Categorias
Oficinas

Oficina para crianças: A marionete como interlocutora

(Como criar e dar voz a uma marionete?)

Com: Nina Vogel

Quarta, 9 de dezembro das 9h  (oficina online)

Sexta, 11 de dezembro das 9h (oficina online)

Idioma: português
Indicação etária: 7+ (acompanhada)
Duração: 2h

*Inscrições por email

Sobre a oficina:

Quem nunca brincou com objetos e brinquedos, fazendo vozes e imitações? Aqui a proposta é brincar de animar com a própria mão: criar uma marionete de meia, novelos e retalhos e aprender a ouvi-la. Isso mesmo. Antes de escolhermos ou impormos uma voz, é preciso aprender a ouvir nosso corpo e nosso interlocutor!

Conceitos a serem desenvolvidos: princípios básicos de manipulação de marionetes e sincronização da mão com a voz. Exercícios para descobrir as zonas de ressonância da voz no corpo, bem como exercícios de aquecimento vocal. Confecção da marionete com meias e pontos de costura. Criação e apresentação de uma pequena cena com os novos parceiros de cena.

Sobre a oficineira:

Nina Vogel é uma artista multidisciplinar brasileira das artes da cena. Iniciou seu treinamento no universo da música erudita através do estudo do piano clássico e do canto lírico. Mais tarde realizou seu bacharelado em teatro na ESACH, em São Paulo.

De 2013 a 2014, Nina aperfeiçoou sua arte em cursos e oficinas ministrados por atores de teatro de renome internacional, como a Compagnia Finzi Pasca, a atriz Eve Doe-Bruce e o músico Jean-Jacques Lemêtre do Théâtre do Théâtre du Soleil de Ariane Mnouchkine, dentre outros.

De 2012 a 2016, ela realizou uma pesquisa de criação sobre a vida e obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec.

Em 2015, durante uma residência artística em Santiago do Chile, é iniciada na arte das marionetes pela renomada marionetista Natacha Belova, onde cria uma marionete em escala humana do pintor Toulouse-Lautrec. Em 2016 leva aos palcos a performance curta Redescobrindo Lautrec e a peça intitulada Uma Noite com Lautrec, tem sua estreia em 2017.

Foi contemplada com duas bolsas de excelência da Université du Québec à Montreal (UQÀM) onde pode aprofunda suas habilidades no teatro de marionetes contemporâneo.

 Em 2019, cria ConCordis – O Coração Lambe-Lambe, cuja estreia se dá em Montréal, em meio à turnê que realizou entre França e o Québec. Em 2020, foi selecionada como conferencista para o WP Puppet Power 2020 – versão online. Em 2021 Nina dará continuidade a um tour por diversos países do mundo. Também segue no trabalho de criação de um espetáculo em duas partes sobre o poder evocativo do canto e do universo das marionetes: INCANTATORIUM, o lugar da ‘Incantação