XIII Festival Paideia de Teatro

Sobre o XIII Festival

Festival.

“Com tempo ruim. Todo mundo também dá bom dia!”

Em um momento como este que estamos vivendo no universo da Cultura, realizar um festival de teatro para crianças e jovens para muita gente pode parecer um desperdício de trabalho, tempo e dinheiro. Mas é justamente por estes desperdícios que lutamos e conseguimos realizar este 13º festival. Foram muitos dias de trabalho na curadoria, na busca de parceiros, um tanto de gente que voluntariamente se envolveu para a realização desta edição, os grupos e companhias que desejaram e se dispuseram a estar na programação de qualquer forma, enfim muito trabalho e muita dedicação. Desde o dia que terminamos a 12ª edição, demos início à 13ª que agora se concretiza. Sempre corremos contra o tempo para cumprir essa nossa utopia.

Mais uma vez pudemos contar com o SESC como parceiro institucional, garantindo assim a realização dessa edição. Contamos também com a força da Secretaria Municipal de Cultura, de consulados e institutos, do Itaú Cultural, Fundação Mahle e outros tantos apoios.

Este ano o festival também participa da Primavera da Infância e Juventude. Além disso, o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem fará uma mostra dos espetáculos premiados. O espetáculo Pedro e Quim é um desses premiados e será apresentado na Paideia no dia 25 de setembro às 10h30.

Tudo isso para realizar um festival que já faz parte de nossa história e da Cidade de São Paulo, para podermos nos encontrar com outros grupos, trocar experiências, refletir o nosso fazer teatral, saber do trabalho de outros países, seus desafios e conquistas, buscar e dar apoio, fazer uma “festa” do teatro onde a esperança e a força para continuar são servidas como alimento para nossa criação do melhor teatro para crianças e jovens. Nesta festa aproveitamos para brindar nosso encontro e nossa Utopia.

War.

Nos últimos anos o trabalho com jovens na Paideia ganhou dimensões significativas tanto no sentido de alcançar um enorme público, como também o que para nós é fundamental, o envolvimento dos jovens em todo o processo e onde temas colocados, resultaram em espetáculos com pontos altos, tanto na qualidade como na profundidade.

Nosso palco a cada ano vem se tornando o que sempre acreditamos ser nosso objetivo principal, uma verdadeira Ágora e cada apresentação uma assembléia onde existe, pulsante, o envolvimento do palco e da platéia.

Neste ano não foi diferente. A escolha do tema “The war in my head” e todo o processo de trabalho junto aos jovens, que desde seu início em março vem se aprofundando com debates, pesquisas, oficinas de canto, improvisações e montagens de cena, colaboram para que o resultado do processo seja de fato um espetáculo onde todos os envolvidos se apropriam e fazem de suas atuações o grande milagre do teatro.

Amauri Falseti é um dos fundadores e diretor da Cia. Paideia de Teatro.

Sobre a Paideia

O nome Paideia tem sua origem na antiga cultura grega. Ele se refere à educação que incluía temas como ética, cultura, gramática, retórica, filosofia, história geografia, entre outros.

A Paideia Associação Cultural foi criada com a vontade de que a ação cultural pudesse exercer o papel principal na mudança da vida das pessoas e de suas comunidade.

A Paideia é um espaço cultural público situado na Zona Sul de São Paulo, no bairro de Santo Amaro. Ele é gerido pela Cia. Paideia de Teatro, que tem como foco principal o teatro voltado para infância e juventude. Aos fins de semana você pode encontrar uma grande variedade de eventos como shows de música, espetáculos de dança, peças de teatro, mesas de debate, além do curso de Canto Coral e do curso de Vivência Teatral.

Foi fundada em 1998 por Aglaia Pusch e Amauri Falseti, após dezessete anos de trabalho no Centro Cultural Monte Azul, na Zona Sul de São Paulo.

Em 2006, depois de passar por diversos espaços, a prefeitura concedeu à Paideia Associação Cultural a possibilidade de ocupar um galpão em Santo Amaro. Praticamente abandonada, a área de dois mil metros quadrados foi paulatinamente transformada, com a ajuda de jovens e seus pais, artistas e o apoio da sociedade civil. Hoje, é um espaço cultural ativo e apto a receber diversas formas do fazer artístico - o que antes era o Pátio dos Coletores de Lixo, transformou-se na sede da Paideia Associação Cultural.

Sempre com um trabalho voltado para a criança e o jovem, a companhia aprofunda sua pesquisa teatral através da sua prática diária em um projeto que abrange os seguintes segmentos:

  • Espetáculos voltados para infância e juventude: a Cia. Paideia cria espetáculos, muitas vezes com dramaturgia inédita, com temas pertinentes às crianças de hoje. Seu objetivo é dar voz à criança, levando em conta seu modo peculiar de compreensão do mundo, e permitir às crianças um espaço de sonho e de suspensão do tempo cotidiano.
  • Núcleo de Vivência Teatral: cerca de cem jovens fazem parte do núcleo que promove a experiência do teatro. São aulas de práticas teatrais, dramaturgia, coral, experiências com iluminação e figurino, além de constituírem um dos pilares de organização e manutenção do espaço.
  • Festival Internacional: é através desse evento anual que a companhia dialoga com outros grupos do mundo que também estão pensando a arte para crianças e jovens. É por acreditar que o intercâmbio de culturas e experiências é um dos alimentos essenciais para a transformação que o Festival Internacional tornou-se um dos eventos mais importantes do ano.
  • Aulas para EMEF Carlos de Andrade Rizzini: não seria possível fazer teatro para crianças sem entender quem são elas, como olham para o mundo, seus medos e seus sonhos. A Paideia desenvolve um trabalho em parceria com a EMEF Rizzini desde o dia que ocupou o Pátio de Coletores de Cultura: aulas de teatro que culminam na apresentação de espetáculos feitos pelas crianças e que hoje fazem parte do programa da escola.

Histórico

O primeiro Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude foi realizado em 2007. Para conhecer os grupos que vieram nas outras onze edições do Festival Internacional Paideia, clique aqui.

