Mesa de Reflexão 2

Data

  • Segunda, dia 26 de setembro, das 18h00 às 20h00 - Paidéia Associação Cultural

Tema central - X Festival Paidéia

Qual é o lugar do teatro para crianças hoje?

Esta questão é o tema central desta edição e pretende refletir e debater sobre o espaço que o teatro para crianças ocupa na vida de uma sociedade, considerando as diferentes culturas.

A intenção do Festival este ano é que todas as mesas partam deste tema para que ele seja desenvolvido continuamente durante todo o festival.

Como sub-tema das mesas de reflexão, teremos:

Mesa de Reflexão 2

Quais as questões vivenciadas pelas crianças em suas culturas e países e como essas questões são tratadas no teatro?

Cada país tem uma cultura diferente e a relação com a criança em cada país é muito diversa. Como vivem as crianças nos diferentes cantos do mundo e quais suas dificuldades ou experiências? A mesa busca abordar estas questões e tentar observar como essas diferentes realidades se refletem nas obras teatrais.

Participantes:

  • Gabriel Macció Pastorini (Uruguai) - Ator, professor e diretor
  • Andrea Gronemeyer (Alemanha) - Diretora do Junges National Theater (Teatro Nacional Jovem)
  • Amauri Falseti (Brasil) - Fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro
  • Mediação: Marici Salomão (Brasil) - Coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

Sobre os participantes

Gabriel Maccio Pastorini formou-se em 1992 pela Faculdade de Artes Cênicas e Títeres "Mario Gallup" da instituição teatral "El Galpon" de Montevidéu-Uruguai. É a partir do ano 1995 que começa sua carreira como ator e diretor, integrando e participando de diferentes grupos de Uruguai. Em 2002, inicia suas atividades na dramaturgia e a gestão do grupo “La Rueda Teatro”. Atualmente é coordenador Geral do Centro Uruguaio de Teatro e Dança para Crianças e Juventude- CUTDIJ. Director da Revista ENTRE PATAS. Um espaço de reflexão para as artes de palco, publicação de envergadura internacional especializada em Artes Cênicas para crianças e público jovem. Coordenador de Pesquisa e Formação no Uruguai ASSITEJ. Consultor de reuniões ENREDANZA Festival (dança contemporânea para o público jovem), e o Festival Internacional de Artes Cênicas no Uruguai FIDAE. Consultor na área de teatro para o público jovem Instituto Nacional de Artes Cênicas INAE Uruguai. A sua atividade tem sido reconhecido pela Associação de Críticos de Teatro do Uruguai, a Comissão de Juventude da Prefeitura de Montevidéu, o Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, o Centro Cultural da Espanha no Uruguai, o Instituto Internacional de Teatro e Write Local Play Global, rede internacional de dramaturgos do teatro para crianças e jovens e ASSITEJ, Áustria. A nivel internacional, integra desde 2008 as instâncias de Seminários e oficinas de Temas Tabú, que vem sendo realizadas no"La Red de Centros ASSITEJ Ibero americanos e dos Países Nórdicos".. Ele fez apresentações diversas, palestras, workshops e apresentou os seus shows em diferentes fóruns, encontros e festivais na Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Uruguai e Venezuela. Tem textos publicados na revista internacional da ASSITEJ, ITYARN-ATINA-AINCRIT, e na web no Fórum Latino-Americano e na página do Write Local Play Global.

Andrea Gronemeyer, antes de ir a Mannheim para ser diretora geral do Schnawwl para a temporada de 2002/2003, havia trabalhado desde 1985 na companhia livre Teatro Comedia Colonia em Colônia, entre outras funções, como diretora, dramaturgista, diretora artística e diretora geral. Desde março de 2013, faz parte do grupo de cinco membros da direção do Teatro Nacional de Mannheim. Juntamente com o diretor de ópera Prof. Dr. Klaus-Peter Kehr, fundou em 2006/2007 a Ópera Jovem de Mannheim (Junge Oper Mannheim). Na temporada 2013/2014, Andrea Gronemeyer encenou o espetáculo de teatro-dança Tanz Trommel (UA), em cooperação com o Kevin O'Day Ballet para o National Theater Mannheim, dando início à ampliação do repertório do Schnawwl de dança contemporânea para o público jovem. Em novembro de 2014, foi premiada com o Prêmio Alemão DER FAUST na categoria Direção de Teatro para Crianças e Jovens. Suas produções para o Schnawwl e Junge Oper Mannheim foram convidadas para diversos festivais, nacionais e internacionais, e para turnês. Andrea Gronemeyer publicou pela Dumont Verlag os livros Schnellkurse Theatre (2005) e Schnellkurse Film (2009), e é co-editora da Antologia de Teatro para a Infância e Juventude, Perspectivas de uma Divisão de Teatro (2009). Além disso, foi nomeada como curadora para o período de 2013-2016 do Centro para o Teatro Juvenil da República Federal da Alemanha (KJTZ) e desde 2013 (juntamente com Marco Süß) é porta-voz do grupo de trabalho da teatro para crianças e jovens de Baden-Württemberg.

