Categorias
Peças

🟡Maria e os insetos

Companhia Delas de Teatro (São Paulo, Brasil)

Sábado, 5 de dezembro às 16h no Teatro Arthur Azevedo (Transmissão online: clique aqui para acessar)
Domingo 6 de dezembro às 16h no Teatro Arthur Azevedo (Transmissão online: clique aqui para acessar)

Idioma: Português
Indicação etária: 5+
Duração: 60 minutos

Ficha técnica:
Direção: Thaís Medeiros
Dramaturgia Original: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Paula Weinfeld e Thaís Medeiros
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld
Direção de Arte: Mira Haar
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora Original: Arthur Decloedt
Operação de Luz: Sylvie Laila
Voz: Juliana Perdigão
Operação de Som: Samuel Gambini

Sinopse:

“Maria e os insetos”é o segundo espetáculo da trilogia “Mulheres e Ciência”. Dirigido por Thais Medeiros (uma das integrantes da companhia!) o espetáculo conta a história de Maria Sybilla Merian, ilustradora e entomóloga alemã, que no início do século XVII decide explorar as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e… insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.

Sobre o grupo:

 A Companhia Delas de Teatro é um grupo de produção e pesquisa teatral criado em 2001. Formado apenas por atrizes (originalmente Cecilia Magalhães, Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Paula Weinfeld, Talita Ortiz e Thaís Medeiros). Elas são as idealizadoras, produtoras e coordenadoras de todo o processo de criação de seus trabalhos.

São atrizes e se conheceram no Teatro Escola Célia Helena. Quando se formaram, em 2001, decidiram criar uma companhia para fazer teatro do jeito delas. E nos últimos dezoito anos elas vêm descobrindo, afinal, que jeito é esse.

Para cada novo espetáculo, convidam um novo diretor e agora tem uma diretora entre elas. Já adaptaram livros, fizeram comédias, dramas, inventaram histórias e contaram histórias dos outros também. Aprenderam a produzir teatro, ganharam alguns prêmios e sobre elas muito se falou. Elas viajaram para muitas cidades e encontraram plateias de todos os tipos. A cada novo espetáculo conheceram pessoas e formaram uma equipe de profissionais que admiram e querem sempre por perto.

Nesse exato momento, Cecília, Fernanda, Julia, Paula e Thaís podem estar num palco, ou discutindo um novo projeto, ou numa van, percorrendo o Brasil. Elas amam estar juntas e acham que todo esforço vale pelo prazer de contar histórias.