Programação

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Data Hora Evento Local
15/0917h00Pré-Festival: Carta de niños - La Negra María (Chile)na Cia. Paideia de Teatro
15/0918h00Pré-Festival: Mesa de Reflexão "Teatro para crianças na América Latina"na Cia. Paideia de Teatro
21/0918h00Pré-Festival: Sonhos (em processo) - Cia Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideiana Cia. Paideia de Teatro
21/0919h00Pré-Festival: Mesa de Reflexão "O direito das crianças", com Stefan Fischer-Fels e Evaristo Martins de Azevedona Cia. Paideia de Teatro
21/0920h00Pré-Festival: Confraternização de preparação para o XIII Festival Paideiana Cia. Paideia de Teatro
24/0910h30O Amigo Fiel - Sobrevento (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
24/0914h00Oficina com Chrystel Guillebeaudna Cia. Paideia de Teatro
24/0915h00O Amigo Fiel - Sobrevento (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
24/0916h00Roda de Conversa sobre o atual cenário cultural brasileirona Cia. Paideia de Teatro
24/0919h00Abertura do XIII Festival Paideiano Sesc Santo Amaro
24/0920h00The Treasure - Co-produção D'haus (Alemanha), Jienkyo Theater Tokyo (Japão) e Cia Paideia de Teatro (Brasil) no Sesc Santo Amaro
24/0921h00Coquetel de abertura com Paola Musattino Sesc Santo Amaro
25/0910h30Pedro e Quim - Cia. Paideia de Teatrona Cia. Paideia de Teatro
25/0915h30Quer mesmo saber? - Cia. Paideia de Teatrona Cia. Paideia de Teatro
25/0915h30Oficina de Pintura a Partir da Experiência Teatral, com Cintia Donatellina Cia. Paideia de Teatro
25/0915h30Oficina "Nos Movendo Juntos", com Teatro Al Vacíona Cia. Paideia de Teatro
25/0910h00Oficina "Laboratório - Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina", com Carolina Sudatino Sesc Interlagos
25/0918h00Oficina "Direitos e desejos", com Birgit Schöneno Centro Cultural da Juventude
25/0918h00Mesa de reflexão: "The war in my head" (A guerra na minha cabeça), com Company-ma Tokyo e JIENKIO Theater Toyo (Japão), Cia. Paideia de Teatro (Brasil) e D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha) no Sesc Santo Amaro
25/0920h00The Treasure - Co-produção D'haus (Alemanha), Jienkyo Theater Tokyo (Japão) e Cia Paideia de Teatro (Brasil) no Sesc Santo Amaro
26/0910h30The Treasure - Co-produção D'haus (Alemanha), Jienkyo Theater Tokyo (Japão) e Cia Paideia de Teatro (Brasil) na Cia. Paideia de Teatro
26/0911h30Mesa de reflexão: "O Teatro para a Primeira Infância", com o grupo Batida (Dinamarca), Teatro Al Vacío (México) e Sobrevento (Brasil)na Cia. Paideia de Teatro
26/0914h00Oficina "Vivência: A presença do ator", com Carlos Simionina Cia. Paideia de Teatro
26/0914h00Pupila d'água - La casa Inciertano Sesc Campo Limpo
26/0914h30Los Yayos - Compagnie de la Casquette (Bélgica) no Sesc Santo Amaro
26/0910h00Oficina "Laboratório - Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina", com Carolina Sudatino Sesc Interlagos
26/0916h00Tengo uma muñeca em el ropero - GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)na Cia. Paideia de Teatro
26/0916h00Pupila d'água - La casa Inciertano Sesc Campo Limpo
26/0918h00Oficina ""Direitos e desejos"", com Birgit Schöne no Centro Cultural da Juventude
26/0918h00Prisão para Liberdade - LUME (Campinas)na Cia. Paideia de Teatro
27/0910h00The Treasure - Co-produção D'haus (Alemanha), Jienkyo Theater Tokyo (Japão) e Cia Paideia de Teatro (Brasil) na Cia. Paideia de Teatro
27/0910h00Los Yayos - Compagnie de la Casquette (Bélgica) no Sesc Santo Amaro
27/0911h30Mesa de reflexão "Um olhar do teatro para a infância no mundo", com Söeren Ovesen (Dinamarca) e o ator e a atriz do Los Yayosna Cia. Paideia de Teatro
27/0910h00Oficina "Laboratório - Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina", com Carolina Sudatino Sesc Interlagos
27/0914h00Oficina "Direitos e desejos", com Birgit Schöne no Sesc Campo Limpo
27/0920h00Tengo uma muñeca em el ropero - GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)no Centro Cultural da Juventude
28/0910h00The smallest story in the world - Teatergruppen Batida (Dinamarca)na Cia. Paideia de Teatro
28/0910h00Oficina "Interação de imagens", com Eric Nowinski (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
28/0910h00Oficina de Dramaturgua Voltada para o Teatro de Crianças e Jovens, com María Inés Falconina Cia. Paideia de Teatro
28/0914h00Pulsar - Teatro al Vácío (México) no Sesc Campo Limpo
28/0916h00Pulsar - Teatro al Vácío (México) no Sesc Campo Limpo
28/0914h00Oficina "Direitos e desejos", com Birgit Schöne no Sesc Campo Limpo
28/0916h00ESTREIA: Sonhos - Cia Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideiano Sesc Interlagos
28/0916h00The smallest story in the world - Teatergruppen Batida (Dinamarca)no Teatro Arthur Azevedo
28/0919h30Festa de Confraternização da Primaverano Centro Cultural da Juventude
29/0910h00Pulsar - Teatro al Vácío (México) na Cia. Paideia de Teatro
29/0911h00Campo - Artefactos Bascos (Cunha-SP)na Cia. Paideia de Teatro
29/0914h00Oficina "Direitos e desejos", com Birgit Schöne no Sesc Campo Limpo
29/0915h00The smallest story in the world - Teatergruppen Batida (Dinamarca)no Sesc Interlagos
29/0916h00Cantata de Pedro y la Guerra - GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)no Teatro João Caetano
29/0916h00Pulsar - Teatro al Vácío (México) no Teatro Arthur Azevedo
29/0915h00Apresentação do vídeo de Carolina Sudatina Cia. Paideia de Teatro
29/0918h00Los Yayos - Compagnie de la Casquette (Bélgica) na Cia. Paideia de Teatro
29/0919h00Encerramento do XIII Festival Paideiana Cia. Paideia de Teatro

Eventos

Carta de niños La Negra María (Chile)*

PRÉ-FESTIVAL

Apresentações

  • 15/09. Domingo, 17h – Paideia

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

50 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia)

Sinopse

Uma peça de teatro familiar que se inspira no olhar de quem viveu sua infância na ditadura chilena, incorporada em cartas e desenhos para seus pais presos ou desaparecidos. A companhia La Negra María fez sua pesquisa através de documentários, livros, fotos e seminários, e encontrou mais de 100 cartas, das quais usou 40. Através delas mergulhou na experiência e no significado racional e emocional que as crianças davam à sua vida na ditadura, com seus pais presos ou desaparecidos. A partir disso criou uma história que conta as vivências e olhares de três amigos, com suas crenças, suas brincadeiras, recordações, fantasias e perguntas.

*Esse espetáculo faz parte da preparação para o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: uma janela para a utopia, e pode ser realizado graças à realização do Itaú Cultural.

Ficha técnica

  • Elenco: Kamila Ferrazzi, Maximiliano Muñoz y Nicolás Valiente
  • Direção: María Sepúlveda
  • Concepção musical e iluminação: Martín Araya
  • Música original: Francisco Pellicer, Benjamín Peciller y Raúl Céspedes
  • Figurinos: Lorena Alvarez
  • Cenografia: Aníbal Ellado
  • Produção: Alejandra Caballero
  • PROYECTO FONDART
  • Foto: Eduardo Jimenez

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The Treasure Company-ma Tokyo, D’Haus Junges Schauspiel e Cia. Paideia de Teatro (Japão, Alemanha e Brasil) *

Apresentações

  • 24 e 25/09. Terça e quarta, 20h – SESC Santo Amaro.
  • 26 e 27/09. Quinta às 10h30 e sexta às 10h – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

No SESC Santo Amaro: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia), R$ 9,00 (credencial plena).

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

Sinopse

“Há uma coisa que se pode encontrar num único lugar no mundo. É um grande tesouro. E o lugar em que este tesouro se encontra é o lugar em que nós nos encontramos” - Martin Buber.
"Guerra" é uma questão de conflitos fora de controle. O "teatro" desde o início tem sido uma questão de "gestão de conflitos" civilizada: o teatro é protagonista e antagonista, o coração do teatro é o conflito e a chance de o público aceitar ou tolerar diferentes opiniões sem violência de maneira divertida.

O espetáculo é baseado na história “O tesouro da ponte”, do filósofo Martin Buber. Nessa co-produção trans-continental entre Company-ma Tokyo, D’Haus Junges Schauspiel e a Cia. Paideia de Teatro, o encontro de culturas e estilos teatrais foi o ponto emergente para uma linguagem de teatro não usual; forte em imagens, música, em linguagem corporal e multilíngüe, a obra atravessa fronteiras para criar novas misturas e perspectivas para o público jovem.

Sobre o Projeto

Esse projeto, que surgiu do desejo de levantar questões a respeito dos sonhos, medos e conflitos da juventude em três continentes, mesclou importantes figuras do cenário artístico japonês, brasileiro e alemão. O diretor Kenjiro Otani, um dos nomes emergentes do Teatro Japonês e que já trabalhou com Kazuo Ohno. O dramaturgo, Stefan Fischer-Fels, diretor artístico de um dos mais importantes teatros para infância e juventude na Alemanha. A coreógrafa Chrystel Gillebaud, que trabalhou com Pina Bausch. O dramaturgo Amauri Falseti, duas vezes premiado pelo Prêmio APCA. A cenógrafa e figurinista Aby Cohen, premiada no International Design Communication Award 2013 por ‘Mix Max Brasil’, no Tropenmuseum, Amsterdam.

