Categorias
Peças

🔵Der Apfelwald (A Floresta das Maçãs)

Schauburg (Alemanha)

Sexta, 11 de dezembro às 14h (Transmissão online: clique aqui para acessar)

*Após o espetáculo teremos uma conversa com a diretora geral do Teatro Schauburg Andrea Gronemeyer e o diretor do espetáculo Daniel Gol.

Idioma: sem palavras
Indicação etária:4-8 anos
Duração: 50 minutos

Ficha técnica:
Encenação, Cenário e Figurino: Daniel Gol
Dramaturgista: Anne Richter
Pedagogia do Teatro: Philipp Boos
Elenco: David Benito Garcia, Hardy Punzel e Helene Schmitt
Iluminação: Jochen Massar

Sinopse:

Três figuras diferentes crescem em uma floresta dos sonhos. Elas procuram seu caminho, seu espaço e a si mesmas. A distância parece definida, as portas, de preferência, permanecem fechadas. Mas a curiosidade finalmente as atrai para fora. Elas descobrem onde começa e onde termina a liberdade e também rastreiam os passos do inimigo em busca de sua própria liberdade.

Em 2003 Daniel Gol e Laura Marchegieni fundaram o teatro “Teatrodistinto”; em Milão, que promove oficinas para expressão de emoções por meio do teatro e a montagem de espetáculos conhecidos mundialmente. Formalmente, as encenações transitam entre o teatro de objetos e o drama. Em termos de conteúdo, conseguem facilmente atribuir relevância sociopolítica à situações concretas do cotidiano. “Kish Kush Spuren einer Begegnung” foi um dos primeiros trabalhos apresentados em 2019 no Kuckuck- Festival em Munique.

Sobre o grupo:

Desde sua mudança para o Elizabethplatz, em 1977, o teatro da cidade de Munique é um dos maiores e mais renomados teatros para público jovem na Alemanha.

Sob a gerência de Andrea Gronemeyer o Teatro é uma casa aberta das artes cênicas para o público jovem, e aqueles que permanecem sempre jovens. É possível crescer assistindo teatro no Schauburg, pois o elenco fixo do teatro encena espetáculos para espectadores desde os 3 meses, e especifica sua programação por idade até o público adulto. A programação abrange, antes de tudo, textos de autores contemporâneos, que foram desenvolvidos especialmente para o público jovem, entre eles adaptações de clássicos da literatura mundial bem como peças que discutam temas  concretos da vida dos espectadores jovens e questões sociais latentes. Além de Teatro, no Schauburg também é possível assistir Dança, Música, Teatro de animação, de improvisação e outras formas de arte experimentais que se completam.

Com produções para espaços alternativos como salas de aula e jardins de infância, o elenco do Schauburg busca o contato com crianças e jovens de bairros mais distantes dos teatros e do universo de seu público. O Schauburg tem conexões por todo o mundo e traz essas experiências de intercâmbios interculturais para a sua programação e projetos participativos. A consciência de dialogar com um público com raízes em diversas culturas é um dos princípios que mobiliza o Schauburg a se estabelecer como um lugar de encontro e identidade cultural em uma sociedade diversa.

Currículo dos participantes da conversa:

Andrea Gronemeyer – Durante a temporada de 2017/2018, Andrea Gronemeyer assumiu a direção do Schauburg, o teatro para público jovem da cidade de Munique. De 2002 a 2017 Andrea foi diretora e a partir de 2013 diretora geral de Teatro para Crianças e Jovens, Schnawwl, no Nationaltheater de Mannheim. Antes da sua temporada em Mannheim, trabalhou desde 1985 no teatro livre “Comedia Colonia” em Colônia, inicialmente como diretora e dramaturgista, e mais tarde como diretora artística e gerente.

Em 2006, junto com a divisão de Ópera, Andrea fundou a Jovem Ópera de Mannheim, no Nationaltheater Mannheim. Por seus impulsos e comprometimento com área do teatro musical contemporâneo para público jovem, foi premiada em abril de 2017 com o prêmio ASSITEJ, na categoria “méritos especiais” de teatro para crianças e jovens. 

Como diretora já encenou mais de 60 espetáculos para público jovem. Diversos convites para festivais nacionais e internacionais e prêmios, acompanham sua carreira. Em 2014 foi premiada pelo espetáculo de dança “Tanz Trommel”, com o prêmio alemão DER FAUST, na categoria “direção de espetáculos infanto-juvenis”

Andrea publicou, pela editora DuMont, os cursos rápidos “Teatro” (1995) e “Filme” (1997) e é co-editora da antologia “Teatro para Crianças e Jovens, perspectivas de uma área do teatro” (2009). Ao lado disto, foi curadora do centro de teatro para crianças e jovens da Alemanha, de 2013 a 2016, e Porta-voz do grupo de trabalho de teatro para crianças e jovens de Baden-Württemberg entre 2011 e 2016. Desde 2017, Andrea é membro do conselho de administração da Associação de Palcos Alemães (Deutschen Bühnenvereins).

Daniel Gol – Daniel Gol é diretor e pedagogo do teatro e descobriu o mundo do teatro aos 9 anos em uma visita a um teatro em Milão. Depois de se formar em língua estrangeira, mudou-se para Los Angeles para estudar Artes Cênicas no Santa Monica College e mais tarde trabalhar no Lee Strasberg Theater Institut. Além disso, iniciou em Los Angeles, uma parceria com a companhia Rachel Rosenthal. Em 2003, junto com Laura Marchegiani fundou o projeto Theatrodistinto. Desde 2006, são encenados espetáculos para crianças, que foram apresentados em diversos países europeus, assim como nos Estados Unidos, Japão, China, Coreia e Irã. Além de montar espetáculos para o Teatrodistinto, Gol trabalha com diversos outros teatros e cria obras com uma visão pessoal usando cenografia, iluminação e figurinos de forma minimalista.