O projeto de Residência Artística convida Carlos Simioni para um encontro com a Cia. Paideia, jovens do Núcleo de Vivência Teatral e o público. Com o intuito de fomentar o intercâmbio de experiências artísticas, serão realizadas duas oficinas e um espetáculo/demonstração.
Apesar do difícil momento pelo qual estamos todos passando, ainda é possível a arte do encontro, da troca e da experiência compartilhada. A Cia. Paideia deseja, com a continuidade deste projeto que já dura anos, manter o campo da criação vivo e pulsante.
Segue a programação:
Oficina “Treinamento de Ator – Voz e Ação Vocal”
Para Cia Paideia, jovens do Núcleo de Vivência Teatral e demais interessados.
Dia 25/08, quarta, das 14h as 17h30 e dia 27/08, sexta, das 09h às 12h30.
Vagas limitadas. Inscrições no e-mail: paideiac@gmail.com
*Os inscritos devem participar dos dois dias de oficina
Oficina “Vivência Teatral – Os mestres que inspiraram minha vida”
FECHADA para jovens do Núcleo de Vivência Teatral.
Dia 26/08, quinta, 09h as 12h.
Demonstração “Prisão para a Liberdade” aberta ao público, seguida de debate.
Dia 26/08, quinta, 19h.
*Devido aos protocolos sanitários o número de ingressos por apresentação será reduzido e precisará ser reservado com até 3 dias de antecedência. Faça sua reserva pelo link: https://form.jotform.com/212228139968666
A programação será realizada presencialmente, seguindo os protocolos sanitários.
Toda a programação é gratuita.
Demonstração “Prisão para a Liberdade”
Sinopse
Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas.
Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.
Ficha técnica
Concepção e atuação: Carlos Simioni
Apoio administrativo: Giselle Bastos
Design gráfico e fotos: Arthur Amaral
Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave
Realização: LUME Teatro
Duração: 100min
Faixa etária:14 anos
Oficina “Treinamento de Ator – Voz e Ação Vocal”
Com Carlos Simioni
A oficina trabalha a voz como corpo, desenvolvendo a estrutura física muscular da voz. Entende-se como estrutura corporal para a voz a ativação da musculatura, o controle dos impulsos oriundos do trabalho energético, a construção do corpo dilatado e sua presença cênica e a distribuição da energia para o espaço. A partir desta estrutura fixada, encontra-se a musculatura necessária para descobrir os ressonadores vocais, a vibração da voz, a voz e a dimensão física da voz dilatada de cada ator.
Carlos Simioni é ator-pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.
“Projeto realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.”