Mesa de Reflexão 4

Data

  • Terça, dia 27 de setembro, das 17h00 às 19h00 - Paidéia Associação Cultural

Tema central - X Festival Paidéia

Qual é o lugar do teatro para crianças hoje?

Esta questão é o tema central desta edição e pretende refletir e debater sobre o espaço que o teatro para crianças ocupa na vida de uma sociedade, considerando as diferentes culturas.

A intenção do Festival este ano é que todas as mesas partam deste tema para que ele seja desenvolvido continuamente durante todo o festival.

Como sub-tema das mesas de reflexão, teremos:

Mesa de Reflexão 4

Teatro em zonas de guerra / de conflito

O que se pretende nesta mesa é refletir e debater sobre como o teatro se insere em ambientes de violência, seja relacionado a questões de inclusão social, situações de guerra ou conflitos políticos.

Participantes:

  • Reinaldo Nascimento (Brasil) - Coordenador regional do Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiner
  • Margrit Gysin (Suiça) - Atriz e fundadora do FigurentheaterMargritGysin
  • Mediação: Bebe de Soares (Brasil/Chile) - Fundadora da Amazon Network

Sobre os participantes

Reinaldo Nascimento é coordenador regional do Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiner e.V. no Brasil. Reinaldo participa, desde 2012 de várias intervenções internacionais com o projeto Pedagogia de Emergência em países assolados por catástrofes naturais ou em países assolados por guerras e conflitos.

Margrit Gysin fundou e continua conduzindo o FigurentheaterMargritGysin. Ela começou sua carreira teatral com fantoches em 1976. Desde então, ela atuou em mais de quarenta produções teatrais e teatro de bonecos; entre as mais recentes:

  • 2003 "Kemmhor - zuBesuchbei Astrid Lindgren", uma peça sobre a vida e obra do autor, Astrid Lindgren
  • 2005, uma co-produção com Michael Huber de "EinTagfürdenkleinenBären", com base no trabalho de Holmelund/Minarik
  • 2006 "DornröschenKind"
  • 2007 "VaterbärundFindelmaus"
  • 2008 "VerstrickteZeit"

O FigurentheaterMargritGysin tem participado em festivais de teatro de fantoches em todo o mundo e ganhou prêmios em Praga (1979), Bécéscaba / Hungria (1980), Zagreb (1984), México (1989), Klagenfurt (1989), Viena (1992), Madras (1996) e Erfurt (2000). Em 1990, foi premiado com o Kulturpreis Baselland/Baselstadt.

Bebe de Soares é atriz, coreógrafa, bailarina e arquiteta, além de assinar a direção de inúmeros balés e peças de teatro. É fundadora e diretora artística do Teatro 4Garoupas, da Amazonas Network, com sede no Chile a partir de 2011, que atua em diversos países, principalmente na Alemanha e no Brasil. Desde 2015, é membro do IPAY e representa várias companhias  do Brasil, Chile e Holanda no mercado Norte Americano e na Asia.

Documentação das mesas

Todo o conteúdo das mesas de reflexão deste ano será documentado em uma revista especial de comemoração aos dez anos do Festival Internacional Paidéia de Teatro para crianças e jovens. Para este trabalho a Paidéia convidou a escritora e dramaturga Márcia Rigina Rodrigues.

Márcia Regina Rodrigues é autora das peças Santa Maria do Egito e Uma flor no meio do nada, levadas à cena pela Cia. Paideia de Teatro. Adaptou para o palco a obra infantil Histórias para pensar com a barriga, de Marilia Fiorillo, tendo sido a peça homônima encenada também pela Paideia. Em 2013, escreveu o texto infantil São Jorge vence o dragão, encenado no mesmo ano no Rio de Janeiro; em 2015, a leitura de São Jorge vence o dragão foi gravada em cd por atores e músicos. É também doutora em Estudos Literários e autora do e-book Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires e Felizmente, há luar!, de Sttau Monteiro, pela Cultura Acadêmica / Editora da UNESP (2010). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado em Estudos Literários no Departamento de Literatura da Faculdade de Letras da UNESP de Araraquara.