Categorias
Peças

🔵La Brujita de la Escoba Mecânica (A Bruxinha com a Vassoura Mecânica)

Teatro Estable de Títeres (Córdoba, Argentina)

*Teatro de Objetos

Quinta, 10 de dezembro às 14h  (Transmissão online: clique aqui para acessar)

*Após o espetáculo teremos uma conversa com Raúl Sansica, diretor do Festival Internacional de Córdoba, sobre sua experiência com teatro para crianças e jovens ao longo de sua carreira em diversos festivais latino-americanos.

Idioma: Espanhol
Indicação etária: 6 +
Duração: 45 min

Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Santiago Mateos
Elenco Estable de Títeres: Luis Micelli, Gretel Istillarte, Rocío Oyarzún, Hernán Danza, Santiago Mateos
Trilha Sonora: Horacio Fierro, Rocío Oyarzún
Iluminacao: Víctor Acosta, Javier Guevara
Desenho dos bonecos: Hernán Danza
Realização dos bonecos: Hernán Danza, Flavia Caminos
Desenho cenográfico: Kirka Marull
Realização da cenografia: Kirka Marull, Flavia Caminos
Assistência Técnica: Javier Guevara
Colaboração: Área vestuario del Teatro Real, Lautaro Metral, Leonardo Murúa.

Sinopse:

Certa manhã, um grupo de animais da montanha se encontram assustado por uma lenda: A bruxinha com a vassoura mecânica. Esta lenda popular, comum entre os animais, dá-lhes motivos para passar o dia contando histórias tradicionais. A fantasia de cada história que narram afeta de alguma forma a realidade dos animais. Desta forma, a pacífica vida de um dia nas montanhas ficará tingida por um personagem fantástico, e todos os personagens farão parte.

O Cenário é uma forte aposta técnica onde os fantoches de sombra são animados por um sofisticado design de iluminação, num ecrã translúcido por onde vão passar 34 metros de tecido pintado à mão. Tudo isso posto em movimento com a pedalada de uma bicicleta ao vivo. A técnica da obra (um autêntico dispositivo pré-cinematográfico) fala de uma forte parceria entre as áreas plástica, luminosa e teatral a serviço da fantasia. O detalhe técnico não fica menor no teatro de objetos porque, em última análise, é um gênero onde a poesia começa nos materiais, e se especifica em um gesto para o público.

Sobre o grupo:

A Companhia “Teatro Estable de Títeres” iniciou suas atividades em 1960 estreando no Parque Sarmiento a obra “O jovem que se casou com uma mulher corajosa”, de Alejandro Casona. Desde 1995 está localizada no Teatro Real, onde também funciona a oficina de bonecos. Seu repertório é composto por contos clássicos, obras de grandes autores e outros de criação coletiva. Em dezembro de 2010, completou 50 anos com a estreia de “O Detetive e a Menina Sonâmbula”, de Ana Alvarado e Fernando Suárez, como diretor convidado, aventurando-se num desafio diferente: marionetes para jovens e adultos. Em 2012 recebeu o prêmio de Melhor Trabalho de Fantoches/Marionetes por “Tango”, com a direção de Cristina Gómez Comini, que encenou em parceria com a “Comedia Infanto Juvenil”. Em 2014 apresentou o livro “Corazón Titiritero” que faz uma viagem pela história deste elenco a partir da figura de seu primeiro diretor: Jorge Miguez.

Sobre o Festival Internacional de Teatro de Córdoba: O Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude é realizado pelo Governo da Província de Córdoba, por meio da Agência Córdoba de Cultura desde 2003 e se realiza a cada dois anos.

Desde sua primeira edição, leva seus espetáculos em teatros, escolas, ruas, praças, parques, hospitais e institutos correcionais, tendo um forte cunho social.

Em 2012, propuseram um formato que não tem precedentes na América Latina: Percorre as diferentes regiões da província de Córdoba, levando propostas artísticas locais, nacionais e internacionais, que interagem e convivem com as intervenções artísticas das muitas das cidades participantes. Ao longo dos anos o festival foi crescendo, se consolidando e destacando seu formato itinerante e com forte vínculo entre as gerações.

Este ano também demonstra sua versatilidade e se adapta à realidade, em versão online gratuita. A sua programação privilegia a qualidade como critério norteador, com uma forte vocação inclusiva que permite uma programação variada tendo em conta um equilíbrio adequado entre as propostas estéticas que constituem um clássico do teatro e as novas tendências das artes performativas.

Raúl Sansica – Ator, Diretor, Professor e Gestor de Teatro.

Diretor do TEATRO REAL. Agencia Córdoba de Cultura – Governo da Província de Córdoba – Argentina. Diretor do Festival Internacional de Teatro Mercosur, Diretor do Festival Internacional de Teatro para Niños y Jóvenes, Diretor do Festival Pensar com Humor – Agencia Córdoba Cultura – Governo da Província de Córdoba – Argentina. Professor e Diretor do Teatro Facultad de Derecho (TFD) da UNC.

Com mais de 35 anos trabalhando nas Artes Cênicas, tem desenvolvido uma rica e variada atividade no campo do teatro que inclui bolsas, projetos de pesquisa, apresentação de obras na função de ator e diretor alternadamente, gestão de espaços e eventos internacionais, jurado e expositor, entre outras funções. Durante os ultimos anos percorreu o território argentino (de Jujuy à Terra do Fogo); América Latina, atuando no Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Cuba, onde realizou uma pesquisa sobre a realidade do teatro latino-americano e sua estética. Em 1997 concluiu seu projeto artístico e de pesquisa nos Estados Unidos, onde participou de festivais em Nova York e Miami e atuou em parceria com centros de formação no setor.

Como Ator participou de inúmeros espetáculos, sendo dirigido por diversos diretores do meio local, nacional e internacional. Em seu trabalho como Diretor, desenvolveu diferentes propostas com diversos elencos.

Raúl Sansica trabalha como jurado, programador, palestrante e curador em vários festivais e feiras de artes cênicas nacionais e internacionais. Ele recebeu uma bolsa de estudos para seu aperfeiçoamento em Berlim e recebeu vários prêmios e menções, entre os quais, o prêmio pela trajetória pela Atina Argentina, o prêmio pela trajetória do Festival Internacional de Teatro da Paz, Fitaz e diversos reconhecimentos acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.