Mesa de Reflexão 1

Data

  • Sexta, dia 23 de setembro, das 16h00 às 18h00 - Paidéia Associação Cultural

Tema central - X Festival Paidéia

Qual é o lugar do teatro para crianças hoje?

Esta questão é o tema central desta edição e pretende refletir e debater sobre o espaço que o teatro para crianças ocupa na vida de uma sociedade, considerando as diferentes culturas.

A intenção do Festival este ano é que todas as mesas partam deste tema para que ele seja desenvolvido continuamente durante todo o festival.

Como sub-tema das mesas de reflexão, teremos:

Mesa de Reflexão 1

O limiar das idades no teatro

O que difere o teatro para crianças do teatro para adultos? Como ou por que classificar etariamente um espetáculo?

Participantes:

  • María Inés Falconi (Argentina) - Escritora, dramaturga e fundadora do ATINA (Associação dos fazedores de teatro independente para crianças e adolescentes)
  • Andrea Gronemeyer (Alemanha) - Diretora do Junges National Theater (Teatro Nacional Jovem)
  • Representante do Sesc de São Paulo (Brasil) - a confirmar
  • Mediação: Dib Carneiro (Brasil) - Jornalista, crítico teatral e dramaturgo

Sobre os participantes

María Inés Falconi escreve contos e peças de teatro para crianças e adolescentes. Publicou mais de 50 obras na argentina e em outros países de língua espanhola. Várias destas obras foram traduzidas para outros idiomas e receberam prêmios nacionais e internacionais. Coordena cursos de dramaturgia direcionados a crianças e adolescentes e por 20 anos esteve a cargo das oficinas de Teatro para Crianças e Adolescentes na Universidade Popular de Belgrano e Bibliotecas ATINA e UPB. María Inés também é fundadora de Atina (Associação dos dramaturgos independentes para crianças e adolescentes).

Andrea Gronemeyer, antes de ir a Mannheim para ser diretora geral do Schnawwl para a temporada de 2002/2003, havia trabalhado desde 1985 na companhia livre Teatro Comedia Colonia em Colônia, entre outras funções, como diretora, dramaturgista, diretora artística e diretora geral. Desde março de 2013, faz parte do grupo de cinco membros da direção do Teatro Nacional de Mannheim. Juntamente com o diretor de ópera Prof. Dr. Klaus-Peter Kehr, fundou em 2006/2007 a Ópera Jovem de Mannheim (Junge Oper Mannheim). Na temporada 2013/2014, Andrea Gronemeyer encenou o espetáculo de teatro-dança Tanz Trommel (UA), em cooperação com o Kevin O'Day Ballet para o National Theater Mannheim, dando início à ampliação do repertório do Schnawwl de dança contemporânea para o público jovem. Em novembro de 2014, foi premiada com o Prêmio Alemão DER FAUST na categoria Direção de Teatro para Crianças e Jovens. Suas produções para o Schnawwl e Junge Oper Mannheim foram convidadas para diversos festivais, nacionais e internacionais, e para turnês. Andrea Gronemeyer publicou pela Dumont Verlag os livros Schnellkurse Theatre (2005) e Schnellkurse Film (2009), e é co-editora da Antologia de Teatro para a Infância e Juventude, Perspectivas de uma Divisão de Teatro (2009). Além disso, foi nomeada como curadora para o período de 2013-2016 do Centro para o Teatro Juvenil da República Federal da Alemanha (KJTZ) e desde 2013 (juntamente com Marco Süß) é porta-voz do grupo de trabalho da teatro para crianças e jovens de Baden-Württemberg.

Dib Carneiro Neto, 55 anos, natural de São José do Rio Preto – SP, é jornalista radicado em São Paulo desde 1979. Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes (Eca) da Universidade de São Paulo (USP), em 1982.  Foi editor-chefe do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, função que exerceu por oito anos, até fevereiro de 2011. Trabalhou no Estadão por 19 anos seguidos e, antes, atuou em Veja São Paulo por quatro anos e na Gazeta de Pinheiros por sete anos. É hoje um dos mais ativos críticos de teatro infanto-juvenil do País, função que exerce desde o início dos anos 1990. Atualmente, mantém uma coluna semanal virtual de críticas de teatro infantil no site da revista Crescer, da editora Globo. Como dramaturgo, ganhou o Prêmio Shell de melhor autor em 2008, por Salmo 91. Também é autor das seguintes peças encenadas: Adivinhe Quem Vem para Rezar, Depois Daquela Viagem, Crônica da Casa Assassinada, Um Réquiem para Antonioe Pulsões. É autor dos livros A Hortelã e a Folha de Uva (ed. DBA), de crônicas afetivo-gastronômicas sobre sua ascendência libanesa, e de Pecinha É a Vovozinha (ed. DBA) e Já Somos Grandes (ed. Giostri), ambos com críticas e reflexões sobre a produção de teatro infantil em São Paulo. Lançou, em outubro de 2014, seu primeiro livro de poemas, Dia de Ganhar Presente, pela editora Íthala.

Documentação das mesas

Todo o conteúdo das mesas de reflexão deste ano será documentado em uma revista especial de comemoração aos dez anos do Festival Internacional Paidéia de Teatro para crianças e jovens. Para este trabalho a Paidéia convidou a escritora e dramaturga Márcia Rigina Rodrigues.

Márcia Regina Rodrigues é autora das peças Santa Maria do Egito e Uma flor no meio do nada, levadas à cena pela Cia. Paideia de Teatro. Adaptou para o palco a obra infantil Histórias para pensar com a barriga, de Marilia Fiorillo, tendo sido a peça homônima encenada também pela Paideia. Em 2013, escreveu o texto infantil São Jorge vence o dragão, encenado no mesmo ano no Rio de Janeiro; em 2015, a leitura de São Jorge vence o dragão foi gravada em cd por atores e músicos. É também doutora em Estudos Literários e autora do e-book Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires e Felizmente, há luar!, de Sttau Monteiro, pela Cultura Acadêmica / Editora da UNESP (2010). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado em Estudos Literários no Departamento de Literatura da Faculdade de Letras da UNESP de Araraquara.