Com Amauri Falseti (SP), Luciana Comin (BA), Omar Alvarez (AR), Paulo Merisio (MG) e Poliana Bicalho (BA)
Mediador: Dib Carneiro Neto
A mesa propõe a reflexão a partir do relato regional do teatro para crianças e jovens na Argentina, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, abordando as perspectivas específicas de cada projeto e as formas de enfrentar as diversas situações do teatro para a infância e juventude na sua região de atuação.
Dib Carneiro Neto: Dib Carneiro Neto é jornalista, dramaturgo e crítico teatral. Começou a escrever críticas sobre teatro infantil em 1990 na revista Veja São Paulo. Foi editor-chefe do caderno de cultura do jornal O Estado de S. Paulo de 2003 a 2011. Atualmente, escreve críticas de teatro infantil para o seu site e para seu canal do youtube, ambos com o título de Pecinha É a Vovozinha. Em 2003, reuniu várias de suas críticas e lançou o livro Pecinha É a Vovozinha. Também escreveu peças para teatro, como Adivinhe Quem Vem para Rezar (encenada por Paulo Autran no Brasil e por Federico Lupi, na Argentina) e Salmo 91, adaptação do livro Estação Carandiru, pela qual ganhou o Prêmio Shell de dramaturgo em 2008. Em 2017, lançou o livro Imaginai! O Teatro de Gabriel Villela, sobre a vida e obra do grande encenador mineiro. Por esse livro, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “Livro de Artes”. Seu site Pecinha É a Vovozinha ganhou o Prêmio Governador do Estado em 2018, na categoria Artes para Crianças, além de menção honrosa no Prêmio Cbtij (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude).
Amauri Falseti: Fundador da Cia. Paideia de Teatro, trabalha há 44 anos com jovens e crianças em atividades teatrais como diretor e autor. Trabalhou com jovens ciganos em Frankfurt, a convite da Central de Teatro Jovem da Alemanha e também realizou workshop com jovens do projeto Auf dem Weg em Herne, Alemanha, Borgonha, França. Os espetáculos Pedro e Quim e Vamos para a Escola!, de sua autoria e direção geral, receberam em 2018, o Prêmio APCA; por Pedro e Quim, recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, como melhor autor. Este mesmo texto foi traduzido para o Espanhol e será publicado pelo Centro Latino-americano de Criação e Investigação Teatral (CELCIT). Em 2009, recebeu os prêmios APCA e São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de melhor autor para o teatro infantil, com o espetáculo Com o Rei na Barriga. Também com esse espetáculo recebeu a indicação do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de melhor direção e melhor espetáculo infantil de 2009, e em 2010 foi indicado para as mesmas categorias, com o espetáculo Na Arca às Oito. Seu texto, Com o Rei na Barriga, foi traduzido para o Espanhol, faz parte da coletânea de livros infantis Que Chicos tan Teatreros!, sob organização de Berta Hiriart, publicado pela S&M Ediciones, no México.
Luciana Comin: Luciana Comin é dramaturga, roteirista, professora e atriz. Formada em interpretação teatral pela Escola de Teatro da UFBA, participou de mais de vinte espetáculos como atriz, com prêmios e indicações concedidas pelo Prêmio Braskem de Teatro. Autora de diversas peças teatrais encenadas na cidade de Salvador, tendo publicado pelo Selo João Ubaldo Ribeiro a peça: Céu de Maracangalha. Doutora em Artes Cênicas na área de dramaturgias voltadas para o público infanto-juvenil. Participante do Grupo de Pesquisa Dramatis Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação (PPGAC-UFBA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Dirige e é professora do Grupo TECA TEATRO, onde, há 18 anos, desenvolve sua pesquisa em arte com crianças e para crianças. Atual representante regional do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude).
Omar Alvarez: Nascido em Buenos Aires em 19868, se dedica ao teatro de bonecos desde 1980. Em 1988 estudou na Escuela de Titiriteros del Teatro General San Martín, dirigida por Ariel Bufano. Em 1987, fundou com seu irmão Cláudio a OMAR ALVAREZ TITERES PUPPETRY ARTS COMPANY. Comprometido com o desenvolvimento da arte bonequeira na Argentina há mais de trinta anos, seus espetáculos têm recebido o reconhecimento do público, de artistas e críticos, tendo recebido mais de trinta prêmios nacionais e internacionais, como o “Premio Nacional Titiritero Maestro Javier Villafañe”, em 2015. Em 1997 fundou, com sua esposa Silvia Biscione, seu próprio teatro, o CENTRO CULTURAL ESPACIOS. Membro fundador da ATINA/ASSITEJ Argentina, é vice-presidente da organização desde 2009. Também é membro da UNIMA Argentina, comprometido com os trabalhos da Comissão de Relações Exteriores.
Paulo Merisio: Professor Titular do Departamento do Ensino de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da UNIRIO. É Doutor em Artes Cênicas (UNIRIO, 2005), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Cientista do Nosso Estado – FAPERJ e Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Artes na CAPES. Dirige, desde 2002, o grupo uberlandense Trupe de Truões, no qual foi um dos coordenadores pedagógicos do Ponto de Cultura (MG) Trupe de Truões – 2009-2013. É membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ/ ASSITEJ Brasil e do Comitê Executivo da Rede Internacional de Pesquisadores do Teatro para a Infância e Juventude – ITYARN. Conselheiro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude – ASSITEJ.
Poliana Bicalho: Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade │ UFBA (2021), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas│ UFBA (2016), com pesquisa voltada para o campo da mediação cultural, Especialização em Política e Gestão Cultural│UFRB (2021), graduada em Licenciatura em Teatro│UFBA (2011) e Comunicação Social – Jornalismo│UESB (2008). É integrante do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (UFBA │ CNPq). Professora de teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador (BA). É Coordenadora artístico pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude (www.festivalpetiz.com.br). Trabalhou como professora no Curso Profissional Técnico Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de (2012│2016) e como Técnica Cultural, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, com foco nas ações de formação de espectador – Mediação Cultural (2013│2015).