XI Festival Paideia de Teatro

Sobre o XI Festival

"No decorrer destes anos, o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: uma janela para a utopia tornou-se um festival de resistência, pois mesmo com a crise política, econômica e social que o país tem enfrentado, conseguimos chegar à décima primeira edição, evidentemente, com o apoio de muitos que também acreditam na sua importância e alcance. No início de cada ano muitas escolas nos procuram indagando sobre os espetáculos que iremos trazer na próxima edição para poderem agenda-los em suas atividades escolares. Da mesma maneira, muitos professores, por iniciativa própria, entram em contato conosco, demonstrando grande interesse em participar com seus alunos deste importante Festival, afirmando o quanto ele enriquece o seu currículo escolar.

Para os jovens que participam das atividades da Paideia, a semana do Festival é uma das mais importantes do ano em suas vidas, esperada como um presente, uma festa de fato do fazer teatral.

Para o nosso público é o acontecimento do ano, um encontro de pessoas das mais diversas realidades e culturas.

Para os artistas que dele participam, é a grande oportunidade de mostrar os seus trabalhos e de construir pontes para a celebração do Teatro. Durante o Festival, todos nós descobrimos um local de outro pensar, de outro sentir, uma alegria que contagia pela diferença e pela semelhança; o Festival celebra, através da arte de povos tão distintos, a Paz que queremos para o mundo.

Em 2017, ano em que a Paideia comemorou seu décimo segundo ano na sede da Rua Darwin e dezenove anos de pesquisa de teatro para crianças e jovens, no XI Festival Internacional de Teatro serão apresentados espetáculos da Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha e Brasil, além das mesas de reflexão, oficinas e conversas com profissionais do teatro.

Com o Festival, a Paideia intensifica o diálogo que cultiva com os grupos de outros países, sempre com o objetivo de buscar novos caminhos, metas e ideias para o fazer teatral e o intercâmbio internacional abre novos horizontes ao possibilitar a interação com as companhias de teatro participantes, ampliando a experiência estética; “é uma explosão de cultura”, como escreveu um integrante do Núcleo de Vivência Teatral da Paideia em seu depoimento sobre o evento.

Agradecemos a todos os artistas e programadores culturais que nos presenteiam com sua arte. Agradecemos aos nossos fiéis parceiros e amigos. Aos integrantes da Cia. Paideia de Teatro que trabalharam incansavelmente para que esta edição pudesse acontecer. Aos nossos voluntários, jovens e suas famílias."

Aglaia Pusch é uma das fundadoras e atriz da Cia. Paideia de Teatro.

"Nos dias de hoje, o intercâmbio cultural torna-se cada vez mais necessário e vital para nossa existência. Ao abrir horizontes e construir pontes em um mundo dividido e polarizado, ele dá sentido ao nosso trabalho. A meta principal da 11ª. edição de nosso festival é a de oferecer e garantir um palco, um espaço para o jovem poder expressar e pensar sobre nossas, suas questões, suas dores e seus sonhos. Essa edição, reunirá artistas e pensadores da Alemanha, da Argentina, do Canadá, do Chile, de Cuba, da Dinamarca, da Espanha, dos Estados Unidos da América e do Brasil que, na busca de caminhos em direção a um mundo justo e em paz, trarão experiências e expectativas em suas bagagens como material de troca."

Amauri Falseti é um dos fundadores e diretor da Cia. Paideia de Teatro.

Sobre a Paideia

O nome Paideia tem sua origem na antiga cultura grega. Ele se refere à educação que incluía temas como ética, cultura, gramática, retórica, filosofia, história geografia, entre outros.

A Paideia Associação Cultural foi criada com a vontade de que a ação cultural pudesse exercer o papel principal na mudança da vida das pessoas e de suas comunidade.

A Paideia é um espaço cultural público situado na Zona Sul de São Paulo, no bairro de Santo Amaro. Ele é gerido pela Cia. Paideia de Teatro, que tem como foco principal o teatro voltado para infância e juventude. Aos fins de semana você pode encontrar uma grande variedade de eventos como shows de música, espetáculos de dança, peças de teatro, mesas de debate, além do curso de Canto Coral e do curso de Vivência Teatral.

Foi fundada em 1998 por Aglaia Pusch e Amauri Falseti, após dezessete anos de trabalho no Centro Cultural Monte Azul, na Zona Sul de São Paulo.

Em 2006, depois de passar por diversos espaços, a prefeitura concedeu à Paideia Associação Cultural a possibilidade de ocupar um galpão em Santo Amaro. Praticamente abandonada, a área de dois mil metros quadrados foi paulatinamente transformada, com a ajuda de jovens e seus pais, artistas e o apoio da sociedade civil. Hoje, é um espaço cultural ativo e apto a receber diversas formas do fazer artístico - o que antes era o Pátio dos Coletores de Lixo, transformou-se na sede da Paideia Associação Cultural.

Sempre com um trabalho voltado para a criança e o jovem, a companhia aprofunda sua pesquisa teatral através da sua prática diária em um projeto que abrange os seguintes segmentos:

  • Espetáculos voltados para infância e juventude: a Cia. Paideia cria espetáculos, muitas vezes com dramaturgia inédita, com temas pertinentes às crianças de hoje. Seu objetivo é dar voz à criança, levando em conta seu modo peculiar de compreensão do mundo, e permitir às crianças um espaço de sonho e de suspensão do tempo cotidiano.
  • Núcleo de Vivência Teatral: cerca de cem jovens fazem parte do núcleo que promove a experiência do teatro. São aulas de práticas teatrais, dramaturgia, coral, experiências com iluminação e figurino, além de constituírem um dos pilares de organização e manutenção do espaço.
  • Festival Internacional: é através desse evento anual que a companhia dialoga com outros grupos do mundo que também estão pensando a arte para crianças e jovens. É por acreditar que o intercâmbio de culturas e experiências é um dos alimentos essenciais para a transformação que o Festival Internacional tornou-se um dos eventos mais importantes do ano.
  • Aulas para EMEF Carlos de Andrade Rizzini: não seria possível fazer teatro para crianças sem entender quem são elas, como olham para o mundo, seus medos e seus sonhos. A Paideia desenvolve um trabalho em parceria com a EMEF Rizzini desde o dia que ocupou o Pátio de Coletores de Cultura: aulas de teatro que culminam na apresentação de espetáculos feitos pelas crianças e que hoje fazem parte do programa da escola.

Histórico

O primeiro Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude foi realizado em 2007. Para conhecer os grupos que vieram nas outras dez edições do Festival Internacional Paideia, clique aqui.

