!

Cia La Leche – São Paulo

Quando: sábado, 23/10 às 16h
🟡 Teatro Paulo Eiró
VALOR: Gratuito – ingressos distribuídos 1h antes do espetáculo

DURAÇÃO: 50 min

Duas crianças – Sofia e Yan – vivem numa aldeia em que o rei promove uma guerra contra escolas para meninas. Elas ocupam sua escola, e ali, através de suas memórias, lembram e recontam algumas histórias de habitantes que resistiram às ordens do rei.

Personagens são rememoradas por Yan e Sofia, como a Professora Iraci, que propõe para os alunos um novo olhar para a escola e para a aldeia onde vivem, estimulando a coragem e a determinação destes alunos; o Professor Jardini, que vive fechado em seu jardim e que se comunica com as formigas, pois acredita que a organização social em que elas vivem é igualitária e democrática; e as gêmeas Cacilda e Cleide, que um dia passaram pela aldeia junto com uma trupe circense e apresentaram o seu número em praça pública incitando os direitos das mulheres em se expressar e por isso foram assassinadas.

Enquanto brincam com essas memórias, assistem de dentro da escola a aldeia ser destruída pelo rei mandão, mas ao final percebem que as ruas estão ocupadas e que as crianças estão do lado de fora com os demais habitantes dessa aldeia depondo o tal rei mandão.

Por meio desse lugar imaginário, Salve, Malala! quer refletir sobre os dias de hoje, sobre os nossos direitos e as maneiras de resistência e luta para um mundo mais igualitário e poético.

SOBRE O GRUPO: Em 2021, a Cia La Leche comemora o 15º ano de sua criação, muitas parcerias de artistas construíram uma trajetória pensada para dentro do universo temático voltado para crianças e jovens partindo como matéria inicial de pesquisa:
. uma fonte literária a ser adaptada para texto cênico
. uma biografia a ser adaptada para texto teatral
. uma idéia explorada e materializada em texto na sala de ensaio
. Um texto previamente escrito 

Todas essas formas de se construir uma narrativa são os fundamentos que identificam o trabalho da Cia: a relação com o tema e com a produção do texto.

No 1o espetáculo da Cia La Leche, adaptamos o romance cavalheiresco Luna Clara & Apolo 11 de Adriana Falcão. Para o 2o espetáculo, elegemos o TEMPO e a MEMÓRIA como assuntos de investigação. A obra adaptada Tempo de Vôo, de Bartolomeu Campos de Queirós, literatura filosófica e poética, infantil/juvenil, nos proporcionou uma viagem de palavras e imagens.O próximo projeto da Cia inicia com o desejo de se fazer uma trilogia com os conceitos: EDUCAÇÃO pública no Brasil, IDENTIDADE DE GÊNERO na infância e a devastação do MEIO AMBIENTE.

O ativismo pela EDUCAÇÃO pública, o posicionamento das e dos jovens em relação à escola que se quer – leia-se – o futuro que se quer, nasce da dedicação do estudo da biografia da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai. Salve, Malala!, de Alessandro Hernandez, inaugura o 3o espetáculo da Cia.  Salve, Malala! foi contemplado com o edital de montagem Proac/2015.

Vencedor do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem/2017. 

Vencedor no Festival de Pindamonhangaba, nas categorias melhor espetáculo e ator para Alessandro Hernandez.


Direção: Cris Lozano
Dramaturgia: Alessandro Hernandez
Elenco: Alessandro Hernandez e Ana Paula Lopez
Iluminação: Grissel Piguillem
Cenário, Adereços e Figurinos: Eliseu Weide
Trilha Sonora: Luciano Antônio Carvalho
Técnico e operador de som e luz: Wilson Saraiva