Categorias
Peças

🔵Un Truc Super (Uma coisa Legal)

Compagnie de La Casquette, Bélgica

Quando: Sexta, 4 de dezembro às 14h (Transmissão online: clique aqui pra acessar)

*Após o espetáculo teremos uma conversa com Isabelle Verlaine, Yannick Boudeau e representantes da rede FIBRA

  • Idioma: francês com legendas em português
  • Indicação etária: 6+
  • Duração: 60 min

Ficha técnica:

Um projeto concebido por Miguel Camino e Isabelle Verlaine.
Script: Isabelle Verlaine, Miguel Camino, Alexandra Nicolaidis
Cenário: Isabelle Verlaine, Gérard Corbion com a colaboração de Miguel Camino e Alexandra Nicolaidis
Direção: Isabelle Verlaine
Elenco: Alexandra Nicolaïdis and Miguel Camino
Musicista: Félicie Cavalière
Assistência: Gérard Corbion
Técnicas acrobáticas: Laurent Fraioli
Figurino: Catherine Somers com o grupo
Design de Palco: Isabelle Verlaine
Iluminação: Isabelle Verlaine com a colaboração de Hector Salvador e Martin Delval
Produção: Hector Salvador ou Martin Delval
Em parceria com Aria Corse e o Centro Cultural René Magritte em Lessines.

Sobre o grupo:

A Compagnie de la Casquette é uma companhia de teatro dedicada principalmente ao público jovem. Foi fundada em 1983 por Philippe Jolet, Gérard Corbion, Luc Devreese e Isabelle Verlaine, todos do Théâtre des Jeunes na cidade de Bruxelas. A Compagnie de la Casquette projeta espetáculos diversificados que buscam despertar a sensibilidade, o humor, a imaginação do espectador, bem como seu olhar, seu espírito crítico diante da complexidade do mundo e das relações humanas. Embora às vezes desenvolva temas difíceis, a Cia. conduz seu trabalho longe de qualquer objetivo ou finalidade pedagógica. As apresentações são concentradas principalmente no circuito escolar, onde crianças de qualquer condição podem ter acesso igual à cultura. A companhia também atua em programas voltados para toda a família que tornam o teatro um lugar onde diferentes gerações se reúnem. Ela acredita que é nesse contexto, diante de um público aberto, que seu trabalho faz mais sentido, que pode ter o melhor impacto, a melhor ressonância.

Currículo dos participantes da conversa:

Isabelle Verlaine – Isabelle co-fundou a companhia de La Casquette em 1983 em Bruxelas. Isabelle se tornou elemento central de sua companhia e criou vários espetáculos como escritora, atriz e diretora. Estudou a pedagogia Jacques Lecoq com o diretor Lassaad Saidi e desenvolve espetáculos em que temas profundos são tratados com poesia e leveza.

Corpos em movimento contam tanto quanto palavras, a vida cotidiana une-se ao universal, clowns, personagens e situações inusitadas expressam uma poesia sensível. Visa um teatro popular e de qualidade acessível a todos. Isabelle canta e dança, dá também workshops de linguagem clown, por vezes sozinhas ou junto com Miguel Camino.  Los yayos, Un Truc Super, Danielle, Willy são suas últimas criações.

Yannick Boudeau – Produtor Criativo e gerente – Compagnie La Casquette – Bruxelas

Eu tenho trabalhado na área do teatro por mais de 20 anos, primeiro em Varsóvia, estão em Paris e finalmente em Bruxelas, quando eu me mudei com a minha família, há 13 anos. Então eu comecei a trabalhar como produtor criativo e gerente para a companhia La Casquette que vem criando teatro para jovens audiências a 37 anos.

Desde então eu tenho estado muito ativo no campo do teatro para infância e juventude. Primeiro como um membro do conselho da Câmara Francófona Belga de Teatros para Jovens Audiências, depois como co-fundados, em 2015, da Assitej Bélgica recolhendo profissionais de todas as comunidades linguísticas da Bélgica. Estive presidindo o conselho desde Julho de 2017. Recentemente, fui nomeado membro da Comissão de Artes Cênicas da Federação Valônia-Bruxelas.

Concomitantemente, tenho trabalhado regularmente desde 2015 como um auditor regular de qualidade e perito principal para a UE – Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) no âmbito do Programa Europa Criativa.