Programação

Data Hora Evento Local
27/0910h00Solo for 2 (Solo para 2) - Teatergruppen Batida (Dinamarca)na Cia. Paideia de Teatro
27/0914h30Terreiros do Brincarna Cia. Paideia de Teatro
27/0917h00Reflexões com Stefan Fischer-Fels (Alemanha)na Cia. Paideia de Teatro
27/0918h00Roda de Conversa - Curadoria: Critérios e Desafiosna Cia. Paideia de Teatro
27/0919h00Prometeu - Cia. Circo Mínimo (São Paulo)no Sesc Campo Limpo
27/0920h30Paradies (Paraíso) - D’haus Junges Schauspiel (Alemanha)na Cia. Paideia de Teatro
28/0910h00Paradies (Paraíso) - D’haus Junges Schauspiel (Alemanha)na Cia. Paideia de Teatro
28/0915h00Reflexões com Aglaia Pusch e Amauri Falseti (Paideia)na Cia. Paideia de Teatro
28/0915h00Oficina: Contos para dançar, com Pepa Muriel (Espanha)no Sesc Campo Limpo
28/0916h00Mesa de Reflexão - O Teatro para Jovensna Cia. Paideia de Teatro
28/0918h15Reflexões com Pepa Muriel (Espanha)na Cia. Paideia de Teatro
28/0920h00Caso Perdido - Cia. Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia (SP)na Cia. Paideia de Teatro
28/0920h00Prometeu - Cia. Circo Mínimo (São Paulo)no Sesc Campo Limpo
29/0910h00El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm) - Escenoteca (Espanha)na Cia. Paideia de Teatro
29/0911h30Roda de Conversa - Encontros internacionais / interculturais da ASSITEJna Cia. Paideia de Teatro
29/0914h00Oficina: A Palavra em Cena, com Eric Nowinski (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
29/0914h00Filme: Nunca me Sonharam, de Maria Farinha Filmesna Cia. Paideia de Teatro
29/0916h00Filme: Tá Fervendo, de Leonardo Melona Cia. Paideia de Teatro
29/0919h00Oficina: Mitologia Grega e a Estrutura dos Espetáculos de Circo, com Rodrigo Mateusno Sesc Campo Limpo
29/0920h00Solo for 2 (Solo para 2) - Teatergruppen Batida (Dinamarca)no Teatro Paulo Eiró
30/0910h00Oficina: Teatro e Educação: Metodologias de Atuação para Ensinar e Aprender, com Manon Van de Water (Estados Unidos)na Cia. Paideia de Teatro
30/0910h00Oficina: Atuação Melodramática, com Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJna Cia. Paideia de Teatro
30/0910h00Oficina: Treinamento de Montagem para Jovens, com Daniel H. Fernández (Argentina)na Cia. Paideia de Teatro
30/0913h30Página Aberta - Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
30/0915h00A princesa Bambuluá - Cia Quase Cinema (Taubaté - SP)na Cia. Paideia de Teatro
30/0916h00El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm) - Escenoteca (Espanha)no Sesc Campo Limpo
30/0916h00Histórias que o Ventro Traz - Cia. Paideia de Teatro (São Paulo)no Teatro Paulo Eiró
30/0917h30Filme: WAAPA, de Maria Farinha Filmesna Cia. Paideia de Teatro
30/0918h00Gretel e Hansel - Le Carrousel (Canadá)no Sesc Santo Amaro
30/0920h00Santo Dias, da Roça à Fábrica - Núcleo de Vivência e Coral Paideiano Teatro Paulo Eiró
01/1010h30O Jardim do Imperador - Cia. Pelo Cano (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
01/1011h30Mesa de Reflexão - A Infância e o Teatro para Criançasna Cia. Paideia de Teatro
01/1013h00Oficina: Contos para dançar, com Pepa Muriel (Espanha)no Sesc Campo Limpo
01/1014h30Reflexões com Bebê Soaresna Cia. Paideia de Teatro
01/1015h00Filme: Terreiros do Brincarna Cia. Paideia de Teatro
01/1016h00Gretel e Hansel - Le Carrousel (Canadá)no Sesc Santo Amaro
01/1016h00Travessia - Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
01/1016h00El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm) - Escenoteca (Espanha)no Sesc Campo Limpo
01/1017h00Manuela - Cia. do Feijão (São Paulo)na Cia. Paideia de Teatro
01/1019h00Pelo Mundo com Mawaca - Grupo Mawaca (São Paulo)no Teatro Paulo Eiró

Eventos

Paradies D’haus Junges Schauspiel (Alemanha)

Apresentações

  • 27/09, quarta, às 20h30 - na Cia. Paideia de Teatro
  • 28/09, quinta, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

75 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

Apresentando a nova parceria de intercâmbio internacional da Paideia.

Paradies mostra um jovem que está sob a pressão de suas energias e aspirações, quão rápido essas energias podem ser exploradas e quão facilmente uma pessoa jovem sucumbe a falsas promessas. É contada a história de um adolescente de hoje - perigoso e inofensivo, altamente divertido e muito sério, sensível e patético, ingênuo e pensativo.

Lutz Hübner e Sarah Nemitz estão entre os autores alemães mais encenados. Suas obras foram premiadas diversas vezes, mais recentemente, o "Prêmio dos autores de 2016", do Autorenstiftung Frankfurt am Main. Escreveram sua obra mais recente, Paraíso, para o Junge Schauspiel de Düsseldorf.

Sobre o Grupo

Junges Schauspiel existe há 40 anos como parte de um dos maiores teatros da Alemanha: Düsseldorfer Schauspielhaus D'haus. Junges Schauspiel tem uma sede própria em um antigo espaço fabril com um grande palco para 300 pessoas e um palco menor para 90 pessoas. Seu trabalho foi altamente premiado diversas vezes na Alemanha e no exterior. O grupo fez turnês internacionalmente na Áustria, Nigéria, África do Sul, Romênia, Hungria, Bélgica, Polônia, Israel, Coréia, Índia, Brasil, Austrália etc. E é convidado para festivais internacionais, como "Szene Bunte Wähne" na Áustria, Festival de Verão em Okinawa no Japão ou no Congresso Mundial Assitej em Adelaide, Varsóvia ou recentemente na Cidade do Cabo.

A companhia trabalha com escritores dramáticos de destaque como Lutz Hübner, Thilo Reffert e Dirk Laucke. As peças desenvolvidas desta forma foram altamente premiadas através de prêmios para autores ou através de convites para festivais. Existe um novo foco na colaboração internacional e no intercâmbio intercultural / transcultural. Stefan Fischer-Fels é novo diretor artístico desde 2016. Estamos muito felizes em renovar nossos maravilhosos contatos de colaboração para a Cia. Paideia. A equipe em torno de Stefan Fischer-Fels já realizou em intercâmbio de cinco anos com a equipe de Aglaia Pusch e Amauri Falseti. Para saber mais: www.dhaus.de

Ficha técnica

  • Texto: Lutz Hübner e Sarah Nemitz
  • Direção: Mina Salehpour
  • Hamid, 19 anos: Paul Jumin Hoffmann
  • Sonja, namorada de Hamid / Abu, pregador: Julia Goldberg
  • Miray, irmã do irmão 1 / Zeynep, irmã mais velha de Hamid: Maëlle Giovanetti
  • Irmão 1, 20 anos / irmão 2, 19 anos / irmão 3, 23 anos / Guerreiro, Guerreiro do Estado Islâmico / pai de Hamid / Tayfun, assistente social no clube de jovens: Kilian Ponert, Bernhard Schmidt-Hackenberg e Denis Geyersbach
  • Direção: Mina Salehpour
  • Cenário e figurino: Maria Anderski
  • Música: Sandro Tajouri
  • Dramaturgista: Kirstin Hess
  • Pedagogo de Teatro: Matin Soofipour
  • Foto: Thomas Rabsch

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Gretel e Hansel Le Carrousel (Canadá)

Apresentações

  • 30/09, sábado, às 18h00 * - no Sesc Santo Amaro
  • 01/10, domingo, às 16h00 - no Sesc Santo Amaro

  • após o espetáculo de sábado haverá uma conversa com a dramaturga Suzanne Lebeau

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

55 minutos

Ingresso

R$ 17 (inteira), R$ 8,50 (meia), R$ 5 (credencial plena)

Sinopse

A chegada de Hansel (João) à vida de Gretel (Maria) perturba o equilíbrio. Esse irmãozinho atrapalha tudo. Quando seus pais os abandonaram na floresta e ambos terminam na casa da bruxa, a tentação de empurrá-lo para o forno junto com a bruxa e livrar-se dele para sempre é muito forte... Por que caminhos tortuosos se chega a ser uma irmã mais velha? Gretel e Hansel é uma criação de Le Carrousel companhia de teatro em residência no Théâtre de la Ville (Longueuil, Quebec) e na La Maison Théâtre (Montréal), em coprodução com o Théâtre du VieuxTerrebonne, Muni-Spec Mont-Laurier e Le Théâtre, Scène nationale de Narbonne. Com a ajuda para criação do Centre national du Théâtre (França). Em espanhol com legenda em português.

