Peça: "O Sal e o Amor" - Cia. Paidéia de Teatro

Data de apresentação:

Sábado, dia 24 de setembro, às 17h00* - Paidéia Associação Cultural

*Apresentação seguida de debate sobre o espetáculo.

Sinopse:

Baseada em uma lenda turca, a peça conta a história de Yildiz, a filha mais nova de um poderoso Sultão, que resolve perguntar às suas três filhas quanto amor por ele sentem. As filhas mais velhas conseguem agradar ao pai fazendo comparações com ouro e diamantes, mas Yildiz, incapaz de mensurar seu amor, não consegue agradar ao Sultão, que furioso, transforma a vida da pequena sultana num perigoso desafio. A peça também conta a história do jovem Mehmet, filho único de uma mulher muito pobre que vivia para protegê-lo dos perigos do mundo sem nunca o permitir sair de casa. Um dia Mehmet decide sair para descobrir o mundo e acaba passando por situações inusitadas. A trajetória de Yildiz e Mehmet é pontuada pela figura de um velho Dervixe, que aparece e desaparece misteriosamente, costurando toda a trama em um final surpreendente.

Ficha técnica:

Texto Adaptado e Direção: Amauri Falseti
Conto adaptado por Yildiz Ademoglu Atlan, a partir do conto “O Sal e o Amor”, recolhido por Pertev Naili Boratav
Tradução: Sylvie Giraud
Iluminação: Wagner Freire e Alessandra Marques
Cenário e Figurinos: Clau Carmo
Preparação de atores: Ana Luiza Junqueira e Madalena Bernardes
Direção Musical: Marcos Iki
Músicas: Amauri Falseti e Marcos Iki
Músico: Marcos Iki e Rogério Modesto
Costureira: Mariluce Constantino
Elenco: Aglaia Pusch, Camila Amorin, Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Rogério Modesto, Suzana Azevedo e Valdênio José.
Foto: Thiago Leite

Duração: 90 minutos
Indicação etária: a partir de 6 anos
Data da estreia: 02 de Setembro de 2016

Sobre a Companhia

A Cia. Paidéia de Teatro tem como objetivo principal produzir um teatro de qualidade voltado para a infância e a juventude e busca constantemente a transformação da realidade das crianças no mundo de hoje.

Além disso, promove o acesso à cultura a crianças e jovens de todas as classes sociais através de seus cursos gratuitos e da parceria com diversas ONGs e escolas públicas e privadas, especialmente da Zona Sul de São Paulo. Este acesso visa aprofundar a compreensão e a experiência da arte, entendida e vivenciada pela Paidéia como uma das formas possíveis de entender, interpretar e transformar o mundo.

Outro ponto importante para a companhia é ampliar e aprofundar intercâmbios de ideias e ações com grupos de teatro nacionais e internacionais. O foco de atenção são os processos de trabalho e criação com efetivos poderes de transformação.

A todo momento a companhia busca ampliar a potência e capacidade da Arte e sua conexão com a Educação, considerando-as como os principais meios de transformação e constituição da cidadania. Desta forma, incentiva o crescimento de cidadãos plenos de suas capacidades e conscientes de seu papel como indivíduos transformadores de sua realidade.