Chapeuzinho Vermelho

Projeto Gompa, Porto Alegre (RS)

Sesc Interlagos

Sábado, 24/09 às 15h

INGRESSOS: Gratuito

INDICAÇÃO ETÁRIA: Para crianças | DURAÇÃO: 50min | IDIOMA: Português (BR)

SINOPSE:  O espetáculo propõe o encontro da criança com o risco frente ao desconhecido, tratando de temas como o medo, o fascínio da passagem do mundo infantil ao adulto, a solidão e as relações familiares. São três gerações de mulheres solitárias: a menina, a mãe e a avó. 

A obra propõe-se a ser uma “iniciação ao medo”, como define o próprio Joël Pommerat, na medida em que vemos uma Chapeuzinho que deseja sair de casa e iniciar-se na vida adulta, que tanto lhe fascina e apavora. Depois de muitos alertas da mãe quanto aos perigos da vida e da estrada, a menina acaba defrontando-se com o desconhecido, com tudo o que o caminho e o lobo representam, com este ritual de passagem que o enfrentamento dos nossos próprios medos pode nos propiciar. Para o psicólogo Pedro Lunariso teatro é um lugar seguro para que estas experiências possam ocorrer, estando a criança protegida pelo terreno ficcional e lúdico que o teatro engendra. Ao sair do espetáculo, ela poderá conversar com seus pais a respeito do que mais lhe tocou, com a segurança de tratar de uma obra de faz-de-conta.

SOBRE O GRUPO: O Projeto GOMPA é um coletivo de artistas que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música e artes visuais, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo. O grupo foi vencedor do Prêmio lbsen para Montagem Cênica, da Noruega, desenvolvendo o espetáculo Inimigos na Casa de Bonecas, com estreia em 2018, um ano depois de estrear Chapeuzinho Vermelho (2017). Em 2014, o grupo estreou GPS GAZA, indicado ao Prêmio Açorianos de Teatro em cinco categorias (espetáculo, direção, dramaturgia, atriz e atriz coadjuvante), apresentando-se em diferentes cidades do Brasil. No mesmo ano, estreou As Aventuras do Pequeno Príncipe, que realizou mais de 150 apresentações na região Sul do país, recebendo o Prêmio Tibicuera em três categorias (Melhor Produção, Luz e Ator Coadjuvante) e o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2015. O coletivo realizou também a performance Margem Oculta (2016) e a fotoperformance orgânicos. 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Joël Pommerat

Tradução: Giovana Soar

Direção: Camila Bauer

Elenco: Fabiane Severo, Guilherme Ferrêra, Henrique Gonçalves e Laura Hickmann

Direção coreográfica: Carlota Albuquerque

Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta

Preparação vocal: Luciana Kiefer

Cenografia: Élcio Rossini

Figurino: Daniel Lion

Iluminação: Thais Andrade

Maquiagem: Luana Zinn

Criação e confecção de máscara: Diego Steffani

Criação e confecção de gobos: Pedro Lunaris

Identidade visual: Jéssica Barbosa

Fotografias: Adriana Marchiori

Teasers: Camino Filmes

Psicólogos colaboradores: Sahaj, Camila Noguez e Pedro Lunaris

Produção: Projeto Gompa e Rococó Produções Artísticas e Culturais

Apoio: SESC SP

 

Data

24 set 2022
Expired!

Localização

Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *