Categorias
Peças

Fio de Luz

Grupo Caixa de imagens (São Paulo, Brasil)

 *Espaço aberto

Sexta, 4 de dezembro às 18h ao ar livre na abertura do Festival no teatro Paulo Eiró  (Transmissão AO VIVO)

Sexta, 11 de dezembro às 18h ao ar livre no encerramento do Festival na Paideia  (Transmissão AO VIVO)

Idioma: sem palavras

Indicação etária: livre

Duração: 10min

Ficha técnica: Concepção e atuação: Mônica Simões e Carlos Gaúcho

Confecção da boneca e figurino: Mônica Simões

Trilha sonora especialmente composta: Carlos Gaúcho

Sinopse: Essa performance nasce delineada pelos limites de uma pandemia. Uma boneca e a dura caminhada. O tempo insiste no presente. O passo, a chama, o sopro, caminham.

Sobre o grupo:

 O Grupo Caixa de Imagens, completa, em 2019, vinte e cinco anos de carreira. O trabalho desenvolvido por esse grupo tem sido uma das raras unanimidades no cenário das artes do palco no Brasil e do mundo. Em sua carreira nacional e internacional percorreu mais de 800 cidades, 04 continentes e 13 países.

 É considerado um dos mais criativos e respeitados grupos de teatro, tanto pela sua pesquisa, quanto pela realização requintada de seus espetáculos, coerente e fiel aos seus princípios artísticos, passando sem resvalar nos modismos dos constantes pedidos do marketing cultural. Sua trajetória artística leva-os à construção de novos parâmetros na relação espetáculo/público/espaço cênico. Seus espetáculos se caracterizam por uma dramaturgia própria que se desenvolve na busca da poesia visual pelo mergulho na profundidade da alma humana.

 São artistas inteiramente identificados com seu país e não fazem do resultado cênico um espelho explícito do Brasil em que vivem, mas tratam-no como fruto do que pensam sobre a realidade. E se seus espetáculos, ora com imagens, ora com palavras, são considerados encantadores, trabalham num encanto que acalanta no ardor pela vida solidária.

No repertório estão mais de trinta espetáculos, 14 editais de política cultural pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, mostras e projetos sociais realizados que resultam de uma carreira nacional e internacional, na qual o grupo percorreu, até então, mais de 800 cidades, 04 continentes e 13 países (Itália, Alemanha, França, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Portugal, Grécia, República Checa, Chile, Polônia, Rússia e Japão), somando um número aproximado três milhões e meio de espectadores, o que é uma proeza tratando-se de um grupo cuja proposta de trabalho tem um cunho intimista.

A performance Fio de Luz faz parte da pesquisa desenvovida pelo grupo através do projeto Fronteiras, Itinerância contam 25 anos de Csixa de Imagens, contemplado na 34`edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.