Categorias
Oficinas

🟢Oficina: Princípios da palhaçaria no jogo teatral e no treinamento cênico

Princípios da palhaçaria no jogo teatral e no treinamento cênico

Quando: segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h – 13h 

🟢 Teatro Paideia – Presencial

INSCRIÇÕES ABERTAS

Ministrante: Melina Marchetti

Carga horária: 3 horas

Público-alvo: Jovens e adultos acima de 14 anos estudantes de teatro, dança, música,

interessados na área e profissionais da área.

Através de princípios da palhaçaria (ritmo, quebra, triangulação, intensificação, erro como descoberta), tempo cômico e jogos teatrais, o workshop é um convite à imersão na pesquisa de presença cênica, disponibilidade para o jogo, desenvolvimento de improviso, percepção rítmica cômica da cena, e dispositivos disparadores de criação.

Os exercícios serão realizados com distanciamento entre participantes e uso de máscara o tempo inteiro da oficina.

Sobre a ministrante:

Melina Marchetti é atriz, palhaça, dramaturgista e diretora bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e formada em palhaçaria pela ESLIPA (Escola Livre de Palhaços – RJ), com 15 anos de trajetória artística. É criadora do projeto Almarrotada, onde concebeu e atua nos espetáculos “Almarrotada” (2018), “Rosário de Desamores” (2021) e escreveu do livro infantil “A Menina e o Esperar”. É fundadora e diretora artística da Cia. Teatral Circo Delas, onde concebeu os espetáculos “Dia de Praia”, “As Clássicas”, a micro-série “Calma, ainda não pode sair” e os curtas “O Bombom”, “O Sol é para todes” e “A Vizinha”. Recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Texto, Melhor Cenário e Melhor Iluminação no 9º Festival de Teatro de Sarapuí pelo monólogo Almarrotada, além de indicação à Melhor Direção. Foi Prêmio Destaque na Pesquisa de Palhaçaria pelo 8º Festival de Teatro de Sarapuí pelo espetáculo solo “Dia de Praia”.

Atuou em espetáculos dirigidos e orientados por: Janaína Leite, Luiz Fernando Marques (Lubi), Talita Cabral (Cia Navega Jangada), Bete Dorgan, Marcelo Lazzaratto, Eliana Monteiro (Teatro da Vertigem), Matteo Bonfitto, Verônica Fabrini; Márcio Tadeu, entre outros.