Amauri Falseti é fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro e trabalha há 35 anos com jovens em atividades teatrais. Participou de festivais nacionais e internacionais de teatro. Trabalhou com jovens em Frankfurt, a convite da Central de Teatro Jovem da Alemanha e também realizou workshop com jovens do projeto Auf dem Weg em Herne, Alemanha e Borgonha, França. Há quinze anos dirige espetáculos com os alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner e da Escola Waldorf de São Paulo além de coordenar todos os cursos oferecidos para jovens na Paidéia. Recebeu, em 2009, os prêmios APCA e FEMSA de melhor autor para o teatro infantil, com o espetáculo Com o Rei na Barriga. Com este espetáculo recebeu indicação ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro; indicação do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de melhor direção e melhor espetáculo infantil de 2009, e em 2010 foi indicado para as mesmas categorias, com o espetáculo Na Arca às Oito. Miliuma foi indicada ao prêmio FEMSA em nove categorias – espetáculo infantil, texto adaptado, direção, ator, atriz, revelação (pela música originalmente composta), cenário, figurino e iluminação - vencendo na categoria iluminação e recebeu o Prêmio Pecinha é a Vovozinha, além de ter sido avaliada como o melhor espetáculo infantil de 2012, segundo a revista VejaSP. Três Fios, da Paidéia Kínisi, foi indicado ao prêmio FEMSA nas categorias texto adaptado e figurino.

Marici Salomão nasceu na capital paulista em 18 de dezembro de 1963. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, foi aluna especial de Semântica, por um ano, no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos) da Unicamp. Seu interesse pela dramaturgia a fez participar de oficinas de dramaturgia oferecidas pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde estudou com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Depois, aperfeiçoou sua formação em Dramaturgia no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob supervisão de Antunes Filho. Foi coordenadora do Círculo de Dramaturgia do CPT, entre 1998 e 2003. “Maria Quitéria”, “Bilhete”, “Impostura”, “O Pelicano” e “Atos de Violência” são seus textos já encenados. Em 1995, foi uma das primeiras colocadas no I Concurso de Textos Inéditos do Sesi-SP, com “Retiro dos Sonhos”. Com outras três dramaturgas – Beatriz Gonçalves, Vera de Sá e Cláudia Vasconcellos –, criou o núcleo Dramáticas em Cena, em que estudavam, discutiam e produziam textos dramáticos. Concomitantemente aos seus projetos dramatúrgicos, atuou como repórter-colaboradora de teatro, entre 1998 e 2005, do jornal O Estado de S. Paulo (Caderno 2). Também colabora, eventualmente, na revista Bravo!, sites culturais e publicações dirigidas à discussão teatral, escrevendo sobre dramaturgia. Atualmente, responde pela Coordenação do Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, inaugurada em novembro de 2009, e do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council desde junho de 2008, além de integrar a comissão julgadora do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Documentação das mesas

Todo o conteúdo das mesas de reflexão deste ano será documentado em uma revista especial de comemoração aos dez anos do Festival Internacional Paidéia de Teatro para crianças e jovens. Para este trabalho a Paidéia convidou a escritora e dramaturga Márcia Rigina Rodrigues.

Márcia Regina Rodrigues é autora das peças Santa Maria do Egito e Uma flor no meio do nada, levadas à cena pela Cia. Paideia de Teatro. Adaptou para o palco a obra infantil Histórias para pensar com a barriga, de Marilia Fiorillo, tendo sido a peça homônima encenada também pela Paideia. Em 2013, escreveu o texto infantil São Jorge vence o dragão, encenado no mesmo ano no Rio de Janeiro; em 2015, a leitura de São Jorge vence o dragão foi gravada em cd por atores e músicos. É também doutora em Estudos Literários e autora do e-book Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires e Felizmente, há luar!, de Sttau Monteiro, pela Cultura Acadêmica / Editora da UNESP (2010). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado em Estudos Literários no Departamento de Literatura da Faculdade de Letras da UNESP de Araraquara.