Sobre o grupo

Reivindicando a necessidade de um verdadeiro encontro artístico, Le Carrousel apresenta a pergunta “O que dizer para as crianças?” no centro do seu processo de criação e segue com a reflexão profunda sobre a autocensura do artista diante do público jovem. Baseando-se em um trabalho de pesquisa que ultrapassa limites e fronteiras, os fundadores Suzanne Lebeau e Gervais Gaudreault dedicaram sua paixão para estabelecer um repertório de obras originais consideradas, em Quebec e no estrangeiro, marcos na história do teatro para o público jovem. Há mais de 40 anos, Le Carrousel vem derrubando barreiras entre público e prática com a convicção de que um teatro dirigido à criança tem que interpelar e desestabilizar também o adulto. Para saber mais: www.lecarrousel.net

Ficha técnica

  • Texto: Suzanne Lebeau
  • Direção: Gervais Gaudreault
  • Assistência de direção: Milena Buziak
  • Atores: Émilie Lévesque y Jean-Philip Debien
  • Cenografia: Stéphane Longpré
  • Figurino: Linda Brunelle
  • Luz: Dominique Gagnon
  • Música e efeitos sonoros: Diane Labrosse
  • Maquiagem e penteados: Pierre Lafontaine
  • Direção de produção: Dominique Gagnon
  • Foto: Leif Norman

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Solo for 2 Teatergruppen Batida (Dinamarca)

Apresentações

  • 27/09, quarta, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro
  • 29/09, sexta, às 20h00 - no Teatro Paulo Eiró

Indicação etária

A partir de 5 anos

Duração

45 minutos

Ingresso

  • Paideia Associação Cultural: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)
  • Teatro Paulo Eiró: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Sinopse

Um concerto está prestes a começar quando um por um dos membros da orquestra “ Sweet Seven Magic” telefona ao maestro dizendo que não poderá comparecer. O único que aparece é o músico menos talentoso que só quer saber de futebol e comida. Mas o que parecia ser a receita para um desastre termina de maneira surpreendente.

Sobre o Grupo

Batida é um tradicional grupo dinamarquês composto por um time vibrante de atores e músicos. O Grupo desenvolveu um estilo teatral único e interativo e, ao longo dos anos criou uma ampla gama de espetáculos para todas as faixas etárias. O grupo ocupa um antigo edifício de fábricas convertido em Copenhague. Em sua longa trajetória, o grupo Batida percorreu mais de quarenta países diferentes. Para saber mais: www.batida.dk

Ficha técnica

  • Diretor, autor e cenógrafo: Giacomo Ravicchio.
  • Atores: Simon Holm e Søren Valente.
  • Compositor: Per Thomsen
  • Foto: Ditte Valente

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El Desván de los Hermanos Grimm Cia. Escenoteca (Espanha)

Apresentações

  • 29/09, sexta, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro
  • 30/09, sábado, às 16h00 - no Sesc Campo Limpo
  • 01/10, domingo, às 16h00 - no Sesc Campo Limpo

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Paideia Associação Cultural: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) Sesc Campo Limpo: Gratuito, retirada na bilheteria 01 hora antes

Sinopse

“Quando eu era pequena vivia em uma cidadezinha. Um povoado pequeno que estava perto de um mar muito grande. Quando eu era pequena vivia em uma casa grande que tinha porta e dois olhos...” E para que recordemos juntos, os convido a brincar no lugar onde eu brincava quando era pequena, um sótão repleto de objetos antigos: o espelho quebrado da Branca de Neve, as galochas de Chapeuzinho Vermelho, a máquina de fazer ouro do anão Saltarín, o bercinho para lembrar de todas as coisas. Objetos antigos que, combinados entre si, tem muito o que contar ao século XXI. Os contos de fadas são o sótão da nossa memória oral. Objetos aparentemente inúteis, contos cheios de pó e vocês, o Público, são os ingredientes desse sótão que abre as portas. “Há apenas um bercinho no sótão para lembrar de todas as coisas...” F. G. Lorca Federico García Lorca, Ana María Matute, Marina Abramovic e Celia Viñas me acompanharam nessa reconstrução da memória oral da minha infância. Um espetáculo para desempoeirar emoções. Apoio da "Acción Cultural Española (AC/E)" ao Festival graças ao "Programa de Internacionalización de la Cultura Española (PICE)" na modalidade Mobilidade.

Sobre o grupo

A companhia Escenoteca constrói uma linguagem e um universo próprios baseados na teatralização da narração oral, na busca de novas experiências sensoriais para crianças e no sentido pedagógico. As crianças com a Escenoteca podem aprender, se comover, encontrar um convite à criação e à imaginação, mas, sobretudo, se divertem no amplo sentido da palavra. A companhia realiza oficinas para escolas, professores, bibliotecas, universidades e profissionais das artes cênicas. Para saber mais: www.escenoteca.com

Ficha técnica

  • Direção, adaptação e interpretação: Pepa Muriel
  • Técnica de luz e som: Nestor García
  • Cenografia: La Mari, José Pipió, Escenoteca
  • Vozes em off: Claudia Roca, Pepita Ramírez
  • Vídeo e fotografia: Jose Maria Roca
  • Produção: Escenoteca
  • Foto: Jose Maria Roca

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A Princesa de Bambuluá Cia. Quase Cinema (Taubaté/SP)

Apresentações

  • 30/09, sábado, às 15h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

40 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

História brasileira resgatada no interior da nossa terra por Luís da Câmara Cascudo, que conta a trajetória de João, um rapaz amarelo que ao parar numa gruta para descansar, é surpreendido pelo rosto de uma linda princesa que estava encantada. Ele, então, aceita odesafio de desencantá-la passando por difíceis provas de coragem e persistência. A peça é ambientada numa enorme caixa de imagens - slide e silhuetas são projetados sobre um tecido branco. O cenário e bonecos são inspirados na xilogravura num trabalho que tem o nordeste como palco de criação, a trilha sonora com base eletrônica traz o ritmo nordestino. Tudo pensado para que o'público fique encantado pela magia das sombras e reconheçam a nossa brasilidade nos mínimos detalhes da peça.

Sobre o grupo

A Cia Quase Cinema existe desde 2004, nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas; artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. O teatro de sombras surge como possibilidade de expressão, uma arte milenar que encanta os adultos e crianças. Convidamos o público para mergulhar no universo fantástico e onírico das sombras que falam, cantam e dançam. O grupo já esteve em festivais na Alemanha, Macedônia, Itália e fez apresentações em campos de refugiados na Grécia. Produz o FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras. Para saber mais: www.ciaquasecinema.com

Ficha técnica

  • Texto: Luís da Câmara Cascudo
  • Adaptação Livre: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
  • Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
  • Elenco: Rafael de Paula, Silvia Godoy e Ronaldo Robles
  • Cenário e Bonecos: Ronaldo Robles
  • Figurino: Vera Luz e Silvia Godoy
  • Luz: Silvia Godoy
  • Trilha sonora: Mano Bap
  • Técnica: Rafael Soares
  • Produção: Cia Quase Cinema
  • Foto: Rafael de Paula

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Histórias que o Vento Traz Cia. Paideia de Teatro (São Paulo)

Apresentações

  • 30/09, sábado, às 16h00 - no Teatro Paulo Eiró

Indicação etária

A partir de 6 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia)

Sinopse

Andarilhos chegam de terras distantes para contar e encenar histórias antigas repletas de sabedoria que ouviram em suas viagens pelo mundo. A primeira história é sobre um homem que trabalhava arduamente sem receber recompensa e, refletindo sobre sua vida, decide ir perguntar a Deus o motivo de seu sofrimento. No caminho ele encontra diversos personagens que pedem para fazer outras perguntas a Deus. É um longo caminho a seguir. Será que ele vai conseguir? Na segunda é apresentado um pobre homem que vive das poucas esmolas que recebe dos frequentadores da praça central de uma pequena cidade, até que um dia, ele tem a oportunidade de transformar sua vida devido o aparecimento de um magnífico monarca diante de sua presença. O que deverá ele fazer? Um jovem elefante se desentende com alguém de sua manada e sai em uma louca corrida em direção ao rio; em meio à desordem que provoca, um de seus olhos cai na água… O que vai acontecer é o conteúdo desta terceira história. A quarta história é etíope e nos conta sobre um velho, à beira da morte, que decide deixar como herança o seu casebre para os três filhos. Mas eles não querem repartir. Dessa forma, o velho terá que pensar em uma prova para deixar o casebre para o filho mais sábio. Pontuado por canções e ritmo narrativo poético, a dramaturgia da peça baseia-se nos textos “O Narrador” e “O que é o teatro épico? ”, de Walter Benjamim.

Sobre o grupo

Fundada há 19 anos a Cia Paideia de Teatro tem sua pesquisa voltada ao teatro para crianças e jovens. Suas produções buscam tocar o público de maneira a nutrir o imaginário das crianças e a reflexão dos jovens e adultos. Sua pesquisa estética foge dos padrões comerciais e tem a música como elemento fundamental em seus espetáculos. Realizadora do Festival Internacional Paideia de Teatro para crianças e jovens, a Cia Paideia também é responsável por gerir a Associação Cultural Paideia e suas atividades como o curso de vivência teatral para jovens e os trabalhos com escolas públicas e particulares da região. Para saber mais: www.paideiabrasil.com.br

Ficha técnica

  • Direção e texto: Amauri Falseti
  • Direção musical e músico: Marcos Iki
  • Cenário e figurino: Aglaia Pusch
  • Iluminação: Rogério Modesto
  • Elenco: Carolina Chmielewski, Rogério Modesto e Suzana Azevedo
  • Cartaz: Cíntia Donatelli
  • Fotos: Ninguém dos Campos e Camila Amorin

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Caso Perdido Cia. Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia (SP)

Apresentações

  • 28/09, quinta, às 20h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

90 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

“Estás comigo em qualquer decisão ou, como outros, procuras analisar com maldade cada gesto que faço?” – O que você acabou de ler foi uma parte da frase de Creonte para seu filho Hémon. Foi retirada de uma cena da tragédia Antígona, escrita por volta de 500 anos antes de Cristo. Deve estar pensando: o que eu tenho com isso? – Mas neste caso, tem tudo com aquilo que queremos mostrar. O nosso espetáculo vai tratar e mostrar uma série de cenas onde o jovem é o protagonista. Em suas dores, sonhos e etc… Pois fomos buscar essa cena na tragédia de Antígona, como foi dito, onde aparece a relação já bem complicada entre pai e filho, desde antes do Cristo. Mostramos também cenas de Shakespeare, Fernando Sabino, Svetlana Alexijevich, outras inspiradas em jovens da Vivência Teatral Paideia.

Sobre a montagem

Em uma montagem ousada, juntamos a Cia. Paideia de Teatro, os 70 Jovens da Vivência Teatral da Paideia e os participantes do Coral Paideia, para o palco ser espaço de uma tribuna, onde poderemos viver e participar de uma experiência teatral onde o velho e o novo possam dialogar. Como uma “obra aberta” Caso Perdido se coloca sempre pronta para novas possibilidades de criação, um espetáculo em permanente construção e transformação. Para saber mais sobre a Paideia: www.paideiabrasil.com.br

Ficha técnica

  • Texto e direção geral: Amauri Falseti
  • Direção de cenas: Amauri Falseti, Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Suzana Azevedo e Valdênio José
  • Direção musical: Camila Amorin, Marcos Iki e Rogério Modesto
  • Direção de movimento: Calima Jabur
  • Figurino: Aglaia Pusch
  • Iluminação: Rogério Modesto
  • Músicos convidados: Valbson Mendes e Pedro Fran
  • Cartaz: Cíntia Donatelli com a colaboração dos jovens Gabriel Ribeiro, Ian Gimenes, Isabela Chian, Kelvin Tertuliano, Lhoys Lenny e Vitória Martins
  • Elenco: Cia Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia
  • Colaboração: Cibele Witcel, Claudia Onorato, Eliane Espínola, Júlia Finotti, Marcela Matos e Nilton Rosa.
  • Foto: Laura Jorge e Thiago Leite

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Prometeu Cia. Circo Mínimo (São Paulo)

Apresentações

  • 27/09, quarta, às 19h00 - no Sesc Campo Limpo
  • 28/09, quinta, às 20h00 - no Sesc Campo Limpo

Indicação etária

A partir de 16 anos

Duração

40 minutos

Ingresso

Gratuito, retirada na bilheteria 01 hora antes

Sinopse

"Prometeu" é um espetáculo vertical onde o herói protagonista é acorrentado pelos pés, sem tocar o chão. Responsável pelo furto do fogo dos céus que possibilita a evolução da raça humana, o Deus está preso, a mando do Senhor dos Deuses, Zeus. Desta forma, a meia altura do chão, Prometeu se debate entre Deuses (acima) e os humanos (abaixo).

Sobre o Grupo

A Cia. Circo Mínimo foi criada por Rodrigo Matheus, em 1988, com o espetáculo de mesmo nome, o qual foi indicado para o prêmio MAMBEMBE. A Cia. surgiu para dar vazão ao desejo de misturar as linguagens do teatro e do circo que, na época de sua fundação, em 1988, eram bem separados. Ao mesmo tempo, tem como foco a pesquisa de linguagem, os nortes do teatro físico, tentando, porém, adicionar as possibilidades oferecidas pelas técnicas do circo para falar do ser humano, sob a perspectiva do coletivo, da vida em sociedade. Para saber mais: www.circominimo.com.br

Ficha técnica

  • Texto: Rodrigo Matheus
  • Direção: Cristiane Paoli-Quito
  • Elenco: Rodrigo Matheus
  • Cenografia: Attilio Cezar Prade e Catherine Alonso
  • Figurino: Attilio Cezar Prade
  • Iluminação: Cristiane Paoli (Quito) e Rodrigo Matheus
  • Preparação física para remontagem: Prof. Cláudio Novelli - Coach da KGB - Kettlebell Girevoy Brasil
  • Consultoria de visagismo: Fábio Namatame
  • Operação de luz: Gabriel Greghi
  • Operação de som: Thiago Capella Zanotta
  • Fotografia: Catherine Alonso e Paquito
  • Produção e realização: Circo Mínimo
  • Foto: Renato Greco

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Manuela Cia. do Feijão (São Paulo)

Apresentações

  • 01/10, domingo, às 17h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

Manuela é o nome dado por Mário de Andrade à sua máquina de escrever, em homenagem ao escritor Manuel Bandeira. Manuela é a companheira que participa do comprometimento do escritor com as questões brasileiras. Questões que passaram pelo olhar de um artista diverso, preocupado em constatar e revelar o modo de ser do homem brasileiro. No espetáculo “Manuela”, a máquina ganha vida através da narrativa e da música, embalada pelo seu encantamento frente à vida e obra do escritor. “Manuela” traz para a cena, através do lirismo da narrativa, os segredos poéticos de Mário de Andrade, que será sempre um dos maiores intelectuais brasileiros.

Sobre o grupo

A Cia. do Feijão é um grupo teatral estável, estabelecido em São Paulo desde 1998. O grupo investiga e desenvolve linguagens cênicas ancoradas no trabalho do ator e em processos de criação em equipe. Os temas abordados vêm da diversidade de realidades brasileiras que nos formam, conformam e deformam. Guias importantes são a literatura, a observação direta e a memória histórica. O trabalho contínuo de pesquisa, criação, formação e compartilhamento desenvolvido a partir de sua própria sede na região central da cidade deve grande parte de sua existência ao suporte empenhado ao grupo pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Para saber mais: www.companhiadofeijao.com.br

Ficha técnica

  • Concepção e dramaturgia: Vera Lamy
  • Direção musical e trilha original: Lincoln Antonio
  • Preparação corporal: José Romero
  • Preparação vocal: Rodrigo Mercadante
  • Orientação literária: Iná Camargo Costa
  • Orientação dramatúrgica: Milton Morales Filho
  • Cenografia: Pedro Pires
  • Cenotécnicos: Edson Luna e Elton Santos
  • Figurino: Anahí Asa
  • Costureiro: Enrique Casas
  • Iluminação: Zernesto Pessoa
  • Operação de luz: Rafael Araújo
  • Em cena: Lincoln Antonio e Vera Lamy
  • Foto: Cacá Bernardes

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O Jardim do Imperador Cia. Pelo Cano (São Paulo)

Apresentações

  • 01/10, domingo, às 10h30 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

60 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

O espetáculo conta a história de um imperador que escolhe seu sucessor através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. A história é contada de forma simples e despojada por duas atrizes palhaças, Paola Musatti e Vera Abbud. O cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais. O espetáculo convida a uma viagem sensorial onde os aromas, texturas e sons evocam lembranças dos quintais e suas pequenas hortas. No final do espetáculo as crianças são convidadas pelo imperador para conhecer seu jardim e um presente é oferecido à elas pelo imperador.

Sobre o grupo

A Cia Pelo Cano é formada por Paola Musatti e Vera Abbud, ambas trabalham com a linguagem do palhaço há mais de 20 anos. Começaram a praticar as disciplinas circenses e o teatro no início da década de 90. Profissionalmente, dividiram o palco nas apresentações da Cia. Cênica Nau de Ícaros em 1992, dos Parlapatões em 1996 e - ainda hoje - são palhaças improvisadoras no Jogando no Quintal desde 2002 e parceiras nos Doutores da Alegria desde 1991. A partir de 2004, estimuladas pelo percurso comum e pela bagagem artística acumulada ao longo de tantos anos em tantos grupos, decidiram se aprofundar ainda mais na linguagem do palhaço - dessa vez afunilando suas pesquisas, explorando as possibilidades de uma dupla de palhaço. Desde então, refletir e atuar em um número, um espetáculo ou qualquer outra intervenção cênica a partir do ponto de vista do palhaço, tornou-se prioridade nas pesquisas artísticas de Paola Musatti e Vera Abbud. O espetáculo Pelo Cano foi o primeiro fruto dessa pesquisa. Para saber mais: www.ciapelocano.com

Ficha técnica

  • Direção: Cia Pelo Cano
  • Concepção: Vera Abbud
  • Elenco: Paola Musatti e Vera Abbud
  • Cenário: Cia Pelo Cano
  • Cenotécnica: Onozone Studio - Fernando Bretas
  • Figurino: Daniela Garcia
  • Iluminação: Lica Barros
  • Técnico de montagem: Paulo Pellegrini
  • Fotografia: João Caldas
  • Vídeo: Bruta Flor Filmes
  • Produção executiva: Laila Rebelo – Leelas Produções Artística e Cia Pelo Cano
  • Foto: João Caldas

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Santo Dias: Da Roça à Fábrica Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia (SP)

Apresentações

  • 30/09, sábado, às 20h00 - no Teatro Paulo Eiró

Indicação etária

A partir de 12 anos

Duração

70 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

Com este espetáculo a Paidéia coloca no palco o resultado de processo do trabalho com os jovens participantes do Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paidéia. No último ano o escolhido foi João do Vale, compositor e poeta popular. Como forma de prestar uma singela homenagem em sua memória, agora o escolhido é Santo Dias,líder operário assassinado quando junto com seus companheiros lutavam por democracia e melhores condições de vida. Texto escrito a partir do livro “Santo Dias - Quando o passado se transforma em História”, com o apoio e estímulo de sua filha Luciana Dias e da família de Santo Dias.

Sobre o grupo

O Núcleo de vivência Teatral da Paideia existe desde a sua fundação e é um dos projetos mais importantes realizados pela Cia.Paideia. O objetivo do núcleo não é a formação de atores e sim o de propiciar, através da experiência concreta do fazer teatral, a ampliação do número de “apaixonados” pelo teatro, para tornarem-se multiplicadores e “militantes” dentro de sua comunidade e escola, de maneira a ampliar suas perspectivas culturais. Para saber mais: www.paideiabrasil.com.br

Ficha técnica

  • Texto, pesquisa e direção geral: Amauri Falseti
  • Direção de cenas: Amauri Falseti, Carolina Chmielewski, Suzana Azevedo e Valdênio José
  • Direção musical: Marcos Iki, Camila Amorin e Rogério Modesto
  • Coordenação do coral: Marcos Iki
  • Músicos: Integrantes do Choro da Goiabeira
  • Elenco: Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia

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Travessia Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)

Apresentações

  • 01/10, domingo, às 16h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

40 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

Uma boneca de aproximadamente 10cm chamando um espectador de cada vez, oferece-lhe um poema...ora o convidando para dançar, ora acariciando sua mão e antes da despedida, uma flor. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, a boneca, que tem como cenário o vestido de quem a manipula, pretende dar a cada espectador a sua respectiva flor, a sua respectiva poesia. Uma mesma ação que se desdobra, ganha vida nas mãos que se mesclam (mãos do ator manipulador, mãos do ator que toca a trilha, mãos do espectador). “Travessia” trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias, colocando lado a lado, como parceiros, atores e público. A poesia que nasce da saudade de tudo o que o homem é, e pelo o que ainda poderia ter sido é o ponto de partida desse espetáculo, que instaura um corte no espaço e no tempo para permanecer gravado na memória.

Sobre o grupo

Grupo Caixa de Imagens tem 23 anos de carreira. Seus espetáculos se caracterizam por uma dramaturgia própria que se desenvolve na busca da poesia visual pelo mergulho na profundidade da alma humana. O grupo traz para esta edição duas experiências cênicas de seu repertório. Uma delas já coleciona inúmeras apresentações dentro e fora do Brasil, já a outra está novinha em folha, começando a nos mostrar sua abrangência poética. A primeira não possui linguagem verbal, a segunda coloca esta em evidência. Para saber mais: www.ciapelocano.com

Ficha técnica

  • Dramaturgia, Direção e Elenco: Mônica Simões e Carlos Gaucho
  • Confecção da Boneca e Figurino: Mônica Simões
  • Trilha Sonora: Carlos Gaucho
  • Foto: Bruno Cucio

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Página Aberta Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)

Apresentações

  • 30/09, sábado, às 13h30 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

90 minutos

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Sinopse

Os espectadores são convidados a sentar-se, a escolher uma das “páginas abertas” que compõe a cenografia e colocar um fone de ouvido para escutá-la. Essa Página Aberta escolhida será contada através de uma leitura encenada ao vivo feita por dois atores, cada qual com seu microfone e instrumentos musicais. Só quem está com o fone escuta o que é narrado, quem passa na rua, atraído pela imagem criada por essa ilha cênica, será o próximo espectador.

Sobre o grupo

Grupo Caixa de Imagens tem 23 anos de carreira. Seus espetáculos se caracterizam por uma dramaturgia própria que se desenvolve na busca da poesia visual pelo mergulho na profundidade da alma humana. O grupo traz para esta edição duas experiências cênicas de seu repertório. Uma delas já coleciona inúmeras apresentações dentro e fora do Brasil, já a outra está novinha em folha, começando a nos mostrar sua abrangência poética. A primeira não possui linguagem verbal, a segunda coloca esta em evidência. Para saber mais: http://caixadeimagens.ato.br

Ficha técnica

  • Dramaturgia, Direção e Elenco: Mônica Simões, Carlos Gaucho
  • Figurino: Mônica Simões
  • Trilha Sonora: Carlos Gaucho
  • Foto: Bruno Cucio

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Pelo Mundo com Mawaca Grupo Mawaca (São Paulo)

Apresentações

  • 01/10, domingo, às 19h00 - no Teatro Paulo Eiró

Indicação etária

Todas as idades

Duração

60 minutos

Ingresso

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Sinopse

O Mawaca faz uma grande viagem por vários lugares do mundo como Tanzânia, França, Índia, Portugal, Japão, Albânia, Israel e Brasil criando assim uma verdadeira trama de sons. As cantoras entrelaçam as histórias das canções como se fossem fios coloridos, teias que se cruzam o tempo todo. Percebendo o interesse de muitas crianças pelas músicas do grupo Mawaca, a diretora musical do grupo, Magda Pucci, criou um espetáculo especialmente dedicado ao público infantil, buscando destacar os principais elementos lúdicos das canções, fazendo comentários sobre cada lugar, apresentando personagens, curiosidades locais de uma maneira divertida.

Sobre o grupo

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas musicais do mundo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de vinte línguas acompanhadas de um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone e pandeirões do Maranhão. Com 6 CDs gravados, 4 DVDs e 18 anos de carreira, o Mawaca é referência no cenário da música étnica no Brasil, e é reconhecido pela sua pesquisa multicultural. O repertório do grupo é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com elementos da música brasileira. Para saber mais: www.mawaca.com.br

Ficha técnica

  • Músicos - Vozes: Magda Pucci, Sandra Oak, Rita Braga e Zuzu Leiva / Instrumentistas: Ramiro Marques (Saxofones), Gabriel Levy (acordeom e kalimba), Rogério Botter Maio (contrabaixo) e Armando Tibério (percussão)
  • Vídeo Cenário: Adriano Carvalho
  • Direção musical e arranjos: Magda Pucci
  • Direção cênica: Wanderley Piras
  • Roteiro: Magda Pucci
  • Produção: Ethos Produtora: Amanda Moraes
  • Assistente de Produção: Yasmine Zaitune
  • Técnico de Som: Karine Spuri
  • Técnico de iluminação: Calu Zabel
  • Foto: Eduardo Vessoni

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Roda de Conversa - Curadoria: Critérios e Desafios

Data

  • 27/09, quarta, às 18h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

120 minutos

Ingresso

Gratuito

Sobre a Mesa de Reflexão

Diferentemente das outras mesas, os convidados da mesa “curadoria: critérios e desafios” irão expor seus processos, relatar experiências e trocar ideias e questões com os demais palestrantes. Apesar de o foco central das reflexões do festival ser “O teatro para Jovens”, entendemos que antes de definir rumos, metodologias e conceitos acerca de vertentes artísticas específicas, é preciso pensar a Arte como um componente/ agente/ cultural transformador universal. Assim, o intuito da mesa é conhecer o pensamento dos profissionais que estão à frente de curadorias artísticas.

Participantes

  • Katharina von Ruckteschell-Katte: Diretora Regional do instituto Goethe em São Paulo e responsável pela América do Sul. Após docente no Goethe-Institut Frankfurt e Goethe-Institut Bonn, assumiu a sua primeira posição no exterior como Diretora do Departamento de Língua em Moscou. Dirigiu também as sedes do Instituto em Bankok e Johaannesburgo.
  • Manon Von der Water: Professora do Vilas-Phipps Distinguished Achievement e diretora do Programa de Teatro para Jovens da Universidade de Wisconsin-Madison, co-fundadora e ex-presidente da ITYARN (International Theatre for Young Audiences Research Network).
  • Aglaia Pusch: Fundadora da Paideia, é curadora, produtora, atriz e educadora. Idealizadora e curadora do Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude desde sua primeira edição. Participou de diversos festivais internacionais como Alemanha, Dinamarca e, em 2017, na África do Sul.
  • Amauri Falseti: Fundador da Paideia, é diretor e dramaturgo. Dirigiu e escreveu diversas peças teatrais e participou de inúmeros festivais internacionais. Há 40 anos trabalha com jovens em atividades teatrais visando a partir do teatro, envolve-los em processos culturais transformadores e significativos.

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Mesa de Reflexão - O Teatro para Jovens

Data

  • 28/09, quinta, às 16h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

120 minutos

Ingresso

Gratuito

Sobre a Mesa de Reflexão

Esta mesa abordará o tema destaque do Festival deste ano: O Teatro para Jovens. Os profissionais convidados irão apresentar suas reflexões e pesquisas e relatar seus projetos e trajetórias. A mesa pretende provocar a reflexão acerca dos conteúdos e formas dos espetáculos que vêm sendo produzidos para e com os jovens nos diversos países participantes do festival.

Participantes

  • Manon Von der Water: Professora do Vilas-Phipps Distinguished Achievement e diretora do Programa de Teatro para Jovens da Universidade de Wisconsin-Madison, co-fundadora e ex-presidente da ITYARN (International Theatre for Young Audiences Research Network).
  • Amauri Falseti: Fundador da Paideia, é diretor e dramaturgo. Dirigiu e escreveu diversas peças teatrais e participou de inúmeros festivais internacionais. Há 40 anos trabalha com jovens em atividades teatrais visando a partir do teatro, envolve-los em processos culturais transformadores e significativos.
  • Ricardo Augusto: Ator, licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Com especialização em Educação Infantil pela UNIGAP e mestre em artes pela UFU. Investiga teatro pra crianças no palco e na escola. Integra a Trupe de Truões desde 2006 e atualmente é responsável pela Coordenação de Viabilização, integrando equipe artística e pedagógica do grupo.
  • Maria Lúcia Pupo é professora titular na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua na Licenciatura em Artes Cênicas e orienta pesquisas de mestrado e doutorado em pedagogia do teatro. Pesquisadora do CNPq, coordenou processos teatrais também na França, Bélgica e Marrocos; é autora de livros e de uma série de artigos especializados sobre a relação entre o Teatro e a Educação.

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Roda de Conversa - Encontros internacionais / interculturais da ASSITEJ

Data

  • 29/09, sexta, às 11h30 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

90 minutos

Ingresso

Gratuito

Sobre a Mesa de Reflexão

Quais sao as questões de política cultural, educacional e filosóficas, envolvidas em projetos interculturais? Quais as oportunidades e dificuldades que experimentamos em projetos de cooperação internacional no setor de artes cênicas para crianças e jovens, incluindo o complexo e central tema global de "Fairness", de equidade? A internacionalização e interculturalidade tornam nossos trabalhos melhores? Ao final os participantes da mesa trarão exemplos em que a ASSITEJ proporciona encontros ao redor do mundo e regionalmente.

ASSITEJ é uma instituição que une teatros, organizações e indivíduos em todo o mundo que trabalham com teatro para crianças e jovens. Dedica-se aos direitos artísticos, culturais e educacionais de crianças e jovens.

Participantes

  • Bebe de Soares: Fundadora da Amazonas Network (Chile), escritório para intercâmbio cultural e plataforma de gerenciamento internacional de companhias. Membro do Comitê Executivo da Assitej Internacional para Teatro, membro do diretório e coordenadora internacional da TeVeo Assitej Chile, além de diretora de programação da FITA CHILE.
  • Stefan Fischer-Fels: Vice-diretor da Assitej Alemanha e vice-presidente da Assitej Internacional, Fischer-Fels é também o diretor artístico do Junges Schauspielhaus de Düsseldorf. Nascido em Berlim, graduou-se em atuação, pedagogia, sociologia e psicologia em Stuttgart e Tübingen. De 2011 a 2016 foi o diretor artístico do Grips Theater de Berlim.
  • Daniel H. Fernandéz: Vice-Presidente do Comitê Executivo da ASSITEJ Internacional, Diretor do grupo “LOS OBERIÚ, Actor, docente e gestor Cultural. Co-organizador do projeto PATIOS DE RECREO, Pro Tesoureiro da ATINA (Associação de Teatristas Independentes para crianças e adolescentes.
  • Paulo Merísio: Membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ. Paulo Mrísio também é Diretor do grupo Trupe de Truões (Uberlândia) e professor do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Mesa de Reflexão - A Infância e o Teatro para Crianças

Data

  • 01/10, domingo, às 11h30 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

120 minutos

Ingresso

Gratuito

Sobre a Mesa de Reflexão

A mesa A Infância e o teatro para crianças pretende trazer à tona um panorama do que vem sendo discutido e aprofundado acerca da infância. Além disso, pretende dar continuidade à reflexão lançada na décima edição do Festival: Qual é o papel do teatro para crianças hoje?

Participantes

  • Gabriel Limaverde: Especialista em educação e cultura da infância do Instituto Alana, Gabriel é filósofo, mestre em educação e ética e especialista em gestão das diferenças. Vivei por 10 anos em Moçambique onde trabalhou como educador e gestor de projetos educacionais.
  • Gabriela Romeu: Jornalista especializada infância. Desde 1999, escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha e atualmente é crítica de teatro infantil. É uma das idealizadoras do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que está documentando a vida de crianças em diferentes lugares do país.
  • Suzanne Lebeau: Fundadora da Cia Le Carroussel ao lado de Gervais Gaudreault, dramaturga inúmeras vezes premiada, tradutora, professora de dramaturgia para público jovem na Escola Nacional de Teatro do Canadá e conselheira de jovens autores nacionais e estrangeiros. Suzanne Lebeau tem seu trabalho mundialmente reconhecido. É considerada uma figura chave da dramaturgia para público jovem.

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Reflexões

Local

na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

60 minutos

Ingresso

Gratuito

Sobre as Reflexões

Momento reservado para o artista convidado expor livremente suas reflexões acerca de seus projetos.

  • 27/9, quarta, às 17h00 - STEFAN FISCHER-FELS: Diretor artístico do Junges Schauspielhaus de Düsseldorf (Alemanha). Vice-diretor da Assitej Alemanha e vice-presidente da Assitej Internacional, Fischer-Fels.

  • 28/9, quinta, às 15h00 - AGLAIA PUSCH e AMAURI FALSETI: Fundadores da Paideia, associação cultural dedicada ao teatro para crianças e jovens e idealizadora do Festival Internacional Paideia. Amauri é diretor, dramaturgo e professor, Aglaia é atriz, educadora e curadora.

  • 28/9, quinta, às 18h15 - PEPA MURIEL: Autora, diretora, atriz e produtora da Cia Escenoteca (Espanha). Presidente da Associação Espanhola de Companhias de Artes Cênicas para a Infância e Juventude TEVEO.

  • 01/10, domingo, às 14h30 - BEBE DE SOARES: Fundadora da Amazonas Network (Chile), membro do Comitê Executivo da Assitej Internacional para Teatro, membro do diretório e coordenadora internacional da TeVeo Assitej Chile, além de diretora de programação da FITA Chile.

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Oficina: Contos para dançar com Pepa Muriel (Espanha)

Data

  • 28/09, quinta, às 15h00 - no Sesc Campo Limpo
  • 01/10, domingo, às 13h00 - no Sesc Campo Limpo

Indicação etária

28/09, quinta - para professores 01/10, domingo - para família (crianças e adultos)

Duração

60 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições na Central de Atendimento

Sobre a oficina

Com “Contos para Dançar” Escenoteca propõe ao público dançar os contos. É um jogo teatral pensado para que o público infantil e a família, professores ou atores possam, através do movimento, dos jogos sensoriais, da manipulação de objetos e da música, recriar e viver, como autênticos protagonistas, a história ou conto que vamos trabalhar. Pepa Muriel: Autora, diretora, atriz e produtora da Cia Escenoteca (Espanha). Presidente da Associação Espanhola de Companhias de Artes Cênicas para a Infância e Juventude TEVEO. A Companhia Escenoteca constrói uma linguagem e um universo próprios baseados na teatralização da narração oral, na busca de novas experiências sensoriais para crianças e no sentido pedagógico. As crianças com a Escenoteca podem aprender, se comover, encontrar um convite à criação e à imaginação, mas, sobretudo, se divertem no amplo sentido da palavra. A companhia realiza oficinas para escolas, professores, bibliotecas, universidades e profissionais das artes cênicas.

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Oficina: Mitologia Grega e a Estrutura dos Espetáculos de Circo com Rodrigo Matheus (Cia. Circo Mínimo - SP)

Data

  • 29/09, sexta, às 19h00 - no Sesc Campo Limpo

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

120 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições na Central de Atendimento

Sobre a oficina

A oficina ministrada por Rodrigo Matheus, do Circo Mínimo, aborda as definições do que é espetáculo, conceitos e estrutura a partir de práticas e teorias, desde sistematizações da Grécia Antiga até as que baseiam o Circo contemporâneo. Na oficina, os participantes verão noções do que é o drama e como organizar o olhar do espectador através das linhas narrativas e ritmos da trama.

Rodrigo Matheus: Fundador da Cia Circo Mínimo. Rodrigo é formado em Artes Circenses pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo e Fool Time Circus Arts da Inglaterra. Iniciou sua carreira teatral em 1978 e sua carreira circense em 1985. Com o espetáculo "Circo Mínimo", de 1988, do qual foi autor, produtor e protagonista, iniciou sua pesquisa sobre a ligação entre o circo e o teatro.

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Oficina: Teatro e Educação: Metodologias de Atuação para Ensinar e Aprender com Manon von der Water (Estados Unidos)

Data

  • 30/09, sábados, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

180 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições pelo email festivalpaideia@gmail.com

Sobre a oficina

Esta oficina apresenta técnicas de teatro que podem ser usadas diretamente na sala de aula para melhorar ensino e aprendizagem. A oficina centra-se em dois métodos fundamentais, o teatro linear e o teatro orientado a processos. Faremos atividades preliminares focadas em aprender nomes, habilidades de concentração e observação, movimento, fisicalidade, cooperação, tomada de riscos, comunicação não-verbal, autocontrole, expressão e imaginação. Para crianças de 4 a 8 anos, histórias e a narração são atividades importantes e trabalharemos com uma história exemplificando tanto o método linear quanto o orientado a processos.

A oficina começará com uma pequena introdução acerca da importância do uso do teatro na educação de acordo com pesquisas científicas, e terminará com uma reflexão e sessão de perguntas e respostas. A oficina é baseada no livro Drama e Educação: Metodologias da Atuação para Ensino e Aprendizagem (Routledge, 2015), que é a metodologia do teatro ministrada na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA

Manon van de Water (Phd em Teatro, Arizona State University, Doutoranda em Línguas e Literaturas Eslavas, Universidade de Leiden, nos Países Baixos) é o Professora reconhecida com Distinção em Vilas-Phipps na Universidade de Wisconsin-Madison. Atualmente atua como Presidente do Departamento de alemão, nórdico e eslavo. A pesquisa de Van de Water é focada no teatro, na juventude, na cultura e no desempenho da Rússia. Ela publicou muitos artigos sobre teatro, educação dramática e teatro para jovens em revistas nacionais e internacionais e é autora de “Teatros de Moscou para Jovens: Uma História Cultural de Coerção Ideológica e Inovação Artística”, 1917-2000 (2006); “Teatro Holandês para Crianças” (2008/2009), “Teatro, Juventude e Cultura: Uma Exploração Crítica e Histórica” (2012), pelo qual recebeu o Prêmio Distinguished Book Award da American Alliance of Theatre and Education (AATE). É co-fundadora e ex-presidente da ITYARN (International Theatre for Young Audiences Research Network). Manon van de Water é diretora do programa “Teatro para Jovens” na Universidade de Wisconsin-Madison desde 1997, um dos três programas de concessão de doutorado no país. Ela atuou como Diretora de Produção de Teatro e também no Departamento de Teatro e Drama. Ela participa de vários conselhos nacionais e internacionais e foi diretora de pesquisa da American Alliance of Theatre and Education (AATE). Em agosto de 2017, ela recebeu o Prêmio Judith Kase Cooper Honorary Research Award por sua realização em vida do trabalho Teatro e Educação, por American Alliance.

