Categorias
Peças

🟢🔴Комната Герды + bate papo

O Quarto de Gerda
Osobnyak Theatre – Rússia

*Russo com legendas em Português

Quando:

Segunda, 25 de Outubro – 18h 
🟢 Teatro Paideia – Projeção (presencial)
VALOR: Gratuito (clique aqui para reservar ingressos)

🔴 Youtube Paideia (clique aqui para acessar)

Terça, 26 de Outubro – 9h30 
*11h Bate-papo com Osobnyak Theatre e Tatiana Bobrova 
🟢 Teatro Paideia – Projeção (presencial)
VALOR: Gratuito (clique aqui para reservar ingressos)

🔴 Youtube Paideia (clique aqui para acessar)

NOME DA CIA: Osobnyak Theatre 

INDICAÇÃO ETÁRIA: Familia / 10+

DURAÇÃO: 90 min

SINOPSE: Um conto de terror lírico baseado nas obras de Andersen e Rilke – A produção mergulha o público no mundo de coisas e palavras de “A Rainha da Neve”, o mundo de sons e fantoches encantadores. Nesta história, Gerda está completamente sozinha. O público a vê apenas consigo mesma. 

Como um espelho, ela reflete outros personagens, e segue estes reflexos. Em sua memória Gerda ainda é jovem. Ela não percebe a passagem do tempo, e segue procurando Kai. 

O Quarto de Gerda é sobre busca e medo. É sobre a eternidade, que está sempre pronta a nos encontrar. Nós colocamos esta eternidade numa palavra, e a expiramos em uma janela congelada para que finalmente possamos ver algo querido para nós, que perdemos há muito tempo. 

Como nosso corpo, um quarto que habitamos reflete tudo que nós experienciamos. Todos nós conhecemos o conto de fadas sobre a jornada de Gerda. Mas Gerda realmente saiu à procura de Kai? Pessoas, estradas, lugares estranhos… E se ela embarcou numa jornada sem de fato sair de seu quarto? A história de Gerda está entre parêntesis, transformada em uma metáfora. É uma transformação visual e conceitual. A produção é um jogo de memória reconstruindo o passado. E está aberto a interpretações. 

SOBRE O GRUPO: HISTÓRIA – Osobnyak Theatre é um teatro profissional com um espaço pequeno e íntimo e produções filosóficas. Foi fundado em 1989 como um “teatro de atores com diretores convidados”. Era como os fundadores o chamavam. No início dos anos 1990, teve produções de Igor Larin que encenou interpretações radicais de obras clássicas. De 1996 a 2000, quando o diretor Vladimir Mikhelson se uniu ao Osobnyak, o teatro se focou em peças modernas. Em 2001, Aleksey Slyusarchuk passou a trabalhar com o grupo e enriqueceu seu repertório com produções baseadas em textos existenciais e filosóficos. Aproximadamente ao mesmo tempo, o diretor Aleksey Yankovsky começou a encenar peças requintadas e metafísicas cheias de perguntas: quando o tempo ficou “fora de lugar” e quando perdemos contato com nós mesmos, com nossa alma e com Deus? Desde 2005, Osobnyak tem apresentado obras de Yulia Panina, que se interessa pela complexa, incompreensível e ilógica natureza humana. O teatro também recebe produções de companhias teatrais de São Petersburgo que não tem sua própria sede. Também serve como um espaço de ensaio e de apresentações para produções experimentais e estudantis, e colabora com pequenas companhias teatrais da Rússia e da Europa.

FICHA TÉCNICA: 

Autor: Baseado no conto “Rainha da Neve” de H.C.Andersen
Direção: Yana Tumina
Elenco: Alisa Oleynik (Gerda)
Evgeny Filimonov (Quarto)
Cenografia: Kira Kamalidinova
Arte / Tecnologia / Artist Technologist: Nikolay Khamov
Figurino: Anis Kronidova
Iluminação: Vasily Kovalyov
Som: Yuriy Leikin