Categorias
Peças

ConCordis

Sexta, 4 de dezembro às 18h ao ar livre na abertura do Festival no teatro Paulo Eiró  (Transmissão AO VIVO)

Sexta, 11 de dezembro às 18h ao ar livre no encerramento do Festival na Paideia  (Transmissão AO VIVO)

Idioma: sem palavras

Indicação etária: 6+

Duração: 7 minutos por pessoa

Ficha técnica: Criação e performance de Nina Vogel

Olhar exterior: Irina Niculescu

Trilha sonora original: John Lewandowski

Sinopse:

Um coração tão grande que ultrapassa o corpo da artista. Ela o carrega aberto entre os braços e convida o espectador a se aproximar. No seu interior, um pequeno habitante e inusitado universo em miniatura se revelam em uma viagem ao encontro do que faz bater um coração.

ConCordis é uma experiência compartilhada com um único espectador por vez. Nina Vogel cria o primeiro coração Lambe-Lambe, uma expressão contemporânea do teatro em miniatura, inventado no Brasil. Esta experiência de marionetes sem palavras, simplesmente acompanhada de música, convida a uma viagem sensorial ao encontro de si mesmo.

Aproximar-se do coração do outro para escutar o próprio coração. Afinar-se e bater em uníssono, em harmonia. ConCordis.

Sobre a atriz:

Nina Vogel é uma artista multidisciplinar brasileira das artes da cena. Iniciou seu treinamento no universo da música erudita através do estudo do piano clássico e do canto lírico. Mais tarde realizou seu bacharelado em teatro na ESACH, em São Paulo.

De 2013 a 2014, Nina aperfeiçoou sua arte em cursos e oficinas ministrados por atores de teatro de renome internacional, como a Compagnia Finzi Pasca, a atriz Eve Doe-Bruce e o músico Jean-Jacques Lemêtre do Théâtre du Soleil de Ariane Mnouchkine, dentre outros.

De 2012 a 2016, ela realizou uma pesquisa de criação sobre a vida e obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec.

Em 2015, durante uma residência artística em Santiago do Chile, é iniciada na arte das marionetes pela renomada marionetista Natacha Belova, onde cria uma marionete em escala humana do pintor Toulouse-Lautrec. Em 2016 leva aos palcos a performance curta Redescobrindo Lautrec e a peça intitulada Uma Noite com Lautrec, tem sua estreia em 2017.

Foi contemplada com duas bolsas de excelência da Université du Québec à Montreal (UQÀM) onde pode aprofunda suas habilidades no teatro de marionetes contemporâneo.

Em 2019, cria ConCordis – O Coração Lambe-Lambe, cuja estreia se dá em Montréal, em meio à turnê que realizou entre França e o Québec. Em 2020, foi selecionada como conferencista para o WP Puppet Power 2020 – versão online. Em 2021 Nina dará continuidade a um tour por diversos países do mundo. Também segue no trabalho de criação de um espetáculo em duas partes sobre o poder evocativo do canto e do universo das marionetes: INCANTATORIUM, o lugar da ‘Incantação’.