20/03 – Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude

Mensagem de Yvette Hardie

Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude 2021

A ASSITEJ Internacional celebra esta data no dia 20 de março desde 2001, e desde 2012, temos como tema do dia o slogan “Leve uma Criança ao Teatro Hoje”. Este tem sido um apelo à ação para ampliar o acesso de crianças e jovens às artes e para chamar a atenção para a responsabilidade dos guardiões, patrocinadores e compradores de ingressos em garantir que o público infantil e jovem experimente o poder das artes.

No entanto, neste ano às avessas, no qual o mundo como o conhecíamos parou de girar em suas antigas órbitas e tanto mudou para os artistas, para os teatros, para os festivais, para as famílias, para as escolas e, claro, o mais importante, para as crianças e os jovens, parece que não podemos mais dizer “Leve uma criança ao teatro hoje” com a mesma segurança de antes.

Não porque as artes ou o teatro sejam menos importantes – na verdade, se o que autores das nossas mensagens têm a dizer for verdade, eles são mais importantes do que nunca -, mas sim porque os mecanismos para compartilhar essa experiência tiveram que mudar e se adaptar.

Portanto, este ano, no Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, quero celebrar a extraordinária riqueza de talento, de criatividade, de resiliência, de adaptabilidade, de obstinação e determinação absolutas, que os artistas têm mostrado ao buscar novas formas de encontrar seu público.

Eles contaram histórias ao vivo no Facebook com interação por meio de chat; eles criaram experiências interativas gravadas ou transmitidas ao vivo para as crianças desfrutarem em casa; eles fizeram teatro em jardins, parques, calçadas e do outro lado das janelas; eles transformaram salas de estar e quartos em espaços mágicos a serem mapeados e descobertos, envolvendo a imaginação sensorial; eles converteram laboratórios de jovens online e criaram bibliotecas online de recursos de teatro em vídeo; eles se voltaram para a tecnologia do dia-a-dia, como o telefone, e se aventuraram no WhatsApp, Tiktok e Instagram; enviaram experiências de teatro pelo correio, por meio de pacotes postados, com muitas ferramentas criativas; eles apoiaram a aprendizagem em casa; eles criaram sobre a pandemia, sonharam e escreveram as peças para quando o contato ao vivo for permitido novamente; eles levaram para o formato online seus festivais, leituras de peças, acampamentos de férias e workshops; eles fizeram lobby e advogaram, marcharam e fizeram petições; eles permaneceram juntos. Eles construíram a solidariedade da comunidade levando a arte às ruas. Eles demonstraram sua criatividade inata de inúmeras maneiras.

Assim, à medida que nos aventuramos juntos no “futuro desconhecido”, pedimos a todos aqueles que se preocupam que crianças e jovens tenham acesso à extraordinária riqueza imaginativa que as artes podem lhes trazer, para continuar buscando novas maneiras para o teatro e o público infantil e jovem reencontrarem uns aos outros. Uma coisa é certa, o teatro é mais necessário do que nunca. No teatro, nos reconectamos, abrindo espaço para a cura. Nós repensamos, realinhamos e resistimos. Nós lembramos e relembramos nossa humanidade comum.

É o artista em cada um de nós que torna isso possível.

Yvette Hardie, Presidente da ASSITEJ (de 2012 a 2021)
Tradução: Cleiton Echeveste (CBTIJ/ASSITEJ Brasil)

Mensagem de Cleiton Echeveste

Dia Mundial e Nacional do Teatro para a Infância e Juventude 2021
e os 25 anos do CBTIJ/ASSITEJ Brasil

A esta altura, quando a pandemia do coronavírus já completou um ano, todos nós sabemos o que significa viver uma data festiva distante daqueles ao lado de quem, em uma situação normal, gostaríamos de comemorar. Com o CBTIJ não foi diferente nos seus 25 anos, celebrados em dezembro passado.