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Oficina: Atuação Melodramática com Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJ

Data

  • 30/09, sábados, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

180 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições pelo email festivalpaideia@gmail.com

Sobre a oficina

Estudo de papéis com base em determinantes concretas do trabalho atorial melodramático. Treinamento em técnicas de atuação específicas do melodrama (com ênfase na experiência do Boulevard du Crime – Paris, século XIX), tendo-se como suporte jogos de improvisação teatral.

Companhia Melodramática do Rio de Janeiro é formada por alunos e ex-alunos da escola de Artes Cênicas da UniRio. O grupo nasceu a partir de uma das disciplinas de Interpretação. Atualmente, o grupo é formado por 6 atores dirigidos pelo Prof. Paulo Merísio.

Paulo Merísio é diretor da Cia Melodramática do RJ, professor do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, diretor do grupo Trupe de Truões (Uberlândia) e membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ.

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Oficina: A Palavra em Cena com Eric Nowinski (São Paulo)

Data

  • 29/09, sexta, às 14h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 14 anos

Duração

180 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições pelo email festivalpaideia@gmail.com

Sobre a oficina

Esta oficina pretende investigar as relações entre a palavra e a ação. A partir de uma abordagem lúdica e dinâmica, utilizando improvisações, exercícios de raciocínio e jogos dramáticos, vamos explorar as potencialidades da palavra como motor da ação e da ação como motivador da palavra. Pede-se aos participantes trazer texto (ou trecho de texto) curto decorado, de qualquer natureza.

Eric Nowinski é ator, diretor, iluminador e professor de Teatro. Discípulo direto de Célia Helena, trabalhou em sua formação com Fauzi Arap, Antunes Filho e Vladimir Capella, entre outros. Dirigiu os espetáculos A Linha Mágica, O Sonho de Jeronimo, Viagem ao Centro da Terra, Caminho da Roça, Mil Mulheres e Uma Noite. Ao lado de Simone Grande, lidera os coletivos teatrais As Meninas do Conto e A Fabulosa Companhia.

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Oficina: Treinamento de Montagem para Jovens com Daniel H. Fernández (Argentina)

Data

  • 30/09, sábado, às 10h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 13 anos

Duração

180 minutos

Ingresso

Gratuito, inscrições pelo email festivalpaideia@gmail.com

Sobre a oficina

A partir de textos dramáticos faremos um trabalho de improvisação, análise e montagem de tais textos. Pesquisaremos textos que funcionam em temas adolescentes. Trabalharemos espacialidade, verdade cênica, humor e ritmo como elementos constitutivos da teatralidade.

Daniel H. Fernandéz é diretor do grupo Los Oberiú. Ator, docente e gestor cultural. Vice-Presidente do Comitê Executivo da ASSITEJ Internacional, co-organizador do projeto Patios de Recreo, Pro-Tesoureiro da ATINA (Associação de Teatristas Independentes para crianças e adolescentes)..

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Filme: Terreiros do Brincar

Data

  • 27/09, quarta, às 14h30 - na Cia. Paideia de Teatro
  • 01/10, domingo, às 15h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

52 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.

Ficha técnica

  • Produção: Maria Farinha Filmes
  • Direção: David Reeks e Renata Meirelles

Apresentado por: Instituto Alana

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Filme: Nunca me Sonharam

Data

  • 29/09, sexta, às 14h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

A partir de 10 anos

Duração

84 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.

Ficha técnica

  • Produção: Maria Farinha Filmes
  • Direção: Cacau Rhoden

Tradução: em português com legenda em inglês

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Filme: Tá Fervendo

Data

  • 29/09, sexta, às 16h00 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

20 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

Quais são os efeitos pedagógicos contido no ato de preparar o alimento? De que maneira a gastronomia pode interferir na história de vida dos participantes? Este documentário mostra o trabalho realizado na Comunidade Pró Vida, em Rio Acima/MG, por meio da oficina "Vivência Gastronômica" ministrada pelo professor e Chef Fabiano Roldão. Através de processos pedagógicos-gastronômicos, pode-se potencializar uma ação isolada, tornando-a um catalisador de uma transformação já assumida como necessária pelos próprios envolvidos. Dar visibilidade a pessoas em situação de dependência química significa romper com o padrão ainda vigente de desumanidades. "Tá fervendo" apresenta o desenrolar de uma vivência única e especial, onde o calor é capaz de transforma o alimentando e aquecer quem o faz. Não importa seu passado, sempre é tempo de começar a cozinhar.

Ficha técnica

  • Direção: Leonardo Melo
  • Direção, montagem, imagens: Leonardo Melo
  • Produção: Lúcia Vernet e Tatiana Tonucci
  • Roteiro: Fabiano Roldão e Leonardo Melo
  • Edição, Mixagem, Design de Som e Restauração de áudio: Thiago Frade

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Filme: WAAPA

Data

  • 30/09, sábado, às 17h30 - na Cia. Paideia de Teatro

Indicação etária

Todas as idades

Duração

20 minutos

Ingresso

Gratuito

Sinopse

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Ficha técnica

  • Produção: Maria Farinha Filmes
  • Dirigido por: David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles

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Contato

Cia. Paideia de Teatro

Rua Darwin, 153 - Alto da Boa Vista
São Paulo - SP
CEP 04741-010
+55 11 5522 1283
ciapaideia
Cia Paideia de Teatro
paideiabrasil.com.br
Ingressos na Paideia

Peças: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia).

Filmes, mesas, oficinas e reflexões: gratuito.

Aceita dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito.

Ar condicionado, acesso para mobilidade reduzida, café. Não tem estacionamento. Teatro azul: 100 lugares. Teatro azul na peça “Paradies”: 200 lugares. Teatro vermelho: 80 lugares. Cinema: 60 lugares

R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel
São Paulo - SP
+55 11 5510-2700
www.sescsp.org.br
Ingressos no Sesc Campo Limpo

Peças: gratuitas, retirada na bilheteria 01 hora antes.

Oficinas: gratuitas, inscrições na Central de Atendimento.

Acessibilidade e lanchonete. Não tem estacionamento.

R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro
São Paulo – SP
+55 11 5541-4000
www.sescsp.org.br
Ingressos no Sesc Santo Amaro

Peça: R$ 17,00 (inteira), R$ 8,50 (meia), R$ 5,00 (credencial plena).

Acessibilidade, ar condicionado, comedoria e estacionamento. 279 lugares.

Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
São Paulo – SP
+55 11 5686-8440
Ingressos no Teatro Paulo Eiró

Solo for 2: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Histórias que o vento traz: R$ 15,00 (inteira), R$ 7,50 (meia).

Santo Dias, da roça à fábrica: gratuito.

Pelo mundo com Mawaca: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Acessibilidade, ar condicionado, não tem estacionamento. Aceita somente dinheiro. 468 lugares.

Realização

Parceria

Apoio

Este projeto foi contemplado pela 28a edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.