Projeto Perdigoto com Alvaro Machado

Concebido e coordenado por Christine Röhrig, o Projeto Perdigoto convida profissionais do ambiente cultural e acadêmico, brasileiro e internacional para um bate-papo com os artistas da companhia, jovens do Núcleo de Vivência Teatral e o público em geral.

O tema deste encontro é “A vida e obra da atriz e produtora teatral Ruth Escobar do ponto de vista de seu biógrafo Alvaro Machado”

O jornalista, editor e pesquisador na área de teatro Alvaro Machado finaliza, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tese de doutorado sobre o dramaturgo argentino Tulio Carella, que trabalhou no Brasil junto a Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna.

Alvaro organizou a revisão da tradução de Hermilo para “Orgia – Os diários de Tulio Carella, Recife 1960” (Opera Prima, 2011). Em sua trajetória editorial traduziu e prefaciou o clássico da poesia persa “A linguagem dos pássaros”, de Attar (ed. Attar, 1987). Entre 2002 e 2014 organizou e coordenou, nas Edições Cosac Naify, livros de Claudia Andujar, Thomaz Farkas, Abbas Kiarostami, Manoel de Oliveira e Serge Daney, entre outros. Co-assina, com Maria Thais, “Balagan, companhia de teatro” (ed. independente, 2017) e é autor de “Teatro Popular do Sesi – 40 anos” (ed. Sesi, 2004). Entre 1989 e 2017 exerceu crítica de artes nos jornais “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” e nas revistas “Bravo!” e “Carta Capital”. É autor da biografia “[…] metade é verdade – Ruth Escobar” (ed. Sesc, 2020) e de “El Amigo Porteño – García Lorca y Tulio Carella en Buenos Aires” (ed. Urania, 2021), entre outras obras. Desde 2017 é curador de artes cênicas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade (SP). É presidente da Associação Amigos do Teatro Brasileiro de Comédia e do Teatro Brasileiro (AATBC).

Sexta, 24/09, às 11h.
Indicação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos

Transmissão ao vivo pelo canal de YouTube – Cia Paideia de Teatro
Não conseguiu assistir ao vivo? Assista clicando aqui.

“Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura”