Dia 05 de abril, sábado, às 09h.
Indicação etária: 12+
Duração: 120 minutos
Entrada gratuita
A justa intenção de ampliar referências artístico-literárias e diversificar as vozes que contam histórias parecem redundar, muitas vezes, em simplificações. Entre elas, a identificação imediata entre a identidade do autor e a obra criada. Nesse sentido, a vontade de reconhecer e valorizar o artista acaba por implicar o apagamento de complexidades e contradições constitutivas do processo de criação. É como se a leitura fosse dispensável e bastasse mirar a fotografia do autor para compreender e qualificar a obra. Em lugar da crítica literária rigorosa, entram em cena juízos de cunho biologizante, que tendem a reduzir a figura do artista a um aglomerado de traços físicos.
Tendo em vista a fragilidade de tais leituras, proporemos um exercício, que se dará em algumas etapas.
Em primeiro lugar, os participantes serão convidados a realizarem a leitura de alguns excertos de algumas obras literárias, sem saber a autoria. A intenção é trazer passagens de um mesmo autor, que ajudem a explicitar as contradições internas à obra. O objetivo é refletir sobre a seguinte questão: existe mais de uma voz dentro de uma única obra?
Após a leitura, antes ainda de revelar a autoria, pretende-se convidar os participantes a ilustrarem, em forma de desenho, o modo como imaginam o autor. Aqui, a intenção é provocá-los a se defrontarem com as próprias representações e refletir, criticamente, sobre as associações entre identidade e ideia.
Ao fim, espera-se que juntos consigamos identificar relações mais complexas entre literatura e sociedade, para além das vinculações apressadas entre as convicções de um autor e o universo apresentado pela obra.
Sou o Leonardo Matos, bacharel em Letras e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Desenvolvi uma pesquisa sobre o romance Angústia, de Graciliano Ramos. Durante minha formação, participei de eventos acadêmicos, fui monitor de disciplina da graduação e fiz estágio supervisionado em docência, aprimorando minhas habilidades de pesquisa, escrita, comunicação e didática. Além disso, sou apaixonado por arte e cultura, tendo integrado grupos de coral e de teatro, dentro e fora da universidade.
Atualmente, atuo como mediador de leitura em um espaço que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Me chamo Pedro Ramona, sou estudante de Letras na USP, e faço parte da vivência de jovens da Cia Paideia de Teatro.