*Essa peça faz parte do projeto “The war in my head”, co-produção da Cia. Paideia com Company-ma Tokyo, do Japão e D’Haus Junges Schauspiel, da Alemanha.

Ficha técnica

  • Peça baseada no texto “Sonhos”, de Amauri Falseti
  • Elenco: Ryo Harada, Marie Jensen, Elisa Reichmann de Almeida
  • Diretor: Kenjiro Otani
  • Cenografia e figurino: Aby Cohen
  • Coreografia: Chrystel Guillebeaud
  • Música: Takuji Aoyag
  • Dramaturgista: Sylvia Sobottka
  • Foto: Thomas Rabsch

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Sonhos (Estreia!) Cia. Paideia e Núcleo de Vivência Teatral*

Apresentações

  • 21/09. Sábado, 18h. Trabalho em processo – Paideia
  • 28/09. Sábado, 16h. ESTREIA! – SESC Interlagos

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: Gratuito

No SESC Interlagos: Gratuito com retirada de ingressos na unidade, no mesmo dia.

Sinopse

“Um velho rabino chamado Eisik, filho de Jekel, e que morava na Cracóvia, teve um sonho no qual lhe davam a ordem precisa de ir até Praga. Lá, sob a grande ponte que levava a castelo do rei, ele descobriria com toda certeza um tesouro. O rabino rechaçou este sonho e procurou esquecê-lo. Mas o sonho o perseguiu insistentemente, a tal ponto que o rabino finalmente se pôs a caminho. Em Praga, a grande ponte era vigiada dia e noite por temíveis sentinelas, de modo que o rabino não teve coragem de procurar o tesouro. Mas, como não parava de andar nas imediações da ponte, acabou por atrair a atenção de um capitão que lhe perguntou em tom severo o que estava fazendo ali. De modo bastante ingênuo, o rabino contou o motivo da sua viagem, quer dizer, o seu sonho que insistia em persegui-lo. O oficial pôs-se a rir jogando a cabeça para trás e debochando do rabino. - Um sonho! – espantou-se ele. – Teve esse trabalho todo por causa de um sonho? - Sim – disse o rabino - por causa de um sonho...” (Texto do livro “Histórias de um Rabi”, história “O tesouro da ponte”, de Martin Buber)

“Por causa de um sonho” foi o mote, o desencadeador de todo o texto e da montagem do espetáculo “Sonhos”. No contado direto com jovens do Núcleo de Vivência Teatral, a partir de discussões e improvisações o espetáculo foi ganhando formas e se desenvolvendo na busca das respostas para: Teve esse trabalho todo por causa de um sonho? Sim, todo um trabalho de criação e reflexão para responder; Para onde vou? O que eu quero? Quem sou eu? Qual é o meu sonho? Perguntas estas que continuam vivas por gerações e gerações... As cenas respondem e abrem outras tantas perguntas a partir da vida do jovem de nosso tempo. *Essa peça faz parte do projeto “The war in my head”, co-produção da Cia. Paideia com Company-ma Tokyo e JIENKIO Theater Toyo, do Japão e D’Haus Junges Schauspiel, da Alemanha.

Sobre o Grupo

Há 21 anos a Paideia se dedica a fazer teatro para crianças e jovens. Uma vocação que o tempo e o trabalho aperfeiçoaram, e cujo sentido se faz mais presente a cada dia. Ao longo dessas duas décadas, a linguagem teatral foi estudada e praticada com o fim estético de elaboração do objeto artístico a partir da necessidade premente de encontrar os meios com os quais dialogar com a criança e o jovem através da arte. Mesmo passados 21 anos de labor diário com a infância e a juventude, os mistérios que guardam jamais deixam de surpreender. A Cia. Paideia tem participado de festivais ao redor do mundo e consolidado importantes parcerias com países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Suíça, entre outros. Ao longo do XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, o público poderá assistir à ultima co-produção entre Brasil, Alemanha e Japão, “The Treasure” e “Sonhos”, que fazem parte do projeto The war in my head.

Ficha técnica

  • Texto e Direção Geral: Amauri Falseti
  • Direção de Cena: Cia. Paideia
  • Direção Musical: Elisa Reichmann, Margot Lohn Kullock e Rogério Modesto
  • Cenário e Figurino: Aglaia Pusch e Birgit Schöne
  • Iluminação: Rogério Modesto
  • Elenco: Cia. Paideia e Núcleo de Vivência Teatral
  • Foto: Hans Marin Florez

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Los Yayos Compagnie de La casquette (Bélgica)

Apresentações

  • 26/09. Quinta, 14h30 – SESC Santo Amaro
  • 27/09. Sexta, 10h00 – SESC Santo Amaro
  • 29/09. Domingo, 18h – Paideia

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

45 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

No SESC Santo Amaro: R$ 17,00 (inteira), R$ 8,50 (meia), R$ 5,00 (credencial plena).

Sinopse

Ao passarem pela porta, dois velhinhos se perdem em um lugar improvável. Eles estão condenados a sofrer as regras. Música e efeitos sonoros transformam cada um deles em um cha cha cha, em um tango, numa valsa clownesca. Revigorados, encontrarão no tempo de uma dança, sua juventude perdida. Um último encontro de amor que eles nos deixam como herança. “... não podemos recuperar o que já dançamos” “que não nos tirem a dança”

Sobre o Grupo

A Compagnie de la Casquette é uma companhia de teatro dedicada principalmente ao público jovem.Foi fundada em 1983 por Philippe Jolet, Gérard Corbion, Luc Devreese e Isabelle Verlaine, todos do Théâtre des Jeunes na cidade de Bruxelas. A Compagnie de la Casquette projeta espetáculos diversificados que buscam despertar a sensibilidade, o humor, a imaginação do espectador, bem como seu olhar, seu espírito crítico diante da complexidade do mundo e das relações humanas. Embora às vezes desenvolva temas difíceis, a Cia. conduz seu trabalho longe de qualquer objetivo ou finalidade pedagógica. As apresentações são concentradas principalmente no circuito escolar, onde crianças de qualquer condição podem ter acesso igual à cultura. A companhia também atua em programas voltados para toda a família que tornam o teatro um lugar onde diferentes gerações se reúnem. Ela acredita que é nesse contexto, diante de um público aberto, que seu trabalho faz mais sentido, que pode ter o melhor impacto, a melhor ressonância.

Ficha técnica

  • Direção: Pierre Richards
  • Texto: Isabelle Verlaine, Miguel Camino and Pierre Richards
  • Composição musical: Josselin Moinet
  • Iluminação: Guy Thérache
  • Figurino: Catherine Somers
  • Elenco: Isabelle Verlaine e Miguel Camino
  • Músico: Josselin Moinet
  • Técnico e músico: Mehdi Missoumi
  • Foto: Valerie Burton

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O Amigo Fiel Sobrevento (São Paulo)

Apresentações

  • 24/09. Terça, 10h30 e 15h – Paideia

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

55 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: Gratuito

Sinopse

João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar parta o céu e para as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho. O dono do moinho pede muitos favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel. Gosta de falar sobre os princípios da amizade, utilizando habilmente argumentos que defendem as obrigações que um amigo, que se diz fiel, deve ter com o outro. João, que nada tem além de seu jardim, aprecia muito as palavras do amigo e faz de tudo para agradá-lo, sem nunca pedir-lhe nada em troca. Já o dono do moinho nunca oferece a João nada além de seus ensinamentos sobre o valor da verdadeira amizade, por ser uma pessoa muito ocupada e por acreditar que um homem cresce na dificuldade e, portanto, o mais indicado, segundo seus princípios, é deixar alguém que enfrenta um problema – por mais sério que seja – resolvê-lo com seus próprios meios.

