Peça: "Ali Babá e os 40 ladrões" - Trupe de Truões (Uberlândia - MG)
Datas de apresentação
- Domingo, dia 25 de setembro, às 18h30 - Sesc Campo Limpo
- Terça, dia 27 de setembro, às 20h00* - Paidéia Associação Cultural
(*) Apresentação seguida de debate sobre o espetáculo.
Sinopse
... Conta-se a história de dois irmãos e uma caverna. Cassim é comerciante. Ali Babá vive de cortar lenha ...
... As palavras "Abre-te sésamo!" são proferidas. O destino deles é alterado. Um tesouro no interior da caverna é revelado. Juntado há séculos por uma quadrilha de ladrões ...
... Ali Babá se torna rico. Cassim morre de inveja. A ira dos ladrões é despertada ...
... A história se desenrola cheia de artimanhas, disfarces e armadilhas. Capitaneada pela sagacidade da bela escrava Mogiana ...
... E assim, Sherazade vai poupando sua vida.
Ali Babá e os 40 Ladrões foi o primeiro conto da tradição popular universal de As mil e uma noites encenado pela Trupe de Truões e teve a sua estreia no ano de 2006. A proposta de montagem desse espetáculo foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e deu continuidade às investigações do grupo na linguagem do teatro infantojuvenil.
Em 2014 ganha nova montagem, mantendo os elementos principais da primeira: a exploração e ressignificação de um único objeto – o bastão – e o exercício de navegação dos atores entre a atuação e a narração na pesquisa de literatura em cena.
O espaço ganha amplitude, evidenciando em seu aspecto de tapete, o fluxo do jogo cênico de figuras múltiplas: personagens-tipo, ressignificação corporal e dança contemporânea. Como griôs, os atores resgatam na figura do narrador-ator o aspecto ritualístico e imemorial do ato de contar histórias.
Histórico da Companhia
A Trupe de Truões é fruto da união do diretor Paulo Merisio com um grupo de egressos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Desde então desenvolve projetos de montagem aliados à pesquisa e aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.
Nos espetáculos adultos investiga o gênero melodramático e suas potencialidades no teatro contemporâneo. No seu histórico, sete espetáculos compõem esse gênero: “Os 7 Gatinhos”(2002), “Rodrigueanas”(2003), “A Maldição do Vale Negro” (2007), “Melodrama da Meia Noite” (2010), “Calle!” (2011), “Por quem os sinos dobram”(2012) e “Três Almas para Deus” (2013). No gênero infantojuvenil tem investigado as possibilidades de narração em cena, a ressignificação do corpo do ator, além de teatro de sombras e objetos. Nas últimas montagens tem ampliado seu olhar para os temas abordados nos espetáculos, a partir de reflexões realizadas em grupo estimuladas pela participação do Diretor Paulo Merisio nas Oficinas de Temas Tabus no Teatro para Crianças e Jovens, oferecidas pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro Infantojuvenil) e realizada na Venezuela (2008) e em Cuba (2009), e de Ricardo Augusto (ator do grupo) no Uruguai (2013). Em sua trajetória o grupo apresenta os espetáculos “Um Herói Fanfarrão e sua mãe Bem Valente”(2002), “Rapunzel” (2004) e a trilogia de “As Mil e Uma Noites” composta por “Ali Babá e os 40 Ladrões”(2006), “Simbá o marujo” (2008) e “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa (2012)”. Hoje mantem em repertório os quatro últimos espetáculos tanto do gênero adulto quanto do infanto-juvenil.
Saiba mais em: www.trupedetruoes.blogspot.com.
Ficha técnica
Texto: Livre inspiração nos livros “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” de Edson Rocha Braga e “Livro das Mil e Uma Noites, Volume 4 – Ramos Egípicio + Aladim e Ali Babá” traduzido do árabe por Mamede Mustafa Jarouche.
Direção: Getúlio Gois e Paulo Merisio
Elenco: Amanda Aloysa, Amanda Barbosa, Maria De Maria, Ricardo Augusto, Thiago Di Guerra, Wesley Nunes
Stand In: Welerson Filho
Cenário: Paulo Merisio
Figurino: Deferson Melo e Ronan Vaz
Designer e Operador de Luz: Ronan Vaz
Sonoplastia: Getúlio Góis
Operador de Som: Laís Batista
Oficina de Voz: Dirce Helena Carvalho
Oficina de Música: Manoel Moura
Fotos: Thaneressa Lima / Valter Coutinho
Produtora: Laís Batista
Realização: Trupe de Truões
Duração: 65 minutos