Categorias
Eventos

Especial Circo

Ciclistas Bonequeiros (São Paulo, Brasil)

 *Espaço aberto

Sexta, 4 de dezembro às 18h ao ar livre na abertura do Festival no teatro Paulo Eiró  (Transmissão AO VIVO)

Sexta, 11 de dezembro às 18h ao ar livre no encerramento do Festival na Paideia  (Transmissão AO VIVO)

Idioma: português
Indicação etária: livre
Duração: 5 minutos por pessoa

Ficha técnica:
Direção e roteiro: Gustavo Guimarães Gonçalves
Atores manipuladores: Bruna Burkert e Gustavo Guimarães
Confecção: Alício Silva e Gustavo Guimarães

Sinopse: Os Ciclistas Bonequeiros apresentam teatros do seu repertório: Quando a Cidade Recebe o Circo e O Camarim do Palhaço. São dois teatros de lambe-lambe com traquitanas bonecos – muito marcado pelo universo do circo –, encenadas em caixas acopladas em bicicletas personalizadas. 

Quando a Cidade Recebe o Circo conta a história da chegada de uma trupe circense a uma cidade. O Camarim do Palhaço traz uma perspectiva diversa desses comediantes – fora dos palcos, espiado antes de entrar em cena. 

Sobre o grupo:  O grupo nasceu das diversas propostas da Cia Catraca do Riso, que desde 2008 vem construindo um trabalho de pesquisa e artes cênicas, tendo como casa a região do Campo Limpo, zona de São Paulo. Uma de suas marcas é a adaptação espacial, tendo se apresentado em diversas casas de cultura, associações como a AMJ Piracuama (Campo Limpo) a Casa Amarela, o Paço Cultural Júlio Guerra (Santo Amaro), assim como CEUs e as ruas da cidade. Mas foi no trabalho de rua que adquiriu sua identidade, e encontrou definição na arte como meio de transformação social, o que acabou se tornando a diretriz do grupo.

O grupo se dedica a um teatro artesanal e itinerante, realizado na rua. Cada miniteatro é executado com uma forma diferente de manipulação. Voltado para o público infanto-juvenil, os Ciclistas também têm um trabalho de pesquisa sobre a máscara do palhaço e o teatro de bonecos.

Por que fazer teatro? Para quem? Qual a nossa importância como fazedores de cultura? Essa são questões que nos fazemos diariamente exercendo o nosso ofício. Por isso, queremos novos desafios.

Há aqueles que enxergam como utopia acreditar que uma obra de arte possa ser completamente acessível para todos. Os Ciclistas Bonequeiros são  pessoas que se preocupam com uma sociedade em que pessoas não sejam privadas de andar pelos espaços públicos, de sorrir ou de sonhar, afinal de contas, para nós, todo mundo tem o direito de entender uma história e seu contexto, ter acesso a histórias e poder aprender se divertindo.