A decretação da pandemia significou o imediato cancelamento da festa do Dia Nacional e Mundial do Teatro para a Infância e Juventude – 20 de março. Naquele dia, além de celebrarmos a data, teríamos feito a entrega dos troféus referentes à 6ª edição do Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e às Homenagens Especiais, instituídas em 2020. A seguir, as Oficinas Regionais da ASSITEJ, que reuniriam profissionais e pesquisadores de sete países no Rio de Janeiro, tiveram que ser adiadas, e seguem sem previsão de nova data. O sonho de um festival internacional de artes cênicas, no marco dos 25 anos, que acolheria um programa de intercâmbio com jovens artistas de diversos países, foi outro projeto adiado. A publicação de um livro, fazendo um retrato do teatro para crianças e jovens no Brasil nos últimos 25 anos, foi outro projeto que, ainda que tenha avançado, segue sem perspectiva de publicação. Seu conteúdo, todo ele inédito, é composto por contribuições de diversos artistas e pesquisadores da área, abordando temas como capilarização das redes, histórico dos festivais e de associações do setor, pesquisa acadêmica, representatividade negra, quem é a criança de hoje, entre outros.

Mas, tentando olhar para a outra metade do copo, 2020 e este começo de 2021 têm ampliado espaços e trazido diversas oportunidades de encontro e de intercâmbio nacional, regional e internacional. Desde maio do ano passado, quando teria acontecido o 20º Congresso Mundial da ASSITEJ [01], associação internacional que o CBTIJ representa no Brasil, inúmeras reuniões – coffee sessions, charlas, rodas de conversa – derrubaram barreiras geográficas e geraram trocas e encontros instigantes. Não que as ferramentas que têm possibilitado esses encontros não existissem antes. Elas estavam já colocadas, eram conhecidas, mas ainda timidamente utilizadas. Se é que podemos falar em um saldo positivo – em meio a uma pandemia que já nos tirou centenas de milhares de vidas e tem deixado tantas e tantas outras com sequelas ainda pouco conhecidas –, talvez seja este: o de reconhecermos a necessidade de fortalecimento das nossas redes, com um olhar horizontal, interseccional, diverso e inclusivo. O desafio e o fôlego trazidos por essas novas possibilidades, dentro de um cenário tão limitante e assustador, nos trouxe novos contatos, projetos e perspectivas, que, sem dúvida, não existiriam se não fosse a capacidade de articulação em rede e de identificação de pontos em comum, dentro do imenso e rico espectro humano que se encontra também dentro do setor cultural, das artes cênicas e, em particular, no universo das artes cênicas para a infância e juventude.

2021, ainda assim, continua sendo uma incógnita. Quando teremos vacinas para toda a população? Quando os projetos subvencionados pelos recursos do Fundo Nacional de Cultura, via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – aliás, uma conquista fundamental do setor cultural e de parlamentares do campo progressista – já tiverem sido concluídos, haverá programas de fomento para a manutenção do trabalho de milhares de artistas e técnicos, que seguem impedidos de trabalhar presencialmente? Como reagem e se sentem crianças e jovens, longe dos seus espaços de convivência e socialização, em um momento em que o cansaço, devido ao longo período de distanciamento social, é generalizado? Quem seremos nós quando a pandemia tiver chegado ao fim?

Quando o sentido das palavras é esvaziado, subvertido ou desqualificado, como tem sido no nosso contexto nacional, e quando pensamos nos milhões de crianças e jovens que, na melhor das hipóteses, há meses têm aulas por ensino remoto e nenhum acesso às artes vivas, às artes da presença, é um alento ler as mensagens pelo Dia Mundial da presidente da ASSITEJ, Yvette Hardie, e de quatro crianças e jovens convidados pela ASSITEJ a responder por que o teatro é importante. Com suas provocações, elas nos inspiram, nos animam e sinalizam caminhos e desafios para as próximas etapas.

[01] O 20º Congresso Mundial da ASSITEJ, no Japão, acontece, em formato híbrido, presencial e virtual, entre os dias 22 de março e 1º de abril de 2021. Maiores informações no site assitejonline.org.

Cleiton Echeveste é ator, diretor e dramaturgo da Pandorga Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro. Recentemente, foi reeleito presidente do Conselho de Administração do CBTIJ/ASSITEJ Brasil (biênio 2021-2022).

Uma jovem participante da Vivência Teatral da Paideia, Luísa Crobelatti, também foi convidada a partilhar seus pensamentos acerca do Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude.

Link para ler todos os depoimentos na página do CBTIJ (em português): https://cbtij.org.br/55307-2/

Link para ler todos os depoimentos na página da ASSITEJ Internacional (em inglês): http://www.assitej-international.org/en/world-day-of-theatre-for-children-and-young-people-2021/