Sobre o Grupo

Fundado no Rio de Janeiro em 1986, o Grupo Sobrevento transferiu-se do Rio de Janeiro para São Paulo há mais de vinte anos, em função da quantidade de atividades que a cidade lhe requeria. Fundou, em 2009, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. O Sobrevento é, hoje, um dos grupos teatrais mais destacados e atuantes do país. Desde sua fundação, em 1986, realizou mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco mais do que dia sim, dia não, por 30 anos”, diz Sandra Vargas. “Criamos mais de 20 espetáculos e mantemos 16 em repertório. Temos realizado muitos festivais internacionais de teatro de bonecos e de animação, buscando multiplicar e desenvolver o Teatro de Animação, o Teatro de Objetos, o Teatro para a Infância e a Juventude, o Teatro para Bebês, bem como diferentes expressões teatrais contemporâneas”. Há nove anos produz “Primeiro olhar: Festival Internacional de Teatro para bebês”.

Ficha técnica

  • Criação: Grupo Sobrevento
  • Texto: Oscar Wilde
  • Direção e dramaturgia: Sandra Vargas
  • Assistência de direção: Lourenço Cherubini
  • Atores-manipuladores: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini e Liana Yuri
  • Músicas originais e direção musical: William Guedes
  • Figurinos: João Pimenta
  • Cenografia: Luiz André Cherubini
  • Iluminação: Renato Machado
  • Preparação corporal e coreografias: Sueli Andrade
  • Concepção dos bonecos: Agnaldo Souza, Mandy e Sandra Vargas
  • Confecção dos bonecos: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini, Liana Yuri e Mandy
  • Concepção e confecção de Adereços: Sueli Andrade e Mandy
  • Técnico de iluminação e som: Marcelo Amaral
  • Foto: Arô Ribeiro
  • Direção de produção e assessoria de comunicação: Maurício Santana

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Pedro e Quim Cia. Paideia (São Paulo)

Apresentações

  • 25/09. Quarta, 10h30 – Paideia

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: Gratuito

Sinopse

Pedro e Quim narra a história de amizade e confidência entre dois irmãos. Eles gostam de conversar à noite, quando Pedro conta a Quim histórias, mas Quim quer saber outras coisas: por que a mãe deles tem chorado todos os dias. E por que o pai tem de subitamente ir viajar, e por que Pedro também tem de se mudar. O texto aborda sutilmente complexidades específicas de momentos históricos e também questões que incidem sobre a vida de todas as crianças: a dificuldade de serem ouvidas, a violência na escola, a falta que sentem de seus pais quando estes não podem estar presentes. Mas também revela as forças que elas encontram à sua disposição: a fantasia, as histórias que as fortalecem, a esperança, o apoio dos familiares. A peça é inspirada na história real de uma família judia alemã que imigrou para o Brasil em 1938.

A peça Pedro e Quim recebeu o Prêmio APCA 2018 Teatro Infantojuvenil, Grande Prêmio da Crítica, por ser um espetáculo “que muito bem explorou o conceito de diversidade étnica, assim como bullying, tolerância e respeito”. A peça também é finalista no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Pedro e Quim foi indicado em três categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Texto Original e Melhor Ator (Rogério Modesto).

O espetáculo Pedro e Quim participa do Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem.

Sobre o Grupo

Há 21 anos a Paideia se dedica a fazer teatro para crianças e jovens. Uma vocação que o tempo e o trabalho aperfeiçoaram, e cujo sentido se faz mais presente a cada dia. Ao longo dessas duas décadas, a linguagem teatral foi estudada e praticada com o fim estético de elaboração do objeto artístico a partir da necessidade premente de encontrar os meios com os quais dialogar com a criança e o jovem através da arte. Mesmo passados 21 anos de labor diário com a infância e a juventude, os mistérios que guardam jamais deixam de surpreender. A Cia. Paideia tem participado de festivais ao redor do mundo e consolidado importantes parcerias com países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Suíça, entre outros. Ao longo do XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, o público poderá assistir à ultima co-produção entre Brasil, Alemanha e Japão, “The Treasure” e “Sonhos”, que fazem parte do projeto The war in my head.

Ficha técnica

  • Texto e Direção: Amauri Falseti
  • Assistência de direção: Ana Luiza Junqueira
  • Direção musical: Margot Lohn Kullock
  • Cenário e figurinos: Aby Cohen
  • Iluminação: Wagner Freire
  • Elenco: Aglaia Pusch, Rogério Modesto e Valdênio José
  • Tradução legenda: Carolina Chmielewski e Jess Marcotte
  • Foto: Rafael Steinhauser

Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem

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Quer mesmo saber? Cia. Paideia (São Paulo)

Apresentações

  • 25/09. Quarta, 15h30 – Paideia

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

Sinopse

Três narradoras convidam o público a viajar por tempos antigos, fantásticos, numa época em que os animais ainda falavam e a discórdia podia ser vista semeando suas sementes. Tempo, assim como o nosso, em que o Homem buscava, através da experiência, respostas para suas angústias, dúvidas, curiosidades. Quer mesmo saber? Nesse espetáculo as crianças são convidadas a participar de uma experiência que engloba vários aspectos da arte teatral: cenário, música, figurino, jogos. Antes e depois da peça poderão ver e interagir com o universo do teatro, que se desmembra em tantas outras artes

Sobre o Grupo

Há 21 anos a Paideia se dedica a fazer teatro para crianças e jovens. Uma vocação que o tempo e o trabalho aperfeiçoaram, e cujo sentido se faz mais presente a cada dia. Ao longo dessas duas décadas, a linguagem teatral foi estudada e praticada com o fim estético de elaboração do objeto artístico a partir da necessidade premente de encontrar os meios com os quais dialogar com a criança e o jovem através da arte. Mesmo passados 21 anos de labor diário com a infância e a juventude, os mistérios que guardam jamais deixam de surpreender. A Cia. Paideia tem participado de festivais ao redor do mundo e consolidado importantes parcerias com países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Suíça, entre outros. Ao longo do XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, o público poderá assistir à ultima co-produção entre Brasil, Alemanha e Japão, “The Treasure” e “Sonhos”, que fazem parte do projeto The war in my head.

Ficha técnica

  • Texto e direção: Amauri Falseti
  • Assistência de direção: Valdênio josé
  • Direção musical: Margot Lohn Kullock
  • Cenário e figurinos: Aglaia Pusch
  • Iluminação: Rogério Modesto
  • Elenco: Ana Luiza Junqueira, Elisa Almeida e Suzana Azevedo
  • Tradução legenda: Hans Marin Florez
  • Foto: Hans Marin Florez

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Prisão para Liberdade LUME (Campinas)

Apresentações

  • 26/09. Quinta, 18h – Paideia

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

100 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

Sinopse

Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Sobre o Grupo

O LUME é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

Ficha técnica

  • Concepção e atuação: Carlos Simioni
  • Apoio administrativo: Giselle Bastos
  • Design gráfico e fotos: Arthur Amaral
  • Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave
  • Realização: LUME Teatro

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Tengo una muñeca en el ropero GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)

Apresentações

  • 26/09. Quinta, 16h – Paideia
  • 27/09. Sexta, 20h – Centro Cultural da Juventude

Indicação etária

A partir de 15 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

No Centro Cultural da Juventude: Gratuito

Sinopse

Julián tem que mudar seu guarda roupa, aquele que usava quando era pequeno e no qual muitos de seus tesouros e segredos (não tão secretos assim) estão guardados: a bola de futebol, a camiseta de basquete, as revistas do Batman, a Barbie que roubou de sua irmã e que para escondê-la teve que embrulhá-la em um casaco e deixar na prateleira mais alta, porque brincar com bonecas era algo proibido. Através dos objetos da sua infância que vai encontrando, Julián reconstrói os momentos de sua vida em que teve que enfrentar sua homossexualidade frente sua família e seus amigos.

Sobre o Grupo

O GTBA (Grupo de Teatro “Buenos Aires”) é um grupo de teatro independente, que desenvolve seu trabalho com o apoio institucional da Universidad Popular de Belgrano. Desde sua fundação, em 1983, estreou vinte e três espetáculos para crianças. A busca foi a de um teatro de autor, com conteúdos que apelassem aos interesses profundos da criança, com temáticas ligadas à sua experiência e nível de maturidade, e a possibilidade de identificação fosse a regra que guiasse a ação no palco. Um teatro para crianças que valorizasse a palavra como elemento essencial da comunicação humana, base de toda a história teatral que é a base da nossa cultura.

Ficha técnica

  • Texto: María Inés Falconi
  • Direção: Carlos de Urquiza
  • Assistente de direção: Elena Zago
  • Elenco: Julián Sierra
  • Figurino: Endi Ruiz
  • Vídeo: Julián Carschenboim e Santiago Squadroni
  • Fotografia: Antú Martín

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The smallest story in the world Teatergruppen Batida (Dinamarca)

Apresentações

  • 28/09. Sábado, 10h – Paideia
  • 28/09. Sábado, 16h – Teatro Arthur Azevedo
  • 29/09. Domingo, 15h – SESC Interlagos

Indicação etária

de 1 ano e meio a 4 anos

Duração

35 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

No Teatro Arthur Azevedo: Gratuito

No SESC Interlagos: Gratuito com retirada de ingressos na unidade, no mesmo dia.

Sinopse

Está escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pingüim que pode assobiar de cabeça para baixo. O pingüim come cinco peixes no café da manhã e fala fluentemente pingüinês. E a propósito, ele fez sua casa em uma bota de borracha... Bem, você tem que morar em algum lugar, não é? Será que os dois vão caber? No palco há uma gaita, uma trombeta, todos os tipos de instrumentos de cordas, dois atores-músicos charmosos, assim como o pequenino livro que os pequenos membros da plateia podem levar para casa e mostrar para seus conhecidos.

Sobre o Grupo

Grupo Batida, um conjunto vibrante e colorido de atores musicais. Desde o início, há mais de 30 anos, a Companhia de Teatro Batida manteve como princípio integrar música ao vivo e movimento em pé de igualdade com o texto. Toda a música é executada ao vivo, é visível e muitas vezes encenada da mesma maneira que a coreografia está presente na dança: como uma forma de expressão por si só. O Grupo Batida desenvolveu o seu próprio estilo teatral de interação única e, ao longo do tempo, criou uma vasta gama de espetáculos, abordando todos os grupos etários – inclusive o de adultos. https://batida.dk/en/

Ficha técnica

  • Texto: Soeren Ovesen
  • Direção: Soeren Ovesen
  • Cenografia e figurino: Trine Holtoug
  • Música original: Per Thomsen
  • Elenco: Per Thomsen e Danay Anaya Blanco
  • Foto: Ditte Valente

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Pulsar Compañia Teatro al Vacío (México)

Apresentações

  • 28/09. Sábado, 14h e 16h – SESC Campo Limpo
  • 29/09. Domingo, 10h – Paideia
  • 29/09. Domingo, 16h – Teatro Arthur Azevedo

Indicação etária

De 0 a 2 anos

Duração

30 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

No Teatro Arthur Azevedo: Gratuito

No SESC Campo Limpo: Gratuito com retirada de ingressos na unidade 1 hora antes do espetáculo.

Sinopse

A assembleia propõe uma experiência extraordinária, um evento de convívio, um evento espontâneo. O jogo começa com elementos simples que transcendem seus significados ou símbolos. Uma dramaturgia de ações e imagens onde os atores atuam de forma confiável e segura. Convidam os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil. O trabalho acontece no nível do solo e a partir da causalidade, os atores envolvidos interagem com a matéria, transformando o espaço.

Sobre o Grupo

Há 11 anos a companhia cria propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus, tem apresentado em escolas, praças públicas e espaços alternativos na Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Turquia, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia, China, Japão, Coréia do Canadá e Estados Unidos da América. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de intervenções plásticas para crianças e suas famílias.

Ficha técnica

  • Criaçao: José Agüero y Adrián Hernández
  • Figurino: Mauricio Ascencio
  • Música original: Camila Romero Lema
  • Produção: Compañía Teatro al Vacío
  • Foto: David Orta

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Cantata de Pedro y la Guerra GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)

Apresentações

  • 29/09. Domingo, 16h – Teatro João Caetano

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

No Teatro João Caetano: Gratuito

Sinopse

A guerra não é só uma série de imagens selecionadas que a televisão mostra. A guerra, para quem transita por ela, é uma experiência dolorosa, angustiante e desoladora. O povoado onde vive Pedro sofre uma guerra que não compreende, gerada por interesses muito distantes dos seus. Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e à inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, propõe que se mantenham despertos e atentos inventando histórias. Não somente o afeto salva Pedro de sucumbir, mas também as palavras, que lhe dão a possibilidade de seguir vivendo depois do desastre.

Sobre o Grupo

O GTBA (Grupo de Teatro “Buenos Aires”) é um grupo de teatro independente, que desenvolve seu trabalho com o apoio institucional da Universidad Popular de Belgrano. Desde sua fundação, em 1983, estreou vinte e três espetáculos para crianças. A busca foi a de um teatro de autor, com conteúdos que apelassem aos interesses profundos da criança, com temáticas ligadas à sua experiência e nível de maturidade, e a possibilidade de identificação fosse a regra que guiasse a ação no palco. Um teatro para crianças que valorizasse a palavra como elemento essencial da comunicação humana, base de toda a história teatral que é a base da nossa cultura.

Ficha técnica

  • Texto: María Inés Falconi
  • Encenação e direção geral: Carlos de Urquiza
  • Música original: Carlos Gianni
  • Elenco: Marcelo Balaá, Graciela Bravo, Claudio Provenzano, Julián Sierra
  • Músico: Luis María Aguilar
  • Figurino: Lucía de Urquiza
  • Cenografia: Carlos di Pasquo
  • Iluminação: Alejandro Le Roux
  • Preparação vocal: Martín Sacco
  • Montagem e criação de vídeo: Gustavo Antonio

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Pupila D'Água La Casa Incierta (Brasília – DF)

Apresentações

  • 26/09. Quinta, 14h e 16h – SESC Campo Limpo

Indicação etária

De 0 a 4 anos

Duração

30 minutos

Ingresso

No SESC Campo Limpo: Gratuito com retirada de ingressos na unidade 1 hora antes do espetáculo.

Sinopse

A peça trata e uma composição com varias camadas ou níveis de aproximação do universo da emoção da primeira infância. Momentos como nascimento, a decisão heróica de se assumir o destino, ou a intensidade de se viver, entrelaçam-se sutilmente com uma estória simples narrada através de um poema, de um gesto ou de um alento. O poema conta uma estória que se encontra sempre em outro nível de profundidade, um pouco mais além de um lugar alcançado. Durante o sono, uma menina solitária que não consegue se expressar, sonha com uma estrela cadente que se transforma em uma gota de orvalho e cai em sua face. Ao acordar, ela crê que as gotas são suas próprias lágrimas e uma forte emoção a empurra, fazendo com que saia da proteção de cristal que a rodeia. Espetáculo vencedor do prêmio FETEN (2005), na Espanha, e menção honrosa pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude), no Canadá, pelo caráter inovador do projeto.

Sobre o Grupo

Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia desenvolveu um repertório de inúmeras criações e atividades artísticas, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. A companhia é residente em Brasília desde 2013 e desenvolve uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância. Realiza a curadoria e a produção do Festival Primeiro Olhar – Arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaborou na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu em Washington o prêmio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

Ficha técnica

  • Texto e direção: Carlos Laredo
  • Elenco: Clarice Cardell e Fernanda Cabral
  • Composição musical: Queyi e Fernanda Cabral
  • Figurino: Val Barreto
  • Iluminação: Carlos Laredo
  • Preparação das atrizes: Irina Kollberskaya
  • Produção: La Casa Incierta

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Campo Artefactos Bascos (Cunha-SP)

Apresentações

  • 29/09. Domingo, 11h – Paideia

Indicação etária

De 0 a 7 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Na Cia. Paideia de Teatro: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

Sinopse

É o segundo trabalho do artista basco Ieltxu Ortueta pensado para crianças. Vamos explorar modos de nos relacionar com materiais (pedra, galhos, papel), com o espaço e com o outro, em um jogo aberto de experimentação afetiva que parte de princípios das artes visuais, do design gráfico e da performance, e ao mesmo tempo propõe: observar, compor, construir e brincar. Crianças e seus familiares são convidados a participar juntos dessa experiência.

Sobre o Artista

Ieltxu Ortueta é artista performer, designer gráfico e historiador da arte. Basco, mora no Brasil faz 15 anos. Estreou em 2016 no Festival Mirada a performance FLOU!, que continua realizando até hoje. Foi selecionado para o AAG 2019 (ASSITEJ Artistic Gathering, na Noruega) como representante Latino Americano. Em 2017 desenvolveu o projeto CHÃO (laboratório de artes performáticas para crianças do meio rural) na cidade de Cunha, onde reside, e onde durante 8 meses , com participação de artistas convidados, desenvolveu a pesquisa em escolas rurais. <www.artefactosbascos.com/>

Ficha técnica

  • Criação, performance e espaço de jogo: Ieltxu Ortueta
  • Criação sonora: Gil Fuser
  • Produção: Artefactos Bascos
  • Foto: Mario Ladeira e Husam Adin Hazimeh

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Coquetel de Abertura e Performance de Paola Musatti

Data

  • 24/09. Terça, 21h – SESC Santo Amaro

Indicação etária

Aberto a todos

Duração

60 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

Abertura do XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia. Com a tradicional intervenção da palhaça Manela (Paola Musatti), o público é convidado a participar ativamente dessa comemoração que há treze anos festeja o teatro para a infância e juventude.

Paola Musatti é atriz formada pela -EAD- Escola de Arte Dramática ECA-USP, em 1997. Fundou em 1992 a cia Cênica Nau de Ícaros trabalhando como palhaça ao lado de Fernando Sampaio, por 4 anos. Em 1997 passa a integrar o elenco dos Doutores da Alegria trabalhando até hoje nos Hospitais de São Paulo como a Bestreirologista Dra. Manela. Em 2001 a convite de César Gouvêa e Marcio Ballas é a primeira palhaça a integrar o início das pesquisas no quintal do Clube de Regatas Cotoxó que deu início ao espetáculo Jogando no Quintal. Em 2005, ao lado de Vera Abbud, fundam a cia Pelo Cano. Em cinema atuou em Doutores da Alegria o Filme, de Mara Mourão, vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Brazilian Film Festival of New York 2002. Em televisão passa a integrar no ano de 2014 a equipe do Programa do "Quintal da Cultura" na TV Cultura sob a direção de Bete Rodrigues.

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Oficina de Pintura a Partir da Experiência Teatral, com Cintia Donatelli

Data

  • 25/09. Quarta, 15h30 – Paideia

Público

De 9 a 13 anos

Duração

90 min.

Ingresso

R$ 10,00 (valor único)

Descrição

A partir de uma história contada as crianças trabalharão pinturas de paisagens lúdicas e personagens com tinta acrílica. As crianças que desejarem poderão deixar duas obras expostas durante o festival.

Cíntia Donatelli é artista plástica formada na Escola Panamericana de Artes, em Psicologia e Pedagogia Waldorf. Trabalhou como professora na ONG Alquimia e ministrou oficinas de pintura para os professores dessa ONG. Produziu cartazes para peças da Cia. Paideia, além de oferecer oficinas para jovens e crianças do projeto da companhia.

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Oficina “Direitos e Desejos”, com Birgit Schöne

Data

  • 25 e 26/09. Quarta e quinta, das 18h às 20h – Centro Cultural da Juventude
  • 27, 28 e 29/09. Sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h – SESC Campo Limpo

Público

A partir de 10 anos

Duração

240 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

Partindo da Declaração do Direito das Crianças, a artista Birgit Schöne irá coordenar uma intervenção plástica no espaço do CCj e do SESC Campo Limpo. Tendo como motivação inicial o direito que toda criança tem de ser respeitada, acolhida e amada as crianças e jovens da oficina irão expressar no espaço seus desejos, transformando em arte plástica a voz da infância e da juventude.

Birgit Schöne (Berlin - Alemanha): Cenógrafa e figurinista. Estudou na Academia de Arte em Berlim. Trabalhou desde 1988 em diversos teatros e também para a televisão. Participou de produções fora de Berlin com Armin Petras e Frank Panhans em Frankfurt/Oder, Leipzig, Graz, Dusseldorf,Tailândia e Colômbia. Também trabalhou na área das artes plásticas e criou, além de centenas de cartazes de teatro e ilustrações de livros, muitas fachadas de ruas, casas e esculturas coloridas para espaços públicos e foyer de teatros.

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Oficina de Expressão Corporal, com Chrystel Guillebeaud

Data

  • 24/09. Terça, 14h – Paideia

Público

A partir de 14 anos

Duração

120 min.

Ingresso

R$ 20,00 (regular) e $ 5,00 (alunos do curso de Vivência Teatral)

Descrição

A oficina tem como objetivo pesquisar com os participantes como enriquecer a criatividade de sua linguagem corporal e transformar movimentos cotidianos concretos em uma linguagem de dança mais abstrata. Onde podemos buscar inspiração e abrir nosso vocabulário de movimento? Quais ferramentas podemos usar para alcançá-lo? A precisão do movimento e a musicalidade física da artista - que desempenharam um papel importante em sua longa carreira com o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch - também serão abordadas em seu trabalho.

Chrystel nasceu em Paris em 26 de julho de 1971. Estudou Ballett com Daniel Franck, Gilbert Meyer da Opéra de Paris, Jazz Moderno com Raza Hammadi, Dança Contemporânea e Tai Chi. Estudou artes plásticas no Musée des Arts Déco de Paris. 1995-2000 foi membro permanente do Wuppertal Tanztheater de Pina Bausch. Ela aparece no filme de Wim Wenders: PINA nomeada para o Oscar. Em 2006 recebeu pelo seu trabalho coreográfico o prêmio de patrocínio dos Museus Eduard Von der Heydt. Foi professora de formação no teatro regional de Münster e ministra formação corporal para os actores do Teatro de Düsseldorf, onde trabalhou também como Coreógrafa para várias produções.

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Oficina "Nos Movendo Juntos", com Teatro Al Vacío

Data

  • 25/09. Quarta, 15h30 – Paideia

Público

Crianças de 9 a 13 anos e seus acompanhantes

Duração

90 min.

Ingresso

R$ 10,00 (valor único)

Descrição

Está aí? Tem alguém aí? Pode me ver? Me entende? Me escolhe? Estas são perguntas fundamentais que surgem ao construirmos enlaces afetivos. Esta oficina propõe um espaço de encontro através da linguagem corporal que amplia, reforça ou gera vínculos que contribuem para a construção da subjetividade, individual ou coletiva. Uma experiência de jogo que gera comunicação e empatia.

Há 11 anos a companhia cria propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus, tem apresentado em escolas, praças públicas e espaços alternativos na Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Turquia, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia, China, Japão, Coréia do Canadá e Estados Unidos da América. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de intervenções plásticas para crianças e suas famílias.

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Oficina "Vivência: A Presença do Ator", com Carlos Simioni

Data

  • 26/09. Quinta, 14h – Paideia

Público

A partir de 14 anos.

Duração

120 min.

Ingresso

R$ 20,00 (regular) e $ 5,00 (alunos do curso de Vivência Teatral)

Descrição

Será trabalhada a construção do campo magnético do corpo do ator através da dilatação corporal e uso direcionado das forças, contenção e distribuição de energia.

Ator – pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.

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Oficina de Dramaturgia Voltada para o Teatro de Crianças e Jovens, com María Inés Falconi

Data

  • 28/09. Sábado, 10h – Paideia

Público

Indicada para atores, diretores, escritores e estudantes de teatro.

Duração

120 min.

Ingresso

R$ 20,00 (regular) e $ 5,00 (alunos do curso de Vivência Teatral)

Descrição

A oficina de Dramaturgia voltada para o Teatro de Crianças e Jovens abordará principalmente a análise dos elementos da escrita dramática aplicada aos trabalhos que os participantes desenvolverem durante a oficina. As propostas práticas consistem em exercícios de escrita sobre diferentes signos.

María Inés Falconi é escritora especializada em literatura e dramaturgia para crianças e jovens. Estreou e publicou mais de 50 peças na Argentina e em outros países de língua espanhola. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o Prêmio Argentores e o Prêmio Fondo Nacional de las Artes. É membro fundador da ATINA (Associação de Teatristas Independentes para Crianças e Jovens) e vice presidente da ASSITEJ Internacional.

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Oficina "Laboratório - Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina", com Carolina Sudati

Data

  • 25, 26 e 27/09. Quarta, quinta e sexta, das 10h às 16h – SESC Interlagos

Público

Oficina exclusiva para os participantes do Programa Juventudes do Sesc Interlagos.

Duração

180 min.

Ingresso

No SESC Interlagos: Gratuito

Descrição

Neste Laboratório serão abordados alguns dos parâmetros utilizados no desenvolvimento da performance Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina, onde caminhamos no sonho de poder mudar de espécie graças à interação com objetos vestíveis produzidos com materiais orgânicos do Reino Vegetal. Para esta interação concentraremos energias em explorar o olhar sobre materiais e o entorno natural, além de trabalhar com manufaturas de objetos vestíveis, apêndices ou dispositivos de ampliação do movimento. É uma prática para criar um corpo mais biônico, mas no sentido de ativar percepções de sensibilidade possibilitando-nos ser mais atentos, afetivos e acolhedores. Em uma instância mais ampla, buscamos a ampliação de nossa percepção para a importância dos entornos verdes e dos espaços de reconexão com a natureza, integrando-nos com seus ritmos, fundamentais à nossa existência.

A apresentação da finalização da oficina “LABORATÓRIO - EXPERIMENTO CYBORG MULHER-PLANTA-MÁQUINA” será realizada no dia 29/09, domingo, às 15h na Paideia

Carolina Sudati é artista da performance. Tem se dedicado à investigação da relação entre corpo e movimento com elementos vestíveis como uma extensão do espaço. Por meio do ateliê móvel "Translúcida Bruta", busca explorar coletivamente a potência do saber manufatureiro, o ritual como prática de artesania e a limitação como pulsão de expansão do corpo e percepção. É artista residente do "Programa de Residência Artística" e de pesquisa no "Obras em Construção" da Associação Cultural Casa das Caldeiras.

Com a participação de: José Barrichello é multi-instrumentista e pesquisador. Produz sons e texturas com o intuito de criar ambientes de contato interior profundos, utilizando a incorporação das linguagens orientais. Co-produziu e atuou nos discos das bandas Jennifer Lo.fi, Valério, Gata Pirâmide, Casca Instrumental e Babélico. Atualmente se dedica à divulgação de seu recém lançado trabalho autoral, "Presença".

Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina integra o projeto wu-wei //crise com a concepção geral de Carolina Sudati através da sua zona de compartilhamento Translúcida /Bruta associada a João Godoy (PhD) na biopoética e ecologia vegetal, Leo Ceolin na interlocução em design de materialidades, José Bárrickelo na intervenção sonora e imagens de Mayra Azzi. O projeto foi desenvolvido no Programa de Residência Artística e de Pesquisa Obras em Construção da Associação Cultural Casa das Caldeiras e contou com uma imersão no 18º Festival Arte Serrinha.

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Oficina de "Atuação Criativa em Interação com Imagens", com Eric Nowinski

Data

  • 28/09. Sábado, 10h – Paideia

Público

A partir de 14 anos

Duração

120 min.

Ingresso

R$ 20,00 (regular) e $ 5,00 (alunos do curso de Vivência Teatral)

Descrição

Oficina para atores, artistas visuais, cenógrafos, estudantes de artes cênicas, que trabalharão conjuntamente sob a ideia da interação entre objetos ampliados em projeção, sombras e materiais manipuláveis, em atuação e criação de esboços de cenas.

Eric Nowinski é ator, diretor, professor e iluminador. Iniciou no Teatro sob orientação de Célia Helena, no início dos anos 80. Em sua formação, teve a oportunidade de trabalhar com Antunes Filho, Fauzi Arap e José Celso Martinez Corrêa, entre outros. Como ator, integrou diversos coletivos importantes da cena paulista, como o Grupo Tapa, Teatro Ventoforte e Companhia do Feijão. É também consultor artístico e iluminador do grupo AS MENINAS DO CONTO, para o qual co-dirigiu com Simone Grande o espetáculo “Bruxas, bruxas e mais bruxas” (2011). Estreou 2012 o espetáculo “A Linha Mágica", primeira produção da FABULOSA COMPANHIA, pelo qual recebeu os premio APCA e FEMSA de melhor direção em Teatro infantil. Em 2014, dirigiu “O Sonho de Jeronimo” também premiado pela APCA e FEMSA em diversas categorias.

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Mesa de Reflexão: "Teatro para crianças na América Latina"

PRÉ-FESTIVAL

Data

  • 15/09. Domingo, 18h – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

80 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

A mesa pretende discutir o teatro que é feito hoje para crianças na América Latina. Serão abordados os temas destinados a esse público, as várias linguagens teatrais usadas para criar um diálogo direto com a infância nessa região e as políticas públicas destinadas a esse tipo de arte.

Convidados

  • Maria Paz Sepúlveda (Chile)- Atriz, Psicóloga, Mestre em Direito e Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Fundadora da Companhia La Negra María Teatro, Presidente Associação TE VEO ASSITEJ CHILE artes cênicas para crianças e jovens, Diretora Executiva da Feira Iberoamerica de Artes Cênicas FITA CHILE para crianças e jovens.

  • Luvel Garcia Leyva (Cuba)- Luvel Garcia Leyva é pedagogo, crítico e pesquisador teatral. Doutorando do Programa de Pós-graduação Artes Cênicas (PPAC) da ECA/USP. Possui Mestrado em Artes pelo Programa de Pós-graduação Artes Cênicas, Área de Concentração Pedagogia Teatral da Universidade de São Paulo (2015). Possui graduação em Arte Teatral perfil teatrologia na Faculdade de Artes Cênicas do Instituto Superior da Arte de Cuba (2004) bem como Diplomado em Trabalho Comunitário na Educação Popular na Associação de Pedagogos de Cuba (2007). Tem trabalhado no campo da Cooperação Internacional em projetos de desenvolvimento cultural e educativo infantil e juvenil.

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Mesa de Reflexão: "O direito das crianças"

PRÉ-FESTIVAL

Data

  • 21/09. Sábado, 19h – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

80 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

A mesa pretende discutir o direito das crianças em relação ao teatro e à arte. No Brasil, falar em arte como direito pode chegar a ser chocante devido à falta de tantos direitos básicos e primordiais. Porém, a proposta da mesa, é justamente gerar o debate em torno da importância da arte na vida de uma criança, ainda que faltem tantos outros direitos, esse não pode ser tratado como algo supérfluo.

