Categorias
Peças

🟣Pepé, o pequeno palhaço

Cia Paideia de Teatro – São Paulo

Quando: Domingo, 24 de Outubro, 11h
🟣 Centro Cultural Santo Amaro -Presencial
VALOR: Gratuito – ingressos distribuídos 1h antes do espetáculo

Idioma: português
Indicação etária: 5+
DURAÇÃO: 60 minutos

Sinopse:

 “Brincando de cavalo, de soldado, de mocinho e bandido, de bombeiro, a criança descarrega sua energia em gestos, cuja utilidade é apenas aparente, mas que lhe permitem viver alguns momentos de agradável ilusão e fugir conscientemente ao aborrecimento de viver. Se gostam tanto dos companheiros dotados de imaginação fértil, iniciativas ousadas e dispondo de uma boa provisão de ideias tiradas de leituras, se obedecem humildemente ao seu comando muitas vezes despótico, é porque, graças a eles, a ficção se torna realidade. A presença de adultos e estranhos incomoda as crianças. Têm vergonha de seus jogos porque são conscientes de sua futilidade.” Janusz Korczak

Pepé, o pequeno palhaço, fez do cruzamento de uma grande cidade seu picadeiro. Ensaia seus números num terreno baldio próximo dali quando, surpreendentemente, um menino curioso invade seu camarim propondo ser um ajudante de palhaço.

A relação secreta entre os dois se estreita com a mútua descoberta dos universos díspares em que vivem e que servem de estímulo à ficção e ao jogo. A infância clandestina dos dois meninos ganha vida através da ficção, oculta numa carroça circense, mas não sabemos por quanto tempo.

Sobre o grupo:

 Há 22 anos a Paideia se dedica a fazer teatro para crianças e jovens. Uma vocação que o tempo e o trabalho aperfeiçoaram, e cujo sentido se faz mais presente a cada dia. Ao longo dessas duas décadas, a linguagem teatral foi estudada e praticada com o fim estético de elaboração do objeto artístico a partir da necessidade premente de encontrar os meios com os quais dialogar com a criança e o jovem através da arte. Mesmo passados 22 anos de labor diário com a infância e a juventude, os mistérios que guardam jamais deixam de surpreender. A Cia. Paideia tem participado de festivais ao redor do mundo e consolidado importantes parcerias com países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Dinamarca, Japão, Turquia, Uruguai, Suíça, entre outros. A Cia. Paideia tem sido contemplada com diversos prêmios nacionais como Shell, APCA, Prêmio São Paulo, entre outros.

Ficha técnica: 
Dramaturgia e Direção: Amauri Falseti
Assistência de direção: Valdênio José
Diretora musical: Margot Lohn Kullock
Cenário e figurinos: Aglaia Pusch
Iluminação: Wagner Freire
Elenco: Ana Luiza Junqueira e Rogério Modesto.
Elenco de apoio: Elisa Reichmann (musicista) e Suzana Azevedo