Categorias
Peças

Palhaça Manela

Paola Musatti (São Paulo, Brasil)

Sexta, 11 de dezembro às 18h – Paideia (Transmissão AO VIVO)

Idioma: português
Indicação etária: livre
Duração: 25 min

Ficha técnica: Criação, direção e atuação: Paola Musatti

Sinopse:  A palhaça Manela (Paola Musatti), confirma a importância do papel que a mulher conquistou nas últimas décadas. Pretende-se com esta performance que crianças e adultos possam olhar para o improviso de uma outra maneira. Nem sempre o que está pré-determinado a ser feito é o que vai garantir um bom resultado. O imprevisto pode ser um grande impulsionador para a criatividade. Esses conceitos, como o erro, o lidar com o inesperado, é onde o palhaço habita. O palhaço na sua simplicidade é capaz de mostrar o quanto é belo o momento que não sabemos o que fazer. Uma performance onde o encontro com o público e a participação é fundamental. Utilizando se da improvisação e da linguagem do palhaço adquirida com grupos que trabalha: Doutores da Alegria desde 1997, e Pelo Cano desde 2005 e Sampalhaças e sem nenhum recurso pirotécnico, a palhaça Manela possibilita ao espectador espaço para identificação com as brincadeiras.

Sobre a atriz: Paola Musatti Já trabalhou com diversos diretores e cias dentre eles: Iacov Hillel, Naum Alves de Souza, Ranata Mello, Hugo Possolo Paralapatões, Osvaldo Gabrieli, XPTO, Tiche Vianna, Circo Zanni, Domingos Montagner,Fernando Sampaio, Neyde Veneziano, Sergio Salvia Coelho, Angelo Brandini, Gustavo Kurlat dentre outros.

Desde 1992 atua como palhaça quando fundou a cia Cênica Nau de Ícaros onde fez por cinco anos dupla com Fernando Sampaio (La Mínima).

Em 1997 integra o elenco dos Doutores da Alegria de SP onde atua como palhaça até hoje, levando a arte do palhaço duas vezes por semana ininterruptamente há 23 anos para crianças hospitalizadas e equipe multidisciplinar.

Ficou em cartaz por 10 anos com o espetáculo Jogando no Quintal visto por mais de 400.000 pessoas. Participaram de diversos Festivais Internacionais. Foram campeões Mundiais de Match de Improvisação Internacional no Festival Ibero Americano de Teatro na Colômbia em 2008.  Em 2005 ao lado de Vera Abbud fundam a cia Pelo Cano. Seu espetáculo carro chefe Pelo Cano já participou de diversos Festivais de Circo Internacional pelo Brasil, Chile, Colômbia e Viena na Áustria onde se apresentaram no Clownin Festival de Mulheres Palhaças em 2015.

Em 2017 a Cia Pelo Cano recebeu três indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil/Jovem 2018: Melhor Atriz – Paola Musatti, Trilha musical adaptada e Prêmio Sustentabilidade – pela sensibilidade e graça ao defender os cuidados com a natureza e a importância vital de se cultivar as áreas verdes do planeta.

Faz parte do Coletivo Sampalhaças. Já ganharam o Edital de Montagem e conceberam o Cortejo Cênico Sampalhaças. e em 2018, através do Edital Proac, puderam circular pelo estado de SP.

Desde 2014 atua como stand in na cia teatral As Graças. Já viajou através do Edital Petrobrás pelo Nordeste do Brasil com o ônibus Circular Teatro com a peça Marias da Luz. Em 2016 através do edital Myriam Muniz, viajou com o ônibus Circular Teatro pelo vale do Jequitinhonha.

Na televisão, pode ser vista na TV Cultura no programa Quintal da Cultura – Era uma Vez no Quintal -vencedor do Prêmio APCA 2014 na categoria Programa Infantil onde a atriz se divide em inúmeros personagens. Em cinema atuou em Doutores da Alegria o Filme, de Mara Mourão,vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Brazilian Film Festival of New York 2002.

Desde 2011 leciona a arte do palhaço para diversos Projetos de palhaços em Hospital como: Operação Arco Iris, Narizes de Plantão Pronto Sorrir, Doutorzinhos, Doutores Risonhos. Foi orientadora artística da Associação Cultural Paidéia.

É professora do curso regular de palhaço no Galpão do Circo em São Paulo.