Categorias
Mesas

🟢Mesa de Reflexão: Teatro para Bebês

Quando: 24 de Outubro, 14h 

🟢Teatro Paideia – Presencial

A mesa pretende abordar as especificidades do teatro para a primeira infância, a partir da experiência das artistas presentes.Com Clarice Cardell (Festival Primeiro Olhar), Sandra Vargas (Sobrevento) e Coletivo Antônia

Clarice Cardell é fundadora, atriz, produtora da companhia teatral, La Casa Incierta. Fundada em 2000, é a companhia com o nome de maior destaque no campo do Teatro para bebês na Espanha e no Brasil, com um repertório 14 espetáculos para bebês. A turnê dos seus espetáculos para bebês no Brasil tem sido uma novidade cultural no país sem precedentes, tendo apresentando seu repertório em diversos festivais, creches e centros culturais brasileiros. No âmbito internacional a companhia realizou mais de 2000 apresentações em festivais ou em países como a França, Espanha, Bélgica, Itália, Portugal, Holanda, Israel, Finlândia e Rússia.

A companhia La Casa Incierta vem desenvolvendo uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância. Realiza a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar- arte pela primeira infância, em sua 8a edição e coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância. Em 2007, recebeu menção honrosa na ASSITEJ Internacional pela inovação da obra Pupila dágua. Em 2017, recebeu em Washington o premio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

Desde o ano 2018, funda a produtora Bebelume, dedicada à criação audiovisual poética para os primeiros anos, tendo realizado como diretora e roteirista 4 series para televisões e canais digitais.

Formada pela Universidade do Rio de Janeiro, Sandra Vargas é fundadora, diretora, dramaturga e atriz do Grupo SOBREVENTO, uma companhia teatral, sediada em São Paulo, que completou 30 anos em 2016. Tem-se apresentado em quase todas as unidades da Federação (todas menos duas) e em mais de uma dezena de países de 4 continentes . Recebeu Prêmios e indicações para Prêmios de grande importância como o APCA, Mambembe, Funarte, Shell, Coca-Cola, Panamco-Spal, Maria Mazzetti, entre outros.

O Sobrevento tem representado o Brasil em inúmeros eventos internacionais nos campos do Teatro, Teatro Contemporâneo, Teatro de Animação, Teatro para a Infância e a Juventude e Teatro para Bebês. O Sobrevento é membro atuante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), instituição que reúne associações, frentes parlamentares, ministérios e órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Integrante do Grupo de Trabalho Cultura, articula-se com GTs na área de Saúde, Educação. É membro, também, do Grupo de Trabalho Cultura Infância, associação que reúne membros da sociedade civil de todo o país. Integrou a Programação do Marco Legal para a Primeira Infância, realizado recentemente no Senado Federal em Brasília, lendo, em conjunto com a Cia. La Casa Incierta (Espanha/Brasil) – especializada em Teatro Bebês – uma carta-manifesto pela Primeira Infância. Participou, a convite da OECIT (Organização para a Educação, Cultura, Informação e Tecnologia), órgão da Unesco, do Encontro Interministerial de Cultura e Educação, que reuniu, no Rio de Janeiro, ministros de Educação e Cultura de cerca de vinte países ibero-americanos.

O Sobrevento é o pioneiro na realização de Festivais Internacionais de Teatro para Bebês no país e um dos primeiros e principais criadores brasileiros do gênero, ao qual se dedica há doze anos. Os festivais tiveram lugar nas cidades de São Paulo Rio de Janeiro e Brasília. . Estimulou a criação de novos Festivais de Teatro para a primeira infância no país, por meio de oficinas, intercâmbios e orientações especializadas, levando adiante o seu trabalho de fomentar, difundir e multiplicar o teatro para um público desatendido em todo o país.

Em São Bernardo do Campo, o Sobrevento realizou , em 2014 e 2016, um projeto pioneiro, experimental e único no país, de integração Arte/Escola para a primeira infância, circulando por todas as creches de São Bernardo do Campo. A experiência do Grupo Sobrevento nas creches de São Bernardo do Campo tornou-se uma experiência referencial e de grande impacto no país, por seu pioneirismo, qualidade exemplar e um resultado marcante para as creches e para as crianças. Realizou, ainda, oficinas para professores de creches e para artistas de todo o país e palestras e mesas-redondas com artistas estrangeiros especializados neste campo.

O Coletivo Antônia foi criado em 2009, a partir de estudos e investigações teatrais para a primeira infância. Dedica-se à criação de espetáculos que propiciem dinâmicas horizontais entre crianças e adultos, baseando-se na capacidade de maravilhar-se dos bebês, com foco em suas habilidades e sensibilidades emocionais, poéticas e estéticas.

​Paralelo às apresentações, o Coletivo Antônia fomenta espaços de pensamento e busca compartilhar saberes sobre as artes para a primeira infância, participando de debates, mesas redondas e conversas livres sobre o tema. 

Atualmente participa do projeto de pesquisa Dramaturgias dos Sentidos, sob a coordenação da Prof. Dra. Rita de Almeida Castro (Departamento de Artes Cênicas – UnB), ajudando a pensar o fazer teatral para bebês.

A companhia é membro do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e da Red Latinoamericana de Creación para los Primeiros Años.