Categorias
Peças

Trechos do espetáculo Afinação I

Georgette Fadel (São Paulo, Brasil)

Sexta, 4 de dezembro às 18h ao ar livre na abertura do Festival no teatro Paulo Eiró  (Transmissão AO VIVO)

Idioma: português
Indicação etária: 14+
Duração: 35 min

Ficha técnica:
Direção, Dramaturgia e Atuação: Georgette Fadel
Sobre textos de: Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.
Desenho de Luz: Julia Zakia
Cenografia: Fadel Jacob Fadel
Direção de Produção: Carla Estefan
Distribuição internacional: Metropolitana Gestão Cultural
Fotos: Maíra Barillo, Julia Zakia e Nityama Macrini
Vídeo: Julia Zakia

Sinopse: Afinação é uma aula ministrada pela personagem, a pensadora e professora francesa Simone Weil. Uma conferência sobre a relação entre a opressão e o sofrimento no mundo e o incrível boicote ao pensamento racional. É tudo sobre a liberdade.

São textos de Brecht, Hegel, da própria Simone Weil e algumas citações de Marx que compõem esse momento que pretende ser uma oração à razão. A beleza de conhecer, a possibilidade de através do trabalho sobre o espírito (pensamento), ver o mundo como ele é e habitá-lo com justiça.

Em Afinação I, a potente atriz, dramaturga e diretora Georgette Fadel corporifica Simone Weil, pensadora e professora francesa. Com cuidado e sensibilidade ímpar, frutos da crueza e simplicidade da linguagem concebida para esta montagem, a personagem afina as ideias, buscando com afinco fazê-las existir também no coração do público, no entanto sem que haja doutrinação. Metaforicamente, um violoncelo é o objeto de expressão desta sutil afinação.

Sobre a atriz: Atriz formada pela Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP; Diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas ECA-USP, Professora de Interpretação na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André – SP e no Estúdio Nova Dança, São Paulo. Prêmio Shell 2007 -SP de Melhor Atriz (por Gota D’Água-Breviário).

Prêmio Shell 2009 SP- Categoria especial pelo espetáculo “Quem Não Sabe Mais Quem é, O Que é e Onde Está, Precisa se Mexer”, da Cia. São Jorge de Variedades.

Georgette Fadel funda em 1998 a Cia. São Jorge de Variedades em São Paulo. Durante sua trajetória com a companhia, criou, dirigiu e atuou em mais de 8 espetáculos que circularam por mais de 20 cidades do país e do mundo. Georgette também atua como idealizadora, diretora e intérprete em diversos projetos de artes cênicas brasileiro e internacional.