Convidados

  • Stefan Fischer-Fels (Alemanha) - nasceu em 1964 em Berlim. Diretor Artístico desde o verão de 2016 e parte da equipe principal da Düsseldorfer Schauspielhaus com o Generalintendant Wilfried Schulz. Foi Diretor Artístico em Düsseldorf de 2003-2011 e Diretor Artístico do Grips Theater de 2011-2016. Começou como dramaturgista no Grips Theater Berlin 1993 - 2003. É vice-presidente da diretoria da Assitej Alemanha e membro do Comitê Executivo da Assitej International desde 2011. Ele está comprometido com os direitos das crianças à arte e participação cultural, bem como para a profissionalização e desenvolvimento qualitativo da área "Teatro para Crianças e Adolescentes" na Alemanha e no mundo. É co-fundador da iniciativa "Meu direito é seu direito", que defende os direitos dos refugiados.
  • Evaristo Martins de Azevedo (Brasil) - crítico de teatro; jurado do Prêmio Shell de Teatro há 5 anos; membro do júri da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) há 12 anos. É o único crítico de teatro que integra os dois júris, dos dois maiores, mais antigos, respeitados e tradicionais prêmios do teatro brasileiro. Escreve para a Revista Multiplus Olhares. Além de crítico de teatro, é também parecerista e membro permanente da CAP do ProAC-icms da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo; por mais de 4 anos, foi parecerista da SEFIC do Ministério da Cultura, para projetos de artes cênicas da Lei Rouanet. É também advogado especialista em Direito Cultural e foi presidente da Comissão de Direito às Artes da OAB-SP de 2012 a 2019.

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Mesa de reflexão: "The war in my head" (A guerra na minha cabeça)

Data

  • 25/09. Quarta, 18h. – SESC Santo Amaro

Público

A partir de 12 anos

Duração

60 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

Há mais de um ano a Company-ma Tokyo e JIENKIO Theater Toyo (Japão), a Cia. Paideia de Teatro (Brasil) e o D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha) estão co-produzindo o espetáculo The Treasure. Essa peça faz parte de um grande projeto chamado “The war in my head”, em que jovens da Alemanha, do Japão e do Brasil, através do teatro, discutem quais são os sonhos, os medos, os desejos, as expectativas dessa geração. Além do espetáculo criado nessa parceria entre as três companhias a Cia. Paideia de Teatro também produziu, com o seu Núcleo de Vivência Teatral para Jovens o espetáculo Sonhos, que terá sua estréia neste Festival.

A mesa busca trazer a público um pouco da experiência desse processo com a juventude desses três países, os seus conflitos comuns e as suas necessidades específicas, a guerra que cada indivíduo precisa travar dentro de si para estar no mundo, sobretudo hoje com a globalização, com a cultura de massas a todo vapor e a com comunicação ampliada de tal forma que nenhuma geração anterior vivenciou.

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Mesa de reflexão: "O Teatro para a Primeira Infância"

Data

  • 26/09. Quinta, 11h30 – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

60 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

A mesa pretende abordar as especificidades do teatro para a primeira infância. A partir da experiência de três grupos com longo histórico para esse público serão abordados assuntos como: qual a importância do texto e da música nesse tipo de teatro, como se dá a escolha temática de cada obra, qual a importância do ambiente para acolher esse público, entre outros.

Convidados

  • Grupo Batida - um conjunto vibrante e colorido de atores musicais. Desde o seu início, há mais de 30 anos, a Companhia de Teatro Batida manteve como princípio integrar música ao vivo e movimento em pé de igualdade com o texto. Toda a música é executada ao vivo, é visível e muitas vezes encenada da mesma maneira que a coreografia está presente na dança: como uma forma de expressão por si só.
  • Teatro Al Vacío - Há 11 anos a companhia cria propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e uma estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de intervenções plásticas para crianças e suas famílias.
  • Sobrevento - Fundou, em 2009, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. Desde sua fundação, em 1986, realizou mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco mais do que dia sim, dia não, por 30 anos”, diz Sandra Vargas. Há nove anos produz “Primeiro olhar: Festival Internacional de Teatro para bebês”.
  • La casa Incierta - Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Realiza a curadoria e a produção do Festival Primeiro Olhar – Arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaborou na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância atualmente em sua sexta edição, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu em Washington o prêmio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

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Mesa de reflexão: "Um olhar do teatro para a infância no mundo"

Data

  • 27/09. Sexta, 11h30 – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

90 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

A mesa pretende abordar de maneira global o que se tem feito de teatro para a infância no mundo. Através do olhar de Söeren Ovesen e o ator e a atriz do Los Yayos abordaremos a seguinte pergunta: que aspectos acham importante encontrarmos numa obra teatral para a infância no mundo de hoje?

Convidados

  • Söeren Ovesen - É diretor, ator e dramaturgo. Integra a gestão do coletivo de teatro dinamarquês Batida. Membro do Conselho da ASSITEJ Dinamarca e membro da Assitej Internacional, uma Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens.

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Roda de Conversa sobre o atual cenário cultural brasileiro

Data

  • 24/09. Terça, 16h – Paideia

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

90 min.

Ingresso

Gratuito

Descrição

Roda de Conversa com: FIBRA (1), CBTIJ (2), Red Iberoamericana de Teatro para Niños y Jóvenes, MOTIJ (3), TE-VEO (4), SESC, Secretaria Municipal de Cultura, Itaú Cultural, Sindicato dos Artistas, Observatório dos Festivais, Rede Latino Americana de Criação Cênica para a Primeira Infância, Pecinha é a vovozinha (Dib Carneiro Neto), VINCULAR (5), ITYARN (6) e Cia. Paideia de Teatro.

A Roda de Conversa se propõe a discutir com movimentos, organizações e grupos de teatro para a infância e juventude o atual cenário cultural brasileiro. O objetivo é que possamos, através da troca de experiências ter uma idéia do que hoje abarca as ações culturais voltadas para crianças e jovens no país.

(1) Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens
(2) Centro Brasileiro Teatro para Infância e Juventude
(3) Movimento de Valorização do Teatro para Infância e Juventude
(4) Artes Ecénicas para la Infancia y La Juventud
(5) Rede Latinoamericana de Creación Escénica para los Primeros Años
(6) International Theatre for Young Audiences Research Network

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Festa de Confraternização da Primavera

Data

  • 28/09. Sábado, 19h30 – Centro Cultural da Juventude

Ingresso

Gratuito

Descrição

Festa no Centro Cultural da Juventude em que todos os participantes da Primavera da Infância e Juventude estão convidados.

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Encerramento do XIII Festival Paideia

Data

  • 29/09. Domingo, 19h – Paideia

Descrição

O grupo belga Campagnie de la Casquette irá encerrar o festival e comemoraremos mais um festival do teatro para a infância e juventude.

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Contato

Cia. Paideia de Teatro

Rua Darwin, 153 - Alto da Boa Vista
São Paulo - SP
CEP 04741-010
+55 11 5522 1283
ciapaideia
Cia Paideia de Teatro
paideiabrasil.com.br

Ar condicionado, acesso para mobilidade reduzida, café. Não tem estacionamento. Teatro azul: 100 lugares. Teatro vermelho: 80 lugares. Cinema: 60 lugares

R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro
São Paulo – SP
+55 11 5541-4000
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Unidade Acesível

Horário de funcionamento da Unidade e bilheteria: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Estacionamento da unidade: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena); R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional (outros). Disponibilidade: 158 vagas para carros e 36 para motos. A unidade possui bicicletário gratuito.

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Campo Limpo
São Paulo - SP
+55 11 5510-2700
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Acessibilidade e lanchonete. Não tem estacionamento.

Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial
São Paulo - SP
+55 11 5662-9500
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Acessibilidade, ar condicionado, comedoria e estacionamento.

Av. Paes de Barros, 955 - Mooca
São Paulo - SP
+55 11 2604-5558
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R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
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+55 11 5573-3774 / 5549-1744
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