Trupe de Truões, Minas Gerais e Cleiton Echeveste, Rio de Janeiro
Ingressos: Gratuito
Idioma: Português
Indicação etária: Jovens e Adultos
Duração: 60 min.
SINOPSE: Este encontro se propõe a ser um espaço de reflexão sobre a diversidade, especialmente de gênero e sexual, no teatro para crianças e jovens, a partir de um diálogo entre o ator Ricardo Augusto (Trupe de Truões, de Uberlândia/MG) e o dramaturgo Cleiton Echeveste (Pandorga Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro/RJ).
Ricardo apresentará alguns dos elementos, motivações, procedimentos e referenciais do seu personagem e do espetáculo Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu, em uma interlocução permeada por provocações e reflexões trazidas por Cleiton, a partir da sua pesquisa acadêmica, centrada em questões de dissidências sexuais e de gênero no teatro para a infância e juventude.
SOBRE O GRUPO: A Trupe de Truões é um grupo de teatro profissional de Uberlândia-MG fundado em 2002. O grupo é núcleo regional do CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude) e Ponto de Cultura. Além disso, desde 2002 mantém um Espaço Cultural chamado Ponto dos Truões, onde desenvolve apresentações teatrais próprias e de outros artistas, aulas da Escola de Teatro da Trupe de Truões e eventos culturais como a Mostra de Teatro Casa Aberta, a Mostra de Cinema Casa Aberta, o Seminário de Teatro Infanto Juvenil, entre outras.
Participantes: Ricardo Augusto, Ronan Vaz e Cássio Machado
Cleiton Echeveste é ator, dramaturgo, diretor e pesquisador com 34 anos de trajetória profissional, com mestrado em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). É um dos fundadores da Pandorga Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, coletivo com 18 anos de trabalho continuado dedicados ao teatro para crianças e jovens. Desde 2007, integra o CBTIJ/ASSITEJ Brasil, onde foi presidente do Conselho de Administração (2017-2023). É membro da direção das redes de dramaturgia (Write Local Play Global – WLPG) e de artes inclusivas (International Inclusive Arts Network – IIAN), da ASSITEJ Internacional. Colabora com a Rede Ibero-Americana de Artes Cênicas para a Infância e Juventude da ASSITEJ (IBEROASSITEJ) e participa das articulações para a criação da nova Rede Lusófona da ASSITEJ.