Categorias
Peças

MESA: HOMENAGEM Á MÁRCIO AURÉLIO

Teatro Paideia no SÁBADO 28/09 ás 19h

 Eucir de Souza e Cia. Razões Inversas, Campinas e São Paulo

Ingressos: Gratuito

Idioma: Português

Indicação etária: Jovens e Adultos

Duração: 60 min.

SINOPSE: O ator Eucir de Souza convida atores que passaram pela Cia. Razões Inversas para celebrar e homenagear este grande Mestre de nosso Teatro, através de uma mesa artística com a interpretação de alguns trechos de textos representados pela Cia ao longo dos anos.Com este encontro, celebramos e homenageamos a Arte deste grande Mestre Marcio Aurelio e a profunda e frutífera parceria, que teve início logo no primeiro ano de atividade da Cia Paideia. A presença de Marcio Aurelio em nossa vida foi marcada também pelo trabalho da Cia. Razões Inversas que nos motivou e nos inspirou com espetáculos, encontros e trocas de experiências.

SOBRE O GRUPO: Marcio Aurelio é um dos mais premiados e renomados diretores de teatro brasileiro, reconhecido por seu trabalho como diretor, cenógrafo e figurinista. Com uma vasta e respeitada trajetória, transita entre montagens de clássicos e experimentações inovadoras, sempre imprimindo um rigor técnico e estético que tornam suas obras inesquecíveis. Sua capacidade de transformar o palco em um espaço de profunda reflexão e emoção faz dele uma referência para diversas gerações de artistas. É Professor Doutor pelo Departamento da Escola de Comunicações e Artes da USP e livre-docente pelo Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Como encenador, montou espetáculos a partir de textos de Shakespeare, Brecht, Nelson Rodrigues e outros, no Brasil e no exterior. Em 1990, cria a Companhia Razões Inversas com a primeira turma de formandos da Unicamp, dirigindo  espetáculos premiados como Senhorita Else, de Arthur Schnitzler, A Bilha Quebrada, de Kleist, e Agreste, de Newton Moreno.Recebeu prêmios da Associação Paulista de Artes, Troféu Mambembe, Prêmio Molière e Prêmio Shell em espetáculos como Lua de Cetim, Pássaro do Poente e Pólvora e Poesia.

Eucir de Souza é um ator brasileiro com uma carreira diversificada no teatro, cinema e televisão. Sua atuação é elogiada por sua intensidade e versatilidade, transitando entre dramas e comédias. Eucir tem forte presença no teatro, onde iniciou sua carreira. Ao longo dos anos, consolidou-se como um dos talentos reconhecidos do cenário artístico brasileiro. Foi dirigido por nomes como José Celso Martinez, Marcio Aurelio, Mário Bortolloto, Naum Alves de Souza, Willian Pereira, Cibele Forjaz, Luiz Carlos Vasconcelos e Fernando Bonassi. Também construiu sua carreira no cinema, ganhando prêmios como Melhor Ator no Festival Cine PE pelo filme Sal e no Festival de Brasília pelo filme Meu Mundo Em Perigo. Integrou o elenco de longas como “Fogaréu”, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “O Menino da Porteira”, “Salve Geral”, “Se Nada Mais Der Certo” e “Palindromo”, entre outros. Marca presença nas telas em novelas e também em séries.

Em 2021 a Paideia foi convidada, como parte da Rede Iberoamericana e CBTIJ, através da ASSITEJ
Internacional, para fazer parte do Projeto Babel: the Art of Listening in TYA, uma iniciativa da comunidade europeia. É um projeto “para refletir, através de trabalhos artísticos, sobre a compreensão mútua e incompreensão linguística recorrente. Uma pesquisa desenvolvida em campo através de momentos de trabalho criativo comum, onde artistas de diferentes culturas européias e não européias se encontrarão”. Sua realização, já em andamento, em outros lugares do mundo está prevista para uma duração total de quatro anos (2021 – 2025), e dentro desse período, um dos festivais de teatro escolhidos para ser uma “Ilha de Reflexão e Pesquisa” foi este Festival.

Como resultado do projeto Babel, será publicado o Catálogo de Inspirações, onde serão coletadas as muitas questões geradas sobre o tema da compreensão ou incompreensão mútua, do ponto de vista linguístico e artístico. O projeto visa desenvolver novas e inovadoras abordagens na criação de obras de arte dirigidas a crianças, através da colaboração transnacional e interlinguística.
Em comum com a proposta deste projeto, a Cia. Paideia carrega em sua pesquisa o interesse de descobrir e redescobrir o que se tem feito artisticamente para o público infanto-juvenil hoje na América Latina e no Mundo.

O Projeto Babel neste Festival terá como norteadora a seguinte pergunta:

Quais suas preocupações quanto à estética e a linguagem no seu trabalho para crianças e jovens?

Os grupos e/ou artistas e pensadores serão convidados a assistir espetáculos de outros grupos e artistas envolvidos no Projeto, dentro de nosso Festival Internacional, e a elaborarem perguntas e reflexões a serem colocadas nos encontros.

Todos os encontros do Projeto Babel são abertos ao público.

FICHA TECNICA BABEL:

Coordenação Paideia: Amauri Falseti e Margot Lohn

Convidados
Gabriel Macció Pastorini (Uruguai), Irene Borges (Cuba), Ismael Oddó (Chile), Jesús Quintero (México), Maria Inés Falconi (Argentina), Margrit Gysin (Suíça), Ramón Verdugo (México), Sergio Rincón (Colômbia)

Brasil
Mônica Rodrigues (BA/SP), Dib Carneiro Neto, Sandra Vargas e Luiz André Cherubini (SP), Clarice Cardell (BSB), Ieltxu Ortueta (Cunha – SP), Luciana Comin, Marconi Arap, Ernesto Jazade e Valeria Rocha (BA), Marina Quinan e Juliana Balsalobre (PA), Juliano Pereira e Elis Ferreira (MG), Cleiton Echeveste, Paulo Merísio e Karen Acioly (RJ), Simone Grande, Eric Nowinski, Mônica Simões e Carlos Gaúcho (SP), Aline Volpi e Marcelo Peroni (Jundiaí – SP), Thiago Reimberg (João Pessoa – PB) e Jovens da Paideia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *