Peça: "Rei Hamed e a Menina sem Medo" - Schnawwl (Alemanha)
König Hamed und das furchtlose Mädchen
Datas de apresentação
- Sexta, dia 23 de setembro, às 09h50 - ESGOTADO! - Paidéia Associação Cultural
- Sexta, dia 23 de setembro, às 20h30 - Paidéia Associação Cultural
- Sábado, dia 24 de setembro, às 11h00* - Paidéia Associação Cultural
*Apresentação seguida de debate sobre o espetáculo.
Peça em alemão, com tradução parcial em português.
Sinopse
O poderoso rei Hamed bin Bathara, movido pelo ódio de sua mulher, decide banir todas as mulheres de suas terras. A corajosa Sherifa, princesa do reino vizinho, quer conhecer essa terra sem mulheres. Disfarçada de príncipe Sherif, ela visita seus vizinhos, mesmo sabendo que a pena por esta infração é a morte. O rei Hamed bin Bathara desconfia da presença cativante do jovem. Como ele pode descobrir o verdadeiro gênero de Sherif? Ele propõe três tarefas, nas quais espera que seu hóspede cometa um deslize. As definições de masculinidade e feminilidade deste mundo árabe nos parecerão surpreendentemente familiares.
Rei Hamed e a Menina Sem Medo questiona, com humor e suspense, padrões do comportamento masculino e feminino. Partindo da forma teatral aberta do teatro narrativo, os dois atores Uwe Topmann e Cédric Pintarelli e o músico Peter Hinz brincam com os clichês do homem forte e da mulher delicada, dos egípcios esquentados e dos alemães cheios de regras. Masculinidade e feminilidade são mostrados nesse conto de fadas árabe com as mesmas características que em contos tradicionais europeus. Brincar com essas características age de modo libertador e empoderador para aqueles que se propõe a questionar.
Sobre o projeto de cooperação
Depois da cooperação extremamente bem sucedida com a Índia (O Menino com a Mala), o segundo projeto teatral internacional levou o Schnawwl ao Egito, à cidade mediterrânea de Alexandria. No cerne da cooperação de um ano com o Teatro Alexandria, I-act e Schnawwl, denominada “Com os Olhos dos Outros”, produziu-se duas encenações, que pesquisaram o tema do direito das crianças à liberdade. Cada companhia apresentou para seu público local uma história do tesouro cultural do país parceiro.
Em Alexandria, a companhia trabalhou com o diretor Mohamed Abdel Kader uma interpretação própria da lenda de Guilherme Tell, sob o título “Um Primeiro Passo”. No Schnawwl, Andrea Gronemeyer desenvolveu com sua companhia uma versão teatral da lenda árabe “Rei Hamed e a Menina sem Medo”.
Em torno da singular estreia dupla em 26 de setembro de 2012 em Alexandria, ocorreu entre 23 e 29 de setembro de 2012 o Backstreet Festival, como um encontro teatral europeu-mediterrâneo. Teatros dos países da primavera árabe se encontraram, por meio de workshops, discussões e espetáculos, para um diálogo aberto com colegas da Europa.
Como finalização do projeto de cooperação teatral “Com os Olhos dos Outros”, produziu-se um livro ilustrado bilíngue, narrando as duas histórias. As ilustrações para ambas as histórias de primavera, a árabe e a alemã, ficaram a cargo do artista Mehrdad Zaeri, que mora em Mannheim. Os textos da autora Anne Richter foram traduzidos para o árabe por Mahmoud Hassanein.
O livro pode ser adquirido. Mais informações em http://bit.ly/18EqS1q
Projeto financiado pelo Kulturstiftung des Bundes.
Saiba mais sobre o Schnawwl em: https://www.mannheim.de/kultur-erleben/schnawwl
Ficha técnica
Encenação: Andrea Gronemeyer
Cenário: Christian Thurm
Figurino: Eva Roos
Dramarturgista: Anne Richter
Pedagogia do Teatro: Anne Gorath
Músico: Peter Hinz
Elenco: Uwe Topmann e Cédric Pintarelli
Duração: 50 minutos
Indicação etária: a